Abdominais perfeitos? Esqueça as pranchas do costume e faça isto
Aperfeiçoe o seu treino de abdominais para atingir o perfeito “six pack”, segundo os truques de dois especialistas no assunto.
A prancha está entre os movimentos mais comuns em qualquer treino abdominal. Este exercício é importante para a compressão do grupo muscular em questão, no entanto, não permite atingir qualquer força real. Ebenezer Samuel, diretor de fitness da edição norte-americana da revista Men´s Health, e David Otey, membro do conselho consultivo da mesma, oferecem dicas para um melhor treino de abdominais.
O problema que a maioria das pessoas tem com a prancha é a falta de progressão. Sabemos que o caminho para o crescimento muscular é a sobrecarga progressiva, mas o que acontece aqui é o oposto dessa regra. Ou seja, para aumentarmos a intensidade, aumentamos o tempo que ficamos na dita posição. Contudo, isso não é eficaz, pois acabamos até por perder os benefícios pretendidos. "Se quiser um six pack, há um melhor caminho", afirma Samuel.
View this post on Instagram
Ao realizar o exercício durante muito tempo, "o corpo começa a entrar em padrões compensatórios", declara Otey. Uma vez que deixa de apertar os músculos abdominais, perde os benefícios de que usufruía e passa então a concentrar a força nos membros inferiores, "principalmente na anca, para permitir que aguente a posição durante um longo período de tempo", continua.
Os especialistas em fitness recomendam uma nova abordagem: opte por conjuntos de três a quatro repetições, sem exceder os 40 segundos, e com 20 a 30 segundos de pausa entre cada set. Aconselham a prancha com toque no ombro dado que adiciona rotação ao tronco à medida que melhora a estabilidade. Pode também optar por posicionar as mãos mais acima da cabeça, o que aumenta o desafio. Em alternativa, Otey partilha o que diz ser o seu treino de abdómen favorito, o Ab Rollout. Para esta variação, apenas necessita de uma roda de abdominais.
Dicas para fazer exercício sem realmente fazer exercício? Sim, existem
É possível aumentar os seus níveis de atividade física diária sem se aperceber, mesmo que não tenha tempo de ir ao ginásio, segundo os especialistas em desporto.
Basta um minuto de exercício para o corpo reagir, diz estudo
Quem o diz é a ciência e a vida (saudável) de quem não passa sem atividade física. Nem que seja um sprint nas escadas do prédio ou uma corrida à volta do quarteirão.
Uma vida sexual ativa influência o crescimento muscular? Especialistas esclarecem
O treinador e fundador da marca Athlean-X, Jeff Cavaliere, aborda o impacto do sexo nos resultados físicos de ginásio.
Exercício de três segundos é o segredo para ganhar força nos bíceps, diz a ciência
É simples mas eficaz. Segundo os dados de um estudo japonês, os voluntários conseguiram aumentar a sua força neste músculo até 12%.
Conseguiria fazer este treino de pernas de Dwayne Johnson, o The Rock?
O ator partilhou um dos mais difíceis exercícios de pernas que inclui na sua rotina diária. Arriscamos a dizer que apenas os mais experientes adeptos de fitness conseguirão completar este extremo desafio.
Este exercício diário dura apenas 5 minutos e pode ser feito sem equipamento
É fã de exercício físico, mas não tem tempo para ir ao ginásio? Esta parece ser a melhor solução, para começar a testar já no próximo treino.
Levar 40 socos no estômago: o novo segredo do fitness?
Jake Gyllenhaal, protagonista do reboot do filme Road House, publicou um vídeo no Instagram onde mostrava como se preparou, fisicamente, para desempenhar o papel. A rotina incluía levar murros na zona abdominal. Será que a selvajaria tem benefícios? Fomos descobrir.
Acordar sem café? Yes, you can!
Se deixar de beber café faz parte das resoluções de 2022, espreite as nossas sugestões de substitutos.
Sente cansaço, falta de motivação e mau humor durante o dia? A fórmula para mudar estes sentimentos pode estar na sua rotina matinal, como explica este médico especialista.
Dormir ou não dormir, beber café ou água, viver a que horas? Reunimos as melhores sugestões para combater o desregulamento que acontece após uma mudança de fuso horário.
Se a praticar ao longo de cinco meses, esta rotina de exercícios com base no método Tabata promete secar a zona abdominal e defini-la.
Precisa de uma solução para deixar de passar noites em branco? Sim, existe mesmo.