Lisboa no top 5 entre as cidades com maior crescimento no mercado de luxo em 2025
Estocolmo lidera previsões de crescimento no mercado residencial de luxo do próximo ano, à frente de cidades como Mónaco e Londres.

O mercado imobiliário de luxo europeu está prestes a entrar numa nova fase de expansão em 2025. De acordo com o relatório "2025 European Prime Price Forecast", produzido pela consultora Knight Frank, cidades como Estocolmo, Marbella e Madrid lideram o ranking dos mercados residenciais com maior previsão de crescimento nos preços. Lisboa ocupa um destacado quarto lugar, superando locais como Mónaco, Milão e Londres, e reafirmando a sua posição como um destino privilegiado no segmento prime.
Com uma previsão de crescimento de 4,5%, a capital portuguesa sobressai entre as cidades europeias que atraem cada vez mais investidores estrangeiros. Francisco Quintela, sócio fundador da imobiliária Quintela e Penalva, parceira da Knight Frank em Portugal, salienta, em comunicado, que a estabilidade política, o crescimento económico e a qualidade de vida são fatores chave que impulsionam esta procura. A abertura de novas rotas aéreas, especialmente para os Estados Unidos, também tem contribuído para diversificar a base de compradores, com um fluxo crescente de clientes oriundos do Reino Unido, dos Estados Unidos e do Médio Oriente.
Além de Lisboa, também o Porto e as áreas periféricas estão a emergir como zonas atrativas para investimentos. A previsão é de que projetos de requalificação urbana nessas regiões atraiam novos investidores, criando produtos residenciais inovadores que alterem o panorama imobiliário local.
Por outro lado, a liderança de Estocolmo, com uma estimativa de crescimento de 6%, reflete uma recuperação económica após um declínio de 13% nos preços desde junho de 2022. A redução nas taxas de juro pelo Riksbank, o banco central sueco, foi determinante para impulsionar a confiança dos investidores. Esta tendência de recuperação posiciona Estocolmo como um dos mercados mais dinâmicos da Europa.
Logo após Estocolmo, Marbella e Madrid dividem o segundo lugar no ranking, ambas com previsão de crescimento de 5%. Estas cidades ibéricas destacam-se pela combinação de climas soalheiros, escolas internacionais de excelência e oportunidades de trabalho híbrido, que atraem compradores em busca de um estilo de vida de elevada qualidade. Segundo o FMI, as economias do sul da Europa vão superar muitas das economias da zona euro, fortalecendo ainda mais a procura por propriedades residenciais de luxo.
Em quinto lugar no ranking, Mónaco mantém a sua atratividade junto de indivíduos com património líquido ultra elevado (UHNWIs). A oferta limitada de imóveis, combinada com um ambiente de baixa tributação, assegura a resiliência nos preços, mesmo num cenário de crescente pressão fiscal global.
Apesar dos desafios económicos e políticos na Europa, o mercado imobiliário de luxo continua a ser um dos setores mais transparentes e atrativos para investidores globais. A combinação de alta qualidade de vida, acesso a escolas de classe mundial e uma forte infraestrutura de transportes promete manter o continente no radar dos grandes investidores em 2025. Lisboa, em particular, surge como um dos destinos mais promissores, confirmando o seu lugar no topo dos mercados residenciais de luxo.
2025 está a chegar: festas de Ano Novo para todos os gostos e feitios
De norte a sul do país, ilhas incluídas, há uma panóplia de opções estimulantes ou tranquilas, no campo ou na cidade, no mar ou na montanha, para a longa noite de passagem de ano. As propostas à escolha do freguês.
Dia de Reis em Marvila com música, cerveja artesanal, gastronomia e solidariedade
No dia 11 de janeiro, "Ouro Incenso e Birra" regressa com a diversidade que já o tornou referência, espalhando-se por vários espaços emblemáticos de Marvila, como a Musa de Marvila, a Dois Corvos e a Fermentage.
Seis refúgios de luxo que abrirão as portas no primeiro trimestre de 2025
De Nicósia a Gstaad, passando por Singapura e Jeddah, estes novos destinos captam o espírito dos seus locais e oferecem experiências tão exclusivas quanto memoráveis. São espaços que ultrapassam o conceito de alojamento, transportando os hóspedes para universos de requinte e descoberta.
Turismo. Previsões apontam 33 milhões de hóspedes em Portugal em 2025
Um painel de especialistas do Turismo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo considera que o turismo nacional vai ter uma evolução positiva este ano, com proveitos globais "entre os 5,6 e 6,5 mil milhões de euros".
A marca britânica acaba de transportar o seu inconfundível padrão de excelência para o universo do xadrez. Cada elemento foi pensado para oferecer uma experiência de jogo tão exclusiva quanto os carros que saem de Goodwood — pensada para conquistar, na mesma medida, entusiastas do xadrez e amantes do luxo.
De um baralho de cartas da Bottega Veneta a um par de esquis da Hermès, estas são algumas das criações mais inesperadas que estas marcas de luxo têm para vender.
As vinhas de Barolo, na região de Piemonte, Itália, chegaram ao primeiro lugar em valor por hectare, deixando França e Estados Unidos para trás. A conclusão é do recente estudo sobre riqueza global da consultora imobiliária inglesa Knight Frank.
Este concurso europeu teve início em 2011 e tem como objetivo promover a consciencialização para a preservação do património natural. Este ano, a famosa testemunha arbórea dos amores contrariados de Pedro e Inês fui suplantada apenas por uma faia polaca.