Estilo / Beleza & Bem-Estar

É possível parecer mais alto? Com este método

As inúmeras horas passadas a trabalhar ou a conduzir podem danificar a coluna e arquear a mesma. Descubra como reduzir este efeito e ganhar uns centímetros em altura.

Foto: Pexels
16 de junho de 2022 | Ana Francisca Oliveira

Quando falamos em curvatura da coluna a primeira imagem que nos vem à cabeça é a do Corcunda de Notre Dame. Será? A boa notícia é que conduzir, trabalhar longas horas e estar muito tempo ao telemóvel não causam um arqueamento tão extremo. A má notícia? Ainda que leve, a cifose, a leve curvatura para a frente da coluna, pode ser extremamente dolorosa e desagradável. De acordo com o personal trainer e fisioterapeuta Juan Ruiz López à revista GQ Espanha, "todos os movimentos de avanço do tronco podem ser realizados sem qualquer problema, mas os movimentos de extensão, para trazer o tronco para trás, serão limitados e possivelmente causarão dor ou desconforto. Podemos ver isto muito simplesmente com um teste de flexão e extensão do tronco". 

Foto: Pexels

Para além de causar insegurança, esta curvatura pode levar a patologias respiratórias e fraturas ou à degeneração dos discos intervertebrais. Juan Ruiz López afirma que é necessário o triplo do tempo para reverter a cifose do que foi necessário a formá-la, e que casos extremos devem ser seguidos por um médico especialista. Para evitar uma coluna curvada, o fisioterapeuta aconselha a não estar mais de 60 minutos sentado, a elevar os pés quando se trabalha num computador, e ajustar o ecrã deste ao nível dos olhos. 

Trocar uma cadeira de escritório por uma bola de exercício é outra dica de Juan Ruiz López, que afirma: "na minha opinião, esta mudança também deve ser realizada progressivamente, uma vez que passar de trabalhar numa posição completamente estável para adotar postura em constante mudança pode levar a outros tipos de desconforto". Reforçar a musculatura que envolve a coluna é outro conselho que ajuda a evitar a formação da cifose. 

Foto: Pexels

Confira os seguintes exercícios do treinador, que não só ajudam na prevenção da coluna curvada, como podem ajudar a revertê-la em casos ligeiros. Têm uma intensidade reduzida, e podem ser realizados diariamente. 

Saiba mais Beleza, Educação, Bem-estar, Postura, Coluna
Relacionadas

Assim se transforma o corpo depois de deixar de fumar

Para além de ser um peso na sua carteira e uma melhoria da aparência, fumar é extremamente prejudicial à sua saúde e de quem o rodeia. Descubra os efeitos positivos no seu corpo depois de deixar os cigarros para trás.

Como evitar dores nas costas durante a corrida

A dor lombar é frequente em pessoas que praticam muito exercício físico. O médico desportista Jordan D. Metzl partilha quatro dicas para prevenir o desconforto nas costas durante e depois a corrida.

Ande a pé e torne-se mais criativo

Já se sabe de cor a regra dos dez mil passos. Sabe-se que andar a pé acelera o metabolismo, que faz bem ao coração e que ainda aumenta a longevidade. Porém, ninguém se lembra das maravilhas que uma caminhada pode fazer à criatividade — ou à falta dela. Sente-se bloqueado? Leve o seu cérebro a passear.

Mais Lidas