Prazeres / Lugares

À procura da sua próxima escapada? 4 sítios para dormir no Gerês

Desde bungalows a autênticas casas de aldeia, a MUST reuniu alguns dos alojamentos no coração do Gerês para aproveitar bem os dias de descanso.

Alojamento do parque de campismo de Entre Ambos-os-Rios
Alojamento do parque de campismo de Entre Ambos-os-Rios Foto: Lima Escape
27 de outubro de 2023 | Miguel Judas

Lima Escape

Alojamento do Lima Escape.
Alojamento do Lima Escape. Foto: Lima Escape

Em termos de localização, poucos locais batem este parque de campismo, situado numa península encravada entre os rios Lima, Froufe e Tamente, rodeada pela imensidão da Serra Amarela. A sensação é a de estarmos numa ilha, rodeados de água por todos os lados, o que dá ainda mais encanto ao acordar nas tendas de glamping, instaladas mesmo em frente ao Lima, numa plataforma sobrelevada de madeira, ou nos originais bungalows, em estilo "casa na árvore". Além da área de Glamping, o parque conta ainda com uma zona para campismo e caravanismo.

Parque de Campismo de Entre Ambos-os-Rios

Lugar de Igreja, Entre Ambos-os-Rios, Ponte da Barca

Tel. 96 241 51 88

www.lima-escape.pt

Casas da Aldeia de Cabril

Produtos de Márcio Azevedo, proprietário de Casas da Aldeia de Cabril.
Produtos de Márcio Azevedo, proprietário de Casas da Aldeia de Cabril. Foto: Casas da Aldeia de Cabril

Pernoitar nestas casas é o que se pode definir como uma verdadeira experiência serrana, não só por as mesmas serem típicas habitações de aldeia, embora recuperadas de modo a proporcionar todo o conforto, mas também porque a zona do Cabril é uma das menos massificadas de todo o parque nacional. São três as casas disponíveis, a da Cascata, um T3 localizado junto à famosa cascata de Pincães, com capacidade até 8 pessoas; E as do Igreja, bem no centro da aldeia de São Lourenço, que na verdade são duas, um T1 e um T2 com lotação máxima para 8 pessoas e podem ser alugadas separadamente. E não se admirem com a mesa posta à chegada, porque o proprietário, Márcio Azevedo, é também produtor de mel, de fruta e de fumeiro e gosta de mimar os hóspedes com o melhor da terra.

Rua da Cascata, 7, Pincães, Cabril, Montalegre

Rua da Portela, 7, São Lourenço, Cabril, Montalegre

Tel. 96 241 51 88

geres-casas-da-aldeia-cabril.pt

Hostel Retiro do Gerês

Alojamento do Hostel Retiro do Gerês.
Alojamento do Hostel Retiro do Gerês. Foto: Hostel Retiro do Gerês

Aberto há cerca de um ano, o primeiro hostel do Parque Nacional representou a concretização de um sonho para o proprietário, Nuno Rebelo, que assim continuou a tradição familiar de bem receber da família, pois o mesmo resultou da recuperação do edifício onde os pais, entre 1982 e 2009, exploraram um pequeno hotel de montanha. Situado no centro da típica aldeia de Fafião, bem próximo de locais como o miradouro, as cascatas ou o Fojo do Lobo, tem capacidade para 28 hóspedes, distribuídos por quatro dormitórios com capacidade para quatro pessoas e quatro suites duplas com casas de banho privativas. Conta ainda com piscina, restaurante, taberna, mercearia e zona comum com cozinha.

Largo da Sobreira do Chão, 1, Fafião, Cabril, Montalegre

Tel. 253 013 821

retirodogeres.pt

Parque Cerdeira

Alojamento do Parque Cerdeira.
Alojamento do Parque Cerdeira. Foto: Parque Cerdeira

A meio caminho entre a típica aldeia de Campo do Gerês e a Mata da Albergaria, este parque de campismo é a base ideal para partir à descoberta de uma das zonas mais belas do Parque Nacional. Além das áreas de campismo e caravanismo mais tradicional, dispõe de uma ampla oferta de alojamento, que inclui bungalows em pedra com cozinha, com capacidade para duas e quatro pessoas, tendas nas árvores e umas simpáticas cabanas de design inovador e atraente, compostas por quarto, casa de banho e alpendre. O parque disponibiliza também diversas atividades na natureza e uma enorme piscina, irresistível nos dias mais quentes.

Rua de Cerdeira, 400, Campo do Gerês, Terras de Bouro

Tel. 253 351 005

parquecerdeira.com

Saiba mais Gerês, Parque Nacional da Peneda-Grês, férias, turismo, Portugal, Fafião, São Lourenço, Aldeia de Cabril, Pincães, Lima
Relacionadas

Sete praias fluviais para ir a banhos no interior

Quem disse que as férias no campo não podem ser também sinónimo de praia? Em rios, ribeiras ou barragens, são inúmeros os locais onde se pode ir a banhos e porque o fim do verão ainda está longe, aqui ficam algumas sugestões de norte a sul.

Um brunch à moda do Porto, com um toque intercontinental

Aos fins de semana, é tempo de relaxar no novo espaço do restaurante Astoria, o Pátio das Cardosas Terrace & Lounge, onde é possível provar clássicos de brunch, como os ovos benedict, mas também sobremesas bem portuenses, como rabanada com calda de vinho do Porto.

Já decidiu onde jantar hoje? Três sugestões na capital

Palácios modernos, drogarias recuperadas e perfumaria de nicho servida às refeições. Tudo num ambiente cosmopolita com cartas desarmantes e DJ’s a animar as noites. Se está por Lisboa a aproveitar o final do verão, estes são os hotspots do momento.

Escapadas de verão?

Tenha sempre à mão os essenciais para quando puder tirar uns dias ao sol. Aqui estão 15 Must para relaxar e divertir.

10 pequenos lugares em Portugal que são verdadeiras pérolas

Se quer uma pausa da vida agitada das grandes metrópoles, aventure-se este verão pelas pequenas cidades e aldeias de Portugal. Da costa algarvia a praias imaculadas e castelos centenários, descubra os 10 melhores lugares para visitar nos dias quentes, referenciados pela Condé Nast Traveler.

El Cosmico. O hotel que será impresso em 3D

O alojamento em Marfa, Texas, dedicado aos viajantes nómadas, prepara uma profunda renovação: casas construídas com recurso à impressão em grande escala, como se de uma fusão com o deserto envolvente se tratasse. Há ainda uma nova piscina e um novo spa.

Casas de Sal: uma vida de luxo na Fuseta

Com o seu toque contemporâneo, inspirado na tradição algarvia e na paisagem envolvente, o projeto oferece 11 casas espaçosas, das quais 7 estão disponíveis para venda. Cada uma destas residências deslumbra com amplas vistas para a Ria Formosa e para o Oceano Atlântico.

Experiências festivas à beira do Douro

Nas margens do rio Douro, o Hotel Six Senses convida a um período festivo verdadeiramente memoráveis. Desde jantares regionais e workshops de savoir-faire, o hotel procura criar lembranças assentes nas tradições portuguesas.

Novo menu chega ao restaurante Drogaria

Numa mesa que honra a tradição, e num bairro tipicamente português, somos convidados a uma noite onde a culinária portuguesa se encontra com a modernidade.

Mais Lidas
Lugares “É um Restaurante”, em Lisboa, tem selo das Nações Unidas

A Associação Crescer vai alargar o espaço de restauração que tem vindo a florescer em Lisboa para a cidade da Amadora. Na capital, a abertura do "É um Restaurante", em 2019, com a ajuda do chef Nuno Bergonse, foi o início de uma ideia que já incluiu propostas como os "É uma mesa", "É uma esplanada", "É uma copa" e, até agora o último, "É um almoço". O diretor executivo, Américo Nave, conta como aconteceu e divulga, em exclusivo, o que aí vem mais.