A técnica que promete eliminar o stress apenas com a respiração
Desde a redução do stress à prevenção de rugas e olheiras, a técnica da respiração consciente promete ser o segredo para um bem-estar físico e mental.
Sabia que a maior parte das pessoas respira de forma errada? Inspirar e expirar depressa é exatamente o que não se deve fazer. "Devemos respirar através dos músculos intercostais e do diafragma, não pelo peito e ombros", explica Rachel Rose, especialista em terapia holística na SHA Wellness Clinic, em Espanha, em entrevista à GQ espanhola.
"Uma respiração consciente e equilibrada, na qual a expiração é um pouco mais longa que a inspiração, baixa tanto as ondas cerebrais como o ritmo cardíaco", continuou.
Respirar é uma das funções básicas do ser humano, sendo responsável pela oxigenação das células e pela eliminação de dióxido de carbono. Mas mais do que isso, é uma forma de meditação e de melhorarmos diversos aspetos da nossa vida.
Segundo a revista GQ espanhola, aplicar a técnica da respiração consciente durante dez minutos por dia traz inúmeros benefícios, tanto físicos como mentais.
Ajuda a controlar o stress e reduz a fadiga e a tensão, inimigos de uma pele saudável. Contribui também para o fortalecimento dos músculos da garganta, o que impede a pele do pescoço de ficar flácida prematuramente.
Além das vantagens físicas, é um bom aliado para o aumento da concentração e de um sono mais descansado. Quando se dorme mal, o corpo é incapaz de fazer o seu processo de renovação noturno eficazmente, o que leva a acordarmos com a cara inchada, olheiras e rugas realçadas.
Rachel Rose alerta também que não se deve respirar pela boca, pois "a posição do maxilar inferior move-se para a frente, criando uma expressão de tristeza que nos faz parecer mais velhos".
A especialista recomenda ainda a técnica '4-4-2', onde se inspira durante quatro segundos, seguido por mais quatro segundos de expiração e uma pausa de dois segundos entre respirações.
Os hábitos de sono dos líderes mundiais (acordar às 4h30 faz parte da lista)
O que têm em comum Winston Churchill, Barack Obama e Tom Ford? Para além de liderarem governos e empresas, todos dormiam pouquíssimo. Será que as escassas horas de sono estão ligadas ao sucesso?
A rotina e a dieta de Luís Figo para ter abdominais aos 48 anos
O ex-jogador de futebol segue um plano alimentar para desportistas e pratica pelo menos quatro modalidades regularmente, entre elas o surf.
O esgotamento altera o cérebro, afirmam especialistas
Se experienciar falta de energia, um declínio no sentido de pertença e uma diminuição da auto-estima, pode estar à beira de um burnout.
Chuveiros de vitamina C, saunas de infravermelhos e jardins medicinais. Assim são as novas casas de luxo
Interiores que estimulam a produtividade, assistência na alimentação saudável e otimização do sono estão entre os pedidos que são agora feitos aos principais designers de interiores. Por Caroline Roux
Como os líderes de sucesso gerem as suas emoções
A inteligência emocional é o primeiro passo para o sucesso, os melhores lideres sabem como definir as prioridades sentimentais a favor do bom negócio, com base em três simples passos.
Basta um minuto de exercício para o corpo reagir, diz estudo
Quem o diz é a ciência e a vida (saudável) de quem não passa sem atividade física. Nem que seja um sprint nas escadas do prédio ou uma corrida à volta do quarteirão.
Esta dica militar vai ajudá-lo a adormecer em 2 minutos
Precisa de uma solução para deixar de passar noites em branco? Sim, existe mesmo.
Há provas de que o exercício físico pode tratar a depressão
Treinar regularmente é benéfico para a saúde física e mental: um novo estudo revela que o exercício físico funciona como antidepressivos nos adultos.
Está em forma? Cinco exercícios para testar a sua condição física
A maioria das pessoas treina para ficar com bom aspeto, mas também é preciso sentir os efeitos do ginásio na saúde.
Príncipe Harry revela as suas práticas para evitar o burnout: “O treino mental é o segredo”
O duque de Sussex e a tenista Serena Williams, amigos de longa data, participaram numa sessão online onde partilharam as suas dicas de autocuidado e saúde mental.
Stress. Como o sintoma do século XXI altera a aparência
Para além de surgir de várias maneiras e de colocar o corpo em constante alerta, o stress altera, e muito, a aparência. Pele baça e cabelos brancos são alguns dos sinais a que deve estar atento.
Será a respiração o melhor método para ajudar a combater a ansiedade?
Segundo o Relatório Mundial de Saúde Mental em 2022, divulgado pela OMS, a ansiedade e a depressão sofreram um aumento de 25%. No primeiro ano de pandemia, 76 milhões de pessoas tiveram ansiedade. Será que respirar melhor pode ajudar a atenuar os sintomas? Fomos perguntar a uma especialista.
Óleo de alecrim, a salvação para a queda de cabelo?
Este elixir tem surgido como um remédio improvável para o crescimento do cabelo. No TikTok, encontrará um clube de fãs do óleo a proclamar os seus poderes: faz crescer as pontas, engrossa o cabelo e alonga as madeixas.
Aquilo que ingerimos precisamente antes de uma ida ao ginásio ou de uma aula outdoor pode ser decisivo para a prestação conseguida.
Seja um principiante ou veterano no mundo das maratonas, saiba que snacks ricos em hidratos de carbono complexos serão sempre essenciais para o bom desempenho do organismo.
É possível aumentar os seus níveis de atividade física diária sem se aperceber, mesmo que não tenha tempo de ir ao ginásio, segundo os especialistas em desporto.
Um grupo de cientistas analisou quase nove mil praticantes de desporto e descobriu que há uma mão cheia de modalidades que prolongam a vida do ser humano. Adivinha quais são?