Estilo

De uma semana a um ano, o que acontece ao seu corpo quando deixa de treinar

Começou com uma semana que depressa se tornou num mês e, quando deu por si, já não treinava há um ano. Pensava mesmo que o seu corpo não ia dar conta? Um especialista explica o que acontece física e mentalmente quando deixamos de nos exercitar regularmente. E avança com soluções para voltar à boa forma.

John Travolta no filme "Perfeição" (1985)
John Travolta no filme "Perfeição" (1985) Foto: IMDb
30 de dezembro de 2021 | Must

Talvez a expressão "desculpa" no título tenha sido demasiado pesada. Mas que melhor forma de o captar para esta leitura do que com uma ligeira provocação? A verdade é que compreendemos bem a situação

Não é todos os dias que que se tem uma pandemia a devorar o mundo como o conhecemos e a alterar todos os nossos planos mais consistentes. No caso do exercício físico, até mesmo para aqueles que o têm como prioridade na sua vida – e para quem, aliás, este texto foi pensado as dificuldades foram mais que muitas. Os ginásios e clubes desportivos garantem cumprir todas as normas sanitárias, mas nada está igual. Há um sentimento geral de desconfiança, promulgado pelo medo eminente de um contágio desnecessário. "Será mesmo seguro?", pensa, enquanto mantém a fidelização em stand-by.

A todas estas contrariedades da vida, juntam-se os inconvenientes típicos da época, que só atrapalham a vontade de treinar: está frio, está de chuva, é Natal, é a época das gripes (nunca esta última fez tanto sentido). E, num ápice, passou mais um ano. 

Para nos acompanhar nesta reflexão, mas com substrato de ciência associado, perguntamos a Nuno Mendes, personal trainer e CEO da empresa New Me, para pensar este tema connosco. Afinal, não nos esqueçamos da questão primordial deste texto. 

Impacto(s) no corpo

"O exercício físico deverá ser visto como um remédio preventivo, e o facto de pararmos com o treino ou não treinarmos de todo terá grandes repercussões no nosso corpo, fisicamente e psicologicamente", avança desenvolver Nuno Mendes, sem rodeios.

"Fisicamente iremos perder massa muscular, uma vez que esta não é estimulada, nem trabalhada". Com a diminuição da massa muscular ficamos com menos suporte no nosso esqueleto, o que aumentará o stress sobre os ossos, articulações e ligamentos. Assim, aumenta também a probabilidade do risco de lesão.

E continua, falando-nos do aumento de peso e do volume corporal, como um dos efeitos mais visíveis de deixar de treinar. "Com o aumento de peso vêm também outras consequências como a maior propensão para o aumento da pressão arterial, bem como um risco maior para a diabetes, sem esquecer o aumento das doenças coronárias, patologias ósseas ou articulares".

psicologicamente e segundo o personal trainer, é possível identificar rapidamente um aumento dos níveis de stress e consequentemente uma diminuição da qualidade do nosso sono: "explicada por uma redução hormonal de serotonina e dopamina"

São, pois, as chamadas "hormonas da alegria, da felicidade, da boa disposição", a serotonina e a dopamina, que nos mantêm alerta e bem-dispostos durante o dia. São a nossa fonte de energia. "A falta delas aumenta não só os níveis stress e de níveis de cortisol, como são a porta aberta para doenças do foro psicológico como a depressão.

Efeito catadupa

Durante a conversa com Nuno Mendes, tornou-se, igualmente, pertinente perceber em que altura é que o corpo começa a acusar as consequências da nossa decisão. Certamente uma interrupção de um mês não será igual a uma de um ano inteiro. Será assim mesmo? Neste sentido, quais os efeitos de parar de treinar:

Uma semana. "São praticamente inexistentes, apenas o facto de não se sentir a falta da rotina de treino para quem tem este estímulo diário".

Um mês. "Nesta fase, já existem evidências da diminuição da alguma massa muscular. Começam a acontecer adaptações fisiológicas que vão desencadear uma alteração hormonal e deixar o nosso corpo mais "preguiçoso", podendo assim ocorrer uma alteração do peso".

Um ano. "Aqui o nosso corpo já entrou num chamado modo de sobrevivência. Perdeu massa muscular, mobilidade, existe maior agressividade nas estruturas ósseas. Ocorrem adaptações físicas que aumentam o risco de lesões, e o nosso corpo está menos preparado para as tarefas diárias. O nosso metabolismo fica mais lento, uma vez que não necessita de um dispêndio energético tão elevado. Existem também mudanças do estado de humor e alterações hormonais".

"O bom filho à casa torna"

Agora que já percebeu as consequências físicas, psicológicas e até hormonais de parar de treinar regularmente e também já sabe o que acontece ao fim de pouco, algum ou muito tempo sem exercitar o corpo, é hora para começar a planear o seu regresso.

Nesta altura, faz todo o sentido que lhe ocorram algumas questões. A tarefa de retomar os treinos, por mais apelativa que se torne  — estamos no final do ano e que época melhor para resoluções transformadoras da vida quotidiana do que esta?  — não se antevê como a mais fácil. Esperam-se alguns obstáculos. Faz parte.

"A dificuldade em regressar dependerá essencialmente de quê? Do nível onde nos encontrávamos? Do tipo de atividade praticada? Da idade?". 

"A adversidade dependerá essencialmente de dois fatores: do nível de atividade física/ condição física que tínhamos antes de parar e da força psicologia para ultrapassar as dificuldades iniciais no regresso", revela, destacando a importância de "saber lidar e compreender que o nível do treino nesta fase será muito mais baixo daquele que tínhamos numa fase ativa".

Como que lendo a nossa face de desalento inicial, oferece-nos, quase sem pensar muito, algumas sugestões de como podemos retomar em bom. Esta é a fase em que pode apontar ou fazer um screenshot.

Para o técnico de exercício físico, é essencial que procure a ajuda de um profissional pois "é esse o caminho mais seguro para o nosso corpo". A par com esta decisão, convém que encontre uma atividade que lhe dê prazer. "Fará com que tenha mais motivação e consequentemente irá esforçar-se mais para cumprir as metas propostas". Até porque a ideia é que treine num local a caminho de casa ou do trabalho "onde não terá de se desviar das rotinas e estará a diminuir a probabilidade falhar". Por fim, coloque o treino na agenda, da mesma forma que o faz para uma reunião ou consulta.

Com ou sem pandemia

A verdade é que a covid-19 veio transformar por completo a relação das pessoas com a atividade física. "Desde meados do mês de março que o paradigma do exercício físico e do fitness em Portugal mudou radicalmente", explica Nuno.

A popularidade dos LIVES em diretos ou das aulas online pelo Zoom, colocaram o exercício na agenda de muitas pessoas, tornando uma parte da população, pelo menos numa fase inicial, muito mais ativa. Para muitos, esta dinâmica foi o caminho. E também pode vir a ser para si, não obstante de até agora não ter sido o seu caso.

Com ou sem pandemia, saiba como manter a motivação para treinar este 2021 com a regularidade que a sua saúde pede. Tal como fez até aqui. Despedimo-nos de Nuno Mendes porque tem mesmo de ser ou ficaríamos mais algum tempo a aprender sempre mais e mais. Deixa-nos os seus últimos insights sobre o assunto.

"O treino a longo prazo é, pois, algo que acontece a partir do momento que somos regulares nessa atividade. Devemos criar objetivos reais e mensuráveis para que possamos medi-los com alguma regularidade.", conclui, alertando para o facto de que "devemos também alterar os estímulos, como cargas, intensidade, movimentos para que se criem novas adaptações e depois deixar o nosso corpo fora da zona de conforto". Por fim, algo que até já sabe, mas que de vez em quando se esquece: o cuidado com a alimentação, " fonte de combustível para um corpo enérgico e saudável". E é tudo, por agora.
Saiba mais atualidade, pandemia, exercício físico, treinar, consistência, saúde, personal trainer, alimentação equilibrada
Relacionadas

Ideias para transformar o sexo em exercício físico

Laird Hamilton e Gabrielle Reece, considerados pelo The Times como o casal mais em forma, incluem no seu treino XPT, o famoso programa de fitness que criaram, a prática de sexo de dois em dois dias. Mas o que se descobriu é que praticar o dito sexo, mas na versão rápida, espontânea e de preferência em locais inesperados, faz muito mais efeito.

Guia de fitness para 2021

Não deixe para o ano que vem os objetivos que pode começar a cumprir agora. Sem pressas e sem desespero, comece hoje a trabalhar nas suas metas.

Mais Lidas
Estilo O que acontece ao corpo quando deixamos de beber álcool

A abstenção de bebidas alcóolicas não é sentida da mesma maneira por toda a gente, pois irá depender do consumo regular de cada indivíduo. Mas para quem bebeu mais do que devia nos últimos tempos, saiba que o Dry January tem de facto efeitos muito positivos no organismo, da regeneração do fígado à capacidade de concentração.

Homem do mês O estilo de Héctor Bellerín

O jogador do Arsenal é ativista, empresário e presença regular em galerias de arte e desfiles de moda. Vegan desde 2017, prometeu plantar três mil árvores na Amazónia por cada vitória,