Viver

Basta um minuto de exercício para o corpo reagir, diz estudo

Quem o diz é a ciência e a vida (saudável) de quem não passa sem atividade física. Nem que seja um sprint nas escadas do prédio ou uma corrida à volta do quarteirão.

Foto: Unsplash
28 de março de 2022 | Pureza Fleming

Foram muitos os testemunhos de homens e de mulheres que afirmaram ter ganho peso ao longo do primeiro lockdown provocado pela pandemia da Covid-19, nos idos de março e mais além. Os motivos apontados foram mais ou menos óbvios: o tédio que resulta do tempo passado em casa somado à fome emocional despontada por toda a situação não deu tréguas à balança; o ginásio que encerrou; o personal trainer que, pelas razões óbvias, se encontrava indisponível… Além de todas as desculpas que o ser humano tem a capacidade de inventar quando o tema é pôr o corpo a mexer.

A dependência dos estímulos de terceiros — seja o ginásio, seja o PT que não permite desculpas ou mesmo a rotina — faz com que, muitas vezes, sabotemos o compromisso com a atividade física. Acontece que o exercício não precisa nem de ser exclusivo do ginásio, nem de ter um horário marcado na agenda. Para surtir efeito, é só mesmo preciso que se pratique uma atividade que ponha o corpo em movimento. A minha avó, de 90 anos, todos os dias sai de casa para dar uma volta ao quarteirão. Durante o primeiro lockdown, eu e o meu filho (que moramos num quinto andar sem elevador), fazíamos corridas de subidas e descidas nas escadas do prédio. O importante mesmo é não se parar. E se dúvidas ainda restassem — porque para a maioria das pessoas restam, uma vez que se encontram com as mentalidades "presas" aos ginásios — a ciência vem comprovar que sim, um minuto que seja de atividade física por dia, não sabe o bem que lhe fazia.

De acordo com um estudo efetuado pela Universidade McMaster, no Canadá, um minuto de exercício físico intenso produz o mesmo efeito que 45 minutos de atividade física moderada. A pesquisa, publicada na revista PLoS One, analisou 27 homens sedentários com o objetivo de medir a capacidade aeróbica, a forma de como o organismo controla o açúcar no sangue e o funcionamento dos músculos. Os participantes foram, então, divididos em três grupos. O primeiro grupo não fez nenhuma mudança na sua rotina, que era sedentária. Os voluntários do segundo grupo foram orientados para realizar um treino com aquecimento ao longo 45 minutos. Já o terceiro grupo foi submetido a uma sequência dinâmica de atividade física com picos de intensidade. Primeiro, os participantes foram orientados a fazer um aquecimento de dois minutos na bicicleta ergométrica. Depois, deveriam pedalar com a maior intensidade possível durante 20 segundos. O aquecimento e o exercício de intensidade deveriam ser repetidos três vezes. No final, para se recuperarem, estes reduziriam o ritmo durante três minutos. A sequência total duraria dez minutos, e o esforço físico intenso apenas um.

Os grupos que foram orientados a praticar a atividade deveriam repetir a orientação três vezes por semana. A pesquisa foi realizada durante 12 semanas. Resultado: os dois grupos registaram uma maior qualidade de vida, aumentaram a resistência em 20% e controlaram melhor a reação da insulina no organismo.

"Se uma pessoa for atleta de elite e realizar tanto um treino como o outro, irá potencializar o seu desempenho. Mas se for alguém que, como eu, só quer melhorar a saúde e perder os quilos extras, os resultados mostram que é possível beneficiar-se com até mesmo um único minuto de exercício intenso", avançou Martin Gibala, o responsável pelo estudo.

O cérebro agradece…

Várias pesquisas efetuadas afirmaram que há uma maior produção de neurónios (as nossas células cerebrais) e um aumento das substâncias importantes para a nutrição e no desenvolvimento dessas células em animais submetidos a exercícios regulares.

Pesquisas mostraram ainda que o exercício aumenta a capacidade do cérebro se adaptar e criar novas conexões — a chamada neuroplasticidade. De acordo com estudos efetuados em indivíduos, através da ressonância magnética, as pessoas que se exercitam regularmente produzem uma intensa atividade no hipocampo.

O exercício aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro. O sangue, por sua vez, fornece oxigénio e glicose necessários ao cérebro para a execução de tarefas tais como a atenção e a concentração mental.

A atividade física intensa aumenta ainda a produção e a liberação de neurotransmissores, especificamente dois neurotransmissores comuns - glutamato e ácido gama-aminobutírico, ou GABA. Essas hormonas são produzidas pelos neurónios e atuam nas sinapses, a comunicação entre essas células.

Indiretamente, o exercício melhora o humor e o sono e reduz o stress e a ansiedade. Problemas nestas áreas podem frequentemente causar ou contribuir para o prejuízo cognitivo.

E o sistema imunológico idem

Estudos efetuados pela Universidade de Illinois demonstraram que a atividade física de intensidade moderada aumenta a imunovigilância levada a cabo pelos glóbulos brancos, permitindo que aquelas células circulem mais profundamente nos vasos sanguíneos e, assim, sejam mais capazes de atacar vírus e bactérias quando necessário. A atividade física é especialmente importante para ajudar a lutar contra vírus como o coronavírus e o vírus da gripe.

A Universidade da Carolina do Norte mostrou que quanto mais as pessoas estão em boa forma física, menos propensas ficam a ter infecções de ordem respiratória. E se essas pessoas que se encontram em boa forma física ficarem doentes, estas tendem a ter infeções menos graves e recuperam mais rapidamente.

No entanto, é desaconselhado que se pratique exercício físico em demasia e por períodos muito longos sem descanso entre eles. Se tal suceder e, desse modo, exigir-se demasiado do corpo, o mais provável é que acabe por enfraquecer o sistema imunológico tornando-o ainda mais sujeito a infeções.

Como em tudo na vida o equilíbrio é a palavra chave: nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

Saiba mais saúde, bem-estar, atividade física, exercício físico, treino ciência, estudos, um minuto, cérebro, neuroplasticidade, sistema imunológico, humor, sono, stress, ansiedade, coronavírus
Relacionadas

Esta bicicleta tem carimbo de luxo

A Louis Vuitton aliou-se à Maison Tamboite para criar a bicicleta LV, disponível por mais de 22 mil euros. É caso para se pensar que pedalar nunca teve tanto estilo.

De uma semana a um ano, o que acontece ao seu corpo quando deixa de treinar

Começou com uma semana que depressa se tornou num mês e, quando deu por si, já não treinava há um ano. Pensava mesmo que o seu corpo não ia dar conta? Um especialista explica o que acontece física e mentalmente quando deixamos de nos exercitar regularmente. E avança com soluções para voltar à boa forma.

Correr antes de comer queima mais gordura?

O jejum é uma prática defendida por vários estudos, mas será que correr com o estômago vazio elimina a gordura de forma mais eficaz? Especialistas em desporto respondem.

Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.

Viver Isto Lembra-me Uma História: Os três grandes e o fim da época

Há muitas maneiras de contar o tempo quando as competições de futebol entram na reta final. Há quem conte os segundos até se sagrar efetivamente campeão. Há quem olhe para o calendário e só deseje que os meses passem para que chegue uma nova época. Cada adepto de cada clube tem os seus motivos - mas convém ir olhando para o passado, não como forma de passar o tempo, mas para que se evitem equívocos futuros.