Prazeres / Lugares

10 pequenos lugares em Portugal que são verdadeiras pérolas

Se quer uma pausa da vida agitada das grandes metrópoles, aventure-se este verão pelas pequenas cidades e aldeias de Portugal. Da costa algarvia a praias imaculadas e castelos centenários, descubra os 10 melhores lugares para visitar nos dias quentes, referenciados pela Condé Nast Traveler.

Foto: @vila_real_santo_antonio
03 de junho de 2022 | Ana Francisca Oliveira

Há muito que Portugal está na mira dos meios de comunicação internacionais, sobretudo ligados a lifestyle e viagens. É o caso da revista americana Condé Nast Traveler, que elegeu 10 pequenas aldeias em Portugal como as mais bonitas.

Belmonte
Para além de ser a cidade do explorador Pedro Álvares Cabral, esta pequena vila em Castelo Branco tem uma forte cultura e herança judaica. Pode visitar o Museu Judaico, o castelo românico do século XIII, a Igreja de São João Tiago, que contém uma pietà de granito e a torre erguida no século I, Torre de Centum Cellas.

Torre Centum Cellas
Torre Centum Cellas Foto: Câmara Municipal de Belmonte

Talasnal
Pertencente às 27 aldeias de xisto no centro de Portugal, com o aglomerado mais famoso na Serra da Lousã, a aldeia de Talasnal tem para oferecer uma incrível experiência gastronómica. De assados com castanhas das montanhas a pastelaria com mel local, as escolhas são uma ode à cozinha tradicional portuguesa.

Aldeia de Talasnal
Aldeia de Talasnal Foto: Aldeias do Xisto

Lindoso
Situada no Parque Nacional da Peneda do Gerês, no concelho de Ponte da Barca, esta aldeia é ideal para os amantes da natureza. Aproveite também para apreciar os inúmeros espigueiros de granito e visitar o castelo medieval.

Monsanto
Esta pequena aldeia pedonal em Castelo Branco foi conquistada por D. Afonso Henriques, primeiro rei português, e já foi cenário da icónica série A Guerra dos Tronos. É possível visitar as ruínas do antigo castelo romano, observar as casas de granito cobertas de musgo e almoçar a típica sopa de favas e coentros.

Aldeia de Monsanto
Aldeia de Monsanto Foto: Aldeias Históricas de Portugal

Alte
Ideal para os fãs de água, a aldeia de Alte em Loulé proporciona uma experiência inesquecível. Com várias nascentes naturais, é possível mergulhar perto das cascatas e fazer um piquenique junto da Fonte Grande.

Aldeia de Alte
Aldeia de Alte Foto: Junta de Freguesia de Alte

Marvão
Situada no distrito de Portalegre, na sub-região do Alto Alentejo, esta aldeia encontra-se a mais de 850 metros de altitude. As típicas casas caiadas de branco olham a fronteira espanhola, e o castelo de 1299 mandado construir por D. Dinis pode ser visitado, bem como os seus jardins.

Vila de Marvão
Vila de Marvão Foto: Município de Marvão

Sortelha
Situada no Sabugal, esta aldeia histórica é rodeada de muralhas. Com um castelo do século XIII, festeja a feira medieval Muralhas com História, uma das mais incríveis feiras medievais em Portugal.

Amarante
Localizada no norte de Portugal, Amarante possui as mais belas mansões do século XVII. Pode visitar a Igreja de São Gonçalo, e apreciar as obras de arte cubista de Amadeo de Sousa-Cardoso, depois de dar uma passeio pelo Rio Tâmega.

Amarante
Amarante Foto: @municipio_de_amarante

Carvalhal
Com uma das mais belas praias de areia branca, Carvalhal pertence à Herdade da Comporta, em Alcácer do Sal. Alugue um cavalo e aprecie o pôr-do-sol nas águas turquesa ou prove ostras frescas com os pés na areia. 

Praia de Carvalhal
Praia de Carvalhal Foto: Câmara Municipal de Grândola

Cacela Velha
Pertencente ao Parque Natural da Ria Formosa, a praia de Cacela Velha encontra-se protegida pelas ruinas do forte do século XVIII. Visite as típicas casas brancas com riscas azuis, e mergulhe nas inúmeras lagoas de água quente.

Praia da Cacela Velha
Praia da Cacela Velha Foto: @vila_real_santo_antonio

Saiba mais Prazeres, Inspiração, Lugares, Portugal, Aldeias
Relacionadas

Um dia de enoturismo (e não só) no Alentejo

De banquinhas de comida a provas de vinho, passando pelas atividades para os mais novos, a Casa Relvas convida a uma visita à Herdade de São Miguel, em Redondo, para uma tarde memorável.

Gastronomia nacional, vinho verde e Arte Sacra. Bem-vindos à Casa da Calçada

São inúmeras as maravilhas por descobrir no centro histórico de Amarante, de experiências fine dining no Largo do Paço, às mãos do chef Tiago Bonito, à magnífica estada, digna de um rei, num palácio do século XVI, na Casa da Calçada. Sem esquecer, claro, o menu de degustação no restaurante Real, no Porto, criado pelo chef Hugo Rocha.

Uma grande surpresa vínica no Alentejo

Famoso pelo seu hotel de cinco estrelas, o São Lourenço do Barrocal quer agora afirmar-se pela produção de vinhos, o que, depois de percebermos melhor a história do lugar, estava mesmo destinado a acontecer.

Mais Lidas
Lugares Faial. Roteiro pelo encanto insular

Fora da época alta, esta ilha açoriana ganha uma outra graça, revelando-se em detalhes que, na voragem turística da primavera e do verão, passam muitas vezes despercebidos.

Lugares Cascavel: uma fusão de culturas e sabores no coração de Lisboa

O novo hotspot da capital lisboeta encanta com a sua atmosfera eclética e menu que mistura influências portuguesas, brasileiras e angolanas. Da arquitetura minimalista ao aroma irresistível da cozinha, cada detalhe convida os visitantes a explorar uma experiência gastronómica autêntica e emocionante.

Lugares “É um Restaurante”, em Lisboa, tem selo das Nações Unidas

A Associação Crescer vai alargar o espaço de restauração que tem vindo a florescer em Lisboa para a cidade da Amadora. Na capital, a abertura do "É um Restaurante", em 2019, com a ajuda do chef Nuno Bergonse, foi o início de uma ideia que já incluiu propostas como os "É uma mesa", "É uma esplanada", "É uma copa" e, até agora o último, "É um almoço". O diretor executivo, Américo Nave, conta como aconteceu e divulga, em exclusivo, o que aí vem mais.