Prazeres / Sabores

O chef Alexandre Silva está "on fire" na Ericeira

Já sabíamos que o chef é Loco por cozinhar no fogo, mas isto suplanta todas as expectativas. E há um lugar reservado para si.

Foto: DR
22 de setembro de 2023 | Bruno Lobo

Alexandre Silva "chama-nos" para um evento muito especial no Emme, ao final da tarde do dia 29, onde promete oferecer um jantar único, inteiramente cozinhado no fogo, ao vivo e em direto, acompanhado por boa música e, esperemos, um autotanque dos bombeiros voluntários da Ericeira.... 

Alexandre Silva em um evento, localizado no EMME. Um jantar inteiramente cozinhado no fogo, ao vivo, em direto, e acompanhado por boa música.
Alexandre Silva em um evento, localizado no EMME. Um jantar inteiramente cozinhado no fogo, ao vivo, em direto, e acompanhado por boa música. Foto: DR

Neste dia o restaurante do Hotel Immerso foge um pouco à sua carta habitual e prepara-se para servir coisas tão deliciosas como leitão assado mais ou menos como em Negrais; arroz de forno com chambão de vaca e molho de ginja de Óbidos; "cachorro" de polvo e outras coisas; e torricado de tacalhau, creme de azeitonas, salada de tomates e cebola roxa. 

São apenas alguns dos pratos que o chef do estrela Michelin Loco e do Emme está a preparar para o evento. Noutros brilham os vegetais, como no caso do Flat Bread de pera rocha do Oeste e queijo azul; na salada de alho francês assado, laranja, vinagrete de limão tostado e hortelã; ou no taco de vegetais na brasa, alho negro e ervas da horta, todos a mostrar como este método de confeção tradicional se coaduna perfeitamente com abordagens contemporâneas e mais criativas. Até as sobremesas saem a fumegar: meloa grelhada, crumble de sementes e mel, iogurte de ovelha e calda de cardamomo fumada; pão de ló de chocolate no forno a lenha e nata de fava com tonka. 

Alguns dos pratos que o chef do estrela Michelin Loco e do Emme está a preparar para o evento.
Alguns dos pratos que o chef do estrela Michelin Loco e do Emme está a preparar para o evento. Foto: DR

Se ainda não está a salivar só pode ter perdido o paladar com o covid-19, porque caso contrário não há como perder esta grande despedida de setembro, com vista para as ondas do mar da Ericeira e para as chamas da enorme lareira de exterior onde vai acontecer muita magia. 

Uma despedida do verão que promete encantar com a vista para as ondas do mar da Ericeira.
Uma despedida do verão que promete encantar com a vista para as ondas do mar da Ericeira. Foto: DR

O evento começa às 18h, de dia 29 e estende-se até às 22h30. Tem um custo de 180 euros, com direito a bebidas e as reservas podem ser feitas através do ‎+351 261 104 420 ou do e-mail reservas@immerso.pt. Mas se o fizer sexta dia 22, tem direito a um preço especial: 150 euros. 

Saiba mais Alexandre Siva, Chef, Ericeira, Gastronomia, Chef Michelin Loco, Emme
Relacionadas

Fomos à marisqueira mais fancy da cidade

A Real Nunes Marisqueira reabriu numa nova morada, com uma decoração assombrosa de elegante e um cardápio que fará água na boca até aos menos apreciadores de crustáceos.

Um mexicano fiel à tradição em Lisboa

No LxFactory, encontramos um sítio onde comer tacos e beber margaritas ao som do DJ residente, quase como se estivéssemos na Cidade do México - é o Mex Factory.

Immerso: um refúgio a 45 minutos de Lisboa

A Must fez-se à estrada para passar meio dia no primeiro hotel de cinco estrelas da Ericeira. Entre tratamentos de spa e um almoço de inspiração atlântica, com consultoria do chef Alexandre Silva, a experiência é para repetir.

Akla e Eddy Melo. Um açoriano em Lisboa

Aos 67 anos, o chef evoca as memórias gastronómicas das suas raízes, Terceira e São Miguel, nos Açores, para criar um alinhamento especial no restaurante do hotel InterContinental Lisbon. Os ingredientes, esses, viajam de lá para cá.

Prémios Mesa Marcada 2023: os vencedores

Já são conhecidos os grandes nomes da 15ª edição dos prémios gastronómicos. Alguns nomes já eram esperados, mas também houve lugar para surpresas, afinal, uma noite de galardões sem suspense é como amêijoas à Bulhão Pato, sem coentros.

Receita. Lagostim do rio pelo chef João Mourato

Este crustáceo de rio tem uma espécie própria no continente, “Astacus astacus”, conhecida por lagostim europeu e habita em rios e lagos na Europa. Em vários países, incluindo Portugal, é considerado uma iguaria.

Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.