Estilo / Beleza & Bem-Estar

Sofre de cãibras enquanto dorme? Há uma forma de acabar com isso

Na maioria dos casos, a contração involuntária dos músculos não é motivo de preocupação. Além de ser um fenómeno comum, pode ser facilmente evitado com a adoção de alguns hábitos diários. Explicamos quais.

Foto: Pexels
24 de maio de 2022 | Ana Filipa Damião

Já alguma vez acordou com cãibras nas pernas enquanto sonhava com férias num país tropical? Embora não possamos fazer nada quanto às suas férias paradísiacas, podemos ajudá-lo a aliviar as dores musculares. Quando estamos a descansar, é normal que os músculo não relaxem totalmente e que contraiam à medida que nos movemos na cama, ficando contraídos, e causando a tal dor. Isto acontece porque, em grande parte dos casos, o músculo não volta logo ao estado de relaxamento depois de um dia de esforço, conforme explicou Philippe Beaulieu, especialista em medicina do sono, à revista Madame Figaro.

Para evitar as cãibras noturnas, ou em qualquer hora do dia, é essencial que aqueça antes de fazer exercício físico, seguido por um curto alongamento. A alimentação também tem um papel essencial, visto que uma hidrataçãonutrição adequadas promovem o bom funcionamento muscular. "Se os músculos não estiverem suficientemente hidratados, tornam-se secos e tensos", aumentando a probabilidade de cãibras, afirmou Laurence Plumey, nutricionista, à mesma publicação. Naturalmente, a solução passa por beber pelo menos 1 litro e meio de líquidos por dia, o equivalente a oito copos de água. Para assegurar a máxima retenção nutricional, é ainda essencial o consumo de produtos láteos (cálcio), fruta (potássio), leguminosas (magnésio) e de ter atenção aos níveis de ferro no sangue. 

O que fazer quando a dor ataca? Aplique calor na área, massage e estique as pernas, pois isto vai contribuir para que o músculo relaxe. Não obstante, as cãibras podem ter uma causa médica, como distúrbios do sono, diabetes, má circulação e toma de certos medicamentos. Se estiver a experienciar cãibras regularmente é aconselhável consultar um especialista.

 

Saiba mais Bem-estar, Saúde, Cãibras
Relacionadas
Mais Lidas