Estilo / Beleza & Bem-Estar

Como evitar dores nas costas durante a corrida

A dor lombar é frequente em pessoas que praticam muito exercício físico. O médico desportista Jordan D. Metzl partilha quatro dicas para prevenir o desconforto nas costas durante e depois a corrida.

Foto: Pexels
22 de abril de 2022 | Andriana Barbos

Apesar de ser uma atividade que pode ser praticada em qualquer lugar, a corrida é considerada um exercício de alto impacto que, sem a devida orientação, pode causar dores ou lesões. A dor lombar é bastante comum e de acordo as explicações do médico americano Jordan D. Metzl ao The Healthy, na maioria dos casos pode ser resolvida se tivermos em conta certas indicações.

A falta de força na zona do abdómen é uma das razões por que sentirmos dor nas costas ao correr. Desta forma, segundo o médico Metzl, ao fortalecer os músculos das costas, abdómen e ancas com outros exercícios, podemos prevenir este desconforto. Além disso, o profissional realça a importância do comprimento do passo para uma corrida saudável. "Um passo longo pode causar dores nas costas", explica o especialista. Opte por passos curtos para prevenir problemas futuros.

Uns músculos bem preparados e aquecidos funcionam melhor e ficam muito menos lesionados. Por isso, independentemente da distância que corre, aqueça antes e alongue depois do treino.

As sapatilhas contam com um grande papel no que diz respeito ao bem-estar das nossas costas, durante a corrida. Se pretende correr longas distâncias, opte por sapatos com um bom amortecimento, mesmo que sejam maiores ou mais pesados, aconselha este médico. Por outro lado, se quiser concentrar-se na velocidade e não na distância, priorize um modelo de sapato mais leve, sem o mesmo grau de amortecimento.

Com estas dicas consegue aperfeiçoar as suas sessões de treino. Contudo, se a dor persistir, a primeira coisa a fazer é consultar um especialista.

Saiba mais Bem-estar, Saúde, Corrida, Dor lombar
Relacionadas

Será este o segredo para um corpo saudável e fit?

HIIT, também conhecido como treino intervalado de alta intensidade, é o desporto ideal para quem tem uma agenda cheia, para quem não gosta de ginásios e até para quem não pratica exercício regularmente.

Mais Lidas