Estilo / Beleza & Bem-Estar

A técnica que promete eliminar o stress apenas com a respiração

Desde a redução do stress à prevenção de rugas e olheiras, a técnica da respiração consciente promete ser o segredo para um bem-estar físico e mental.

Foto: Pexels
20 de outubro de 2023 | Ana Filipa Damião

Sabia que a maior parte das pessoas respira de forma errada? Inspirar e expirar depressa é exatamente o que não se deve fazer. "Devemos respirar através dos músculos intercostais e do diafragma, não pelo peito e ombros", explica Rachel Rose, especialista em terapia holística na SHA Wellness Clinic, em Espanha, em entrevista à GQ espanhola.

"Uma respiração consciente e equilibrada, na qual a expiração é um pouco mais longa que a inspiração, baixa tanto as ondas cerebrais como o ritmo cardíaco", continuou.

Respirar é uma das funções básicas do ser humano, sendo responsável pela oxigenação das células e pela eliminação de dióxido de carbono. Mas mais do que isso, é uma forma de meditação e de melhorarmos diversos aspetos da nossa vida.

Segundo a revista GQ espanhola, aplicar a técnica da respiração consciente durante dez minutos por dia traz inúmeros benefícios, tanto físicos como mentais.

Ajuda a controlar o stress e reduz a fadiga e a tensão, inimigos de uma pele saudável. Contribui também para o fortalecimento dos músculos da garganta, o que impede a pele do pescoço de ficar flácida prematuramente.

Além das vantagens físicas, é um bom aliado para o aumento da concentração e de um sono mais descansado. Quando se dorme mal, o corpo é incapaz de fazer o seu processo de renovação noturno eficazmente, o que leva a acordarmos com a cara inchada, olheiras e rugas realçadas.

Rachel Rose alerta também que não se deve respirar pela boca, pois "a posição do maxilar inferior move-se para a frente, criando uma expressão de tristeza que nos faz parecer mais velhos".

A especialista recomenda ainda a técnica '4-4-2', onde se inspira durante quatro segundos, seguido por mais quatro segundos de expiração e uma pausa de dois segundos entre respirações.

Saiba mais respiração consciente, terapia holística, bem-estar, saúde mental, saúde física, ciência, stresse, pele saudável, GQ
Relacionadas

Será a respiração o melhor método para ajudar a combater a ansiedade?

Segundo o Relatório Mundial de Saúde Mental em 2022, divulgado pela OMS, a ansiedade e a depressão sofreram um aumento de 25%. No primeiro ano de pandemia, 76 milhões de pessoas tiveram ansiedade. Será que respirar melhor pode ajudar a atenuar os sintomas? Fomos perguntar a uma especialista.

Óleo de alecrim, a salvação para a queda de cabelo?

Este elixir tem surgido como um remédio improvável para o crescimento do cabelo. No TikTok, encontrará um clube de fãs do óleo a proclamar os seus poderes: faz crescer as pontas, engrossa o cabelo e alonga as madeixas.

Mais Lidas