Viver

Guia para tonificar o corpo (com alguns atalhos)

Numa altura em que estamos a passar mais tempo em casa, reunimos algumas dicas para tonificar o corpo de forma fácil e sem ter de passar muitas horas no ginásio.

Foto: Unsplash
17 de julho de 2020 | Vitória Amaral

Saber como ganhar massa muscular e conseguir um corpo tonificado que dure é uma das questões mais frequentes para quem pratica exercício físico. Depois da paragem temporária dos ginásios imposta pela pandemia, é normal que tenha descurado algumas das suas rotinas anteriores, mas não desista. Encontrámos algumas soluções para que possa alcançar o corpo que deseja de forma mais prática e duradoura: 

Mantenha uma dieta simples e equilibrada

Evite saltar refeições e substitua, por exemplo, os hidratos de carbono ricos em amido (como o pão, massa, batata) por mais fruta, vegetais e cereais integrais, certificando-se de que consome gorduras saudáveis presentes nas sementes, frutos secos ou abacate. Dar este passo ajudá-lo-á a conseguir ter as calorias necessárias para ganhar músculo e perder gordura.

Não descure a proteína

Quando se tenta perder peso rapidamente, o corpo pode também perder massa muscular, o que vai afetar a tonificação. Muitos especialistas recomendam o consumo da proteína leucina (de origem animal), presente nos laticínios ou ovos, para resultados mais consistentes.

Mantenha-se hidratado

Os músculos são compostos por entre 70 a 80% de água, sendo imperativo que se mantenha hidratado de forma a promover a formação de tecido muscular. Tente ter uma garrafa de água sempre por perto e coma fruta rica em água como a melancia ou a laranja.

Treine com intervalos 

Especialmente se prefere fazer cardio, o mais indicado será fazer intervalos entre os exercícios, de modo a perder gordura sem sacrificar os seus músculos. Pode fazer um sprint durante um minuto e correr mais devagar durante outros dois (deve fazer isto durante 30 minutos, três vezes por semana). Também é recomendável fazer pilates, alternando os exercícios para criar este efeito de intervalo. Opte também por exercícios que trabalhem várias partes do corpo, para usar mais músculos de uma vez e evitar a exaustão, tendo mais energia para os treinos. 

Descanse

O stress é conhecido por aumentar a produção do cortisol, a hormona responsável por fazer o seu corpo acumular gordura e diminuir a massa muscular. Certifique-se que dorme as horas necessárias, medite, tente fazer exercícios de respiração, ou alongue depois de um dia de trabalho.  

Experimente um tratamento especializado

A Clínica Isabel Fonseca Dermatologia, em Lisboa, apresentou recentemente o EM Sculpt, um equipamento que combina a definição muscular e a eliminação de gordura localizada através de uma tecnologia eletromagnética focalizada de alta intensidade (HIFEN).O EM Sculpt atua na musculatura abdominal, bíceps, tríceps, gémeos e glúteos.

Na região abdominal, origem de inseguranças entre grande parte da população, esta tecnologia consegue eliminar continuamente o tecido adiposo subcutâneo através de um processo fisiológico (e normal) chamado apoptose, reduzindo assim cerca de 20% da gordura na região. Isto porque a tecnologia HIFEN, extremamente seletiva para o nervo motor ligado ao músculo, consegue produzir 20 mil contrações musculares supramáximas durante os 30 minutos de tratamento, despoletando uma hiperplasia e hipertrofia musculares que aumentam assim a definição muscular em 30%.Os estudos em volta desta tecnologia revelaram efeitos muito positivos na redução de gordura subcutânea abdominal, no aumento da massa muscular, redução da cintura abdominal, deixando hoje 95% dos clientes satisfeitos. Para um efeito completo e eficaz recomendam-se habitualmente 4 a 6 sessões duas vezes por semana, começando a notar resultados ao fim de cerca de 15 dias.

Saiba mais músculos, tonificar, abdominais, exercício, barriga lisa, fitness, nutrição, lifestyle, alimentação
Relacionadas

Sexo: guia prático para o melhor exercício físico

Laird Hamilton e Gabrielle Reece, considerados pelo The Times como o casal mais em forma, incluam no XPT, o famoso programa de fitness que criaram, a prática de sexo de dois em dois dias. Mas o que se descobriu é que praticar o dito sexo, mas na versão rápida, espontânea e de preferência em locais inesperados, faz muito mais efeito.

11 Hábitos de quem é super-produtivo

Não interessa o que faz ou onde trabalha, todos nós estamos à procura de formas de ser mais produtivos no nosso dia-a-dia, por isso reunimos 11 formas de o fazer (mas esqueça desde já os litros de café e as pilhas de listas).

Este poderá o ser o homem em melhor forma do mundo

O desafio: correr 160 quilómetros em 24 horas, subindo montanhas, atravessando neve e gelo, carregando pesos. O objetivo? Ganhar um milhão de dólares. Bem-vindo ao Campeonato Mundial Spartan Ultra, um dos eventos mais exigentes do planeta, no qual Jonathan Albon, o atleta britânico de corridas com obstáculos, é o homem a vencer.

Mais Lidas