Os cinco países que podem ser fundamentais para a economia mundial
A Bloomberg fez um estudo e identificou o Vietname, a Polónia, o México, Marrocos e a Indonésia como sendo países conectores (ou desbloqueadores) para unir uma economia mundial fragmentada.

No seu conjunto, estes países registaram uma produção económica de 4 biliões de dólares em 2022 – mais do que a Índia e quase tanto como a Alemanha ou o Japão, avança a Bloomberg. O que têm, então, estes países em comum? Todos eles podem vir a beneficiar de ganhos económicos que podem surgir ao posicionarem-se como novas ligações entre os EUA e a China – ou entre a China, a Europa e outras economias da Ásia.
Em resumo, este possível crescimento económico não agradará (nem servirá) a todos. Os economistas alertam para o facto de que o impacto pode ser negativo para os países pobres, a sofrerem mais do que os ricos. "Para os consumidores e para os bancos centrais, um efeito secundário desagradável será o aumento do preço dos bens – e, consequentemente, uma inflação mais persistente – à medida que a deslocação das cadeias de abastecimento fizer aumentar os custos de produção." Ainda assim, os conectores são a prova de que a conversa sobre o fim da globalização é exagerada, conclui a análise da Bloomberg. Os bens e o capital continuarão a atravessar as fronteiras, e cada vez mais.
À procura da sua próxima escapada? 4 sítios para dormir no Gerês
Desde bungalows a autênticas casas de aldeia, a MUST reuniu alguns dos alojamentos no coração do Gerês para aproveitar bem os dias de descanso.
Esta casa no deserto da Califórnia é quase invisível (e está no mercado por 18 milhões)
Pode passar despercebida a olho nu, mas está apenas camuflada no cenário. O facto de se situar num deserto, a par da piscina interior aquecida e da paisagem, torna a chamada Casa Invisível numa referência arquitetónica.
Um fim de semana no litoral alentejano
O Hotel Sines Sea View fica a 2h de Lisboa e é um business hotel com charme, perfeito para quem procura uma mini escapadela ao sul.
Quais são os cinco melhores países para comprar casa em 2024?
Segundo a revista Forbes, há cinco países onde ainda vale a pena investir - e dois ficam bastante próximos de Portugal.
O gadget que vai mudar a forma como bebe vinho
Chama-se QelviQ e é um refrigerador elétrico que redefine o ritual de beber vinho.
Ligação ferroviária entre Espanha e Marrocos para o Mundial 2030?
Sim, é possível. Os governos espanhol e marroquino estão em conversações para pôr em prática um projeto de 1981, mas que nunca viu a luz do dia: um túnel debaixo do mar, ao estilo do que foi construído no Canal da Mancha, para ligar os dois países.
A marca britânica acaba de transportar o seu inconfundível padrão de excelência para o universo do xadrez. Cada elemento foi pensado para oferecer uma experiência de jogo tão exclusiva quanto os carros que saem de Goodwood — pensada para conquistar, na mesma medida, entusiastas do xadrez e amantes do luxo.
De um baralho de cartas da Bottega Veneta a um par de esquis da Hermès, estas são algumas das criações mais inesperadas que estas marcas de luxo têm para vender.
As vinhas de Barolo, na região de Piemonte, Itália, chegaram ao primeiro lugar em valor por hectare, deixando França e Estados Unidos para trás. A conclusão é do recente estudo sobre riqueza global da consultora imobiliária inglesa Knight Frank.
Este concurso europeu teve início em 2011 e tem como objetivo promover a consciencialização para a preservação do património natural. Este ano, a famosa testemunha arbórea dos amores contrariados de Pedro e Inês fui suplantada apenas por uma faia polaca.