O que se sabe sobre o revolucionário implante cerebral inventado por Elon Musk
No que toca a tecnologias, Elon Musk está sempre um passo à frente. Desde carros elétricos a pôr pessoas a viver em Marte, agora Musk mostra um pouco do seu projeto em desenvolvimento: o Neuralink.

O CEO da Tesla, Elon Musk está a desenvolver um implante cerebral. Como a inteligência artificial está em constante desenvolvimento, Musk acredita na capacidade de fundir o cérebro humano com "o" de um computador, para atingir um novo potencial. Este "chip" está longe de estar pronto, no entanto, o canal de Youtube da empresa Neuralink partilhou um vídeo de progressos no projeto.
O produto é um chip de computador, que é "costurado" ao cérebro para juntar a atividade cerebral a um sistema digital: são colocados uns micro fios em áreas do cérebro que controlam o movimento, e cada fio contém elétrodos que, por sua vez, os liga ao implante. A missão deste consiste em ler a atividade cerebral e comunicá-la. Enquanto isto, profissionais da mesma área imaginam esta tecnologia a ser utilizada para controlar uma prótese, ou para interagir com gadgets, mas Elon pretende "alcançar uma simbiose com a inteligência artificial".
Segundo o website da empresa, o objetivo inicial é que esta tecnologia possa ajudar pessoas com paralesia, fazendo com que estas ganhem independência através do controlo de computadores ou telemóveis.
Apesar da visão de Musk, as opiniões dos profissionais da área diferem. Sid Kouider, antigo neurocientista no CNRS (Centro de Pesquisa Científica Francês) afirma que os implantes cerebrais são complicados por si só e que o projeto da Neuralink requer uma cirurgia altamente invasiva.
Em teoria, esta prática poderia disponibilizar toda uma nova tecnologia para a humanidade e mudar a forma como os humanos interagem com o mundo digital, podendo até ajudar pessoas que sofrem de doenças degenerativas a recuperar memória, e até utilizada para "inserir" conhecimento. No entanto, toda esta realidade é complicada de imaginar e ainda longínqua, se chegar a ser possível – o cérebro pode facilmente rejeitar o chip e pode criar outras complicações.
A empresa norte-americana Neuralink foi fundada em 2016, mas só anunciada ao público em 2017. É sediada em São Francisco e foi fundada por Elon Musk e outros colaboradores.
Esta máquina permite fazer a sua própria cerveja em casa
Se este não é o gadget com que todos os amantes de cerveja sonhavam não sabemos o que será. Chama-se MiniBrew e é uma máquina de cerveja caseira que faz este elíxir em apenas quatro passos.
Apple e Google lançam rastreio de Covid-19 sem necessidade de app
As duas empresas apresentaram uma novidade que é o próximo passo no combate ao novo coronavírus.
As consequências de usar álcool gel (todos os dias) nas mãos
Com uma pandemia mundial, mais do que nunca, valorizamos muito o álcool gel. É algo que começou a andar connosco, quase como o nosso telemóvel. No entanto, o uso excessivo de desinfetante tem algumas consequências negativas.
A missão mais intrigante da NASA até à data
A NASA vai iniciar a construção do seu robô mais recente, o Psyche, que irá explorar um asteroide cuja composição vale mais do que a nossa economia mundial.
SpaceX de Elon Musk lançou 175 satélites em apenas um mês
A empresa de sistemas e serviços aeroespaciais do magnata Elon Musk está a quebrar recordes de velocidade no ramo.
“O futuro está servido”: o gadget que faz o jantar e limpa a cozinha
A afirmação é da Moley Robotics, empresa que criou o equipamento tecnológico mais desejável para o novo ano. Mas prepare-se monetariamente, é que ter um chef de cozinha particular, que por acaso também é um robot, não é para todos.
Ouvir música (mesmo) debaixo de água? Já é possível
Zygo é o novo gadget que queremos ter connosco este verão, só ainda não sabíamos. Estes phones subaquáticos mergulham consigo em qualquer lado.
A marca britânica acaba de transportar o seu inconfundível padrão de excelência para o universo do xadrez. Cada elemento foi pensado para oferecer uma experiência de jogo tão exclusiva quanto os carros que saem de Goodwood — pensada para conquistar, na mesma medida, entusiastas do xadrez e amantes do luxo.
De um baralho de cartas da Bottega Veneta a um par de esquis da Hermès, estas são algumas das criações mais inesperadas que estas marcas de luxo têm para vender.
As vinhas de Barolo, na região de Piemonte, Itália, chegaram ao primeiro lugar em valor por hectare, deixando França e Estados Unidos para trás. A conclusão é do recente estudo sobre riqueza global da consultora imobiliária inglesa Knight Frank.
Este concurso europeu teve início em 2011 e tem como objetivo promover a consciencialização para a preservação do património natural. Este ano, a famosa testemunha arbórea dos amores contrariados de Pedro e Inês fui suplantada apenas por uma faia polaca.