Prazeres / Lugares

El Cosmico. O hotel que será impresso em 3D

O alojamento em Marfa, Texas, dedicado aos viajantes nómadas, prepara uma profunda renovação: casas construídas com recurso à impressão em grande escala, como se de uma fusão com o deserto envolvente se tratasse. Há ainda uma nova piscina e um novo spa.

Foto: Icon
23 de março de 2023 | Ana Filipa Damião

Serão as casas construídas com recurso a impressão 3D o novo standard? Talvez ainda não, mas para lá caminham, pelo menos no Texas. A ICON, empresa de tecnologias avançadas de construção, uniu-se à Bjarke Ingels Group (BIG), empresa de arquitetura, e a Liz Lambert, especialista em hotelaria e criadora do El Cosmico, para renovarem o hotel e acampamento dedicado à experiência nómada.

As novas casas do hotel, algumas com até quatro quartos, destacam-se assim pelas suas formas orgânicas e uma paleta de cores inspirada na paisagem.
As novas casas do hotel, algumas com até quatro quartos, destacam-se assim pelas suas formas orgânicas e uma paleta de cores inspirada na paisagem. Foto: Icon

No El Cosmico, que fica em Marfa, EUA, vive-se a filosofia de que a vida deve ser um equilíbrio perfeito entre a aventura e o ócio, sempre em harmonia com a natureza do deserto envolvente e numa íntima relação com a arte e cultura. Atualmente, o alojamento inclui uma variedade de estruturas, como caravanas, teepees, tendas e até um generoso anexo, e algumas zonas de lazer. Contudo, há espaço para melhorias e expansão.

As renovações no El Cosmico têm data marcada para 2024.
As renovações no El Cosmico têm data marcada para 2024. Foto: Icon

"Há muitos anos que tenho uma visão para a evolução do El Cosmico que inclui várias áreas que acrescentam à experiência tanto para os hóspedes como para os locais - uma piscina, um hammam (banho turco) e mais zonas para oficinas de arte e de construção de competências", explica Liz Lambert em comunicado. Agora, "não só consigo realizar este sonho, como também o conseguimos fazer utilizando esta incrível tecnologia de impressão 3D que conjuga os mais antigos princípios da construção com uma tecnologia futurista que funciona de forma mais rápida, sustentável e eficiente em comparação com a [construção] moderna."

A evolução do El Cosmico inclui várias novas áreas: uma piscina, um hammam (banho turco) e mais zonas para oficinas de arte e de construção de competências.
A evolução do El Cosmico inclui várias novas áreas: uma piscina, um hammam (banho turco) e mais zonas para oficinas de arte e de construção de competências." Foto: Icon

As novas casas do hotel, algumas com até quatro quartos, destacam-se assim pelas suas formas orgânicas, geometrias circulares, com cúpulas, arcos e abóbadas, e uma paleta de cores inspirada na paisagem local. "A nossa colaboração com o El Cosmico e a ICON permitiu-nos explorar várias possibilidades em termos de materiais e linhas (...), sem as limitações de um local convencional", conta por sua vez Bjarke Ingels, fundadora e directora criativa da BIG, em comunicado. As renovações no El Cosmico terão início em 2024.

Saiba mais El Cosmico, Impressão 3D, Hotel, Campismo, Nómadas, Texas, Deserto, Férias
Relacionadas

Immerso. Uma escapadela até ao Oeste

É o primeiro cinco estrelas da Ericeira e faz bem justiça ao nome que escolheu: sentimo-nos completamente imersos na paisagem do Oeste, apenas a 1h da capital.

Mais Lidas
Lugares Faial. Roteiro pelo encanto insular

Fora da época alta, esta ilha açoriana ganha uma outra graça, revelando-se em detalhes que, na voragem turística da primavera e do verão, passam muitas vezes despercebidos.

Lugares Cascavel: uma fusão de culturas e sabores no coração de Lisboa

O novo hotspot da capital lisboeta encanta com a sua atmosfera eclética e menu que mistura influências portuguesas, brasileiras e angolanas. Da arquitetura minimalista ao aroma irresistível da cozinha, cada detalhe convida os visitantes a uma experiência gastronómica autêntica e emocionante.