Receita. Lagostim do rio pelo chef João Mourato
Este crustáceo de rio tem uma espécie própria no continente, “Astacus astacus”, conhecida por lagostim europeu e habita em rios e lagos na Europa. Em vários países, incluindo Portugal, é considerado uma iguaria.

Pode chegar a medir até 30 centímetros de comprimento e pesar cerca de 500 gramas. Este, sugerido pelo chef, é servido no restaurante da Quinta do Quetzal, em Vila de Frades, no Alentejo.
Lagostim do rio Guadiana "à Bulhão Pato", com gema a baixa temperatura e paia do toucinho
Chef João Mourato, Quinta do Quetzal
Para 4 pessoas
Tempo de preparação e confeção: 50 minutos

Ingredientes:
- 2kg de lagostim do rio
- 12 gemas de ovos
- 100gr de coentros
- 500ml de vinho branco
- 4 dentes de alho
- 80ml de azeite
- 100 gr de paia do toucinho
- 50 gr de croutons feitos de pão alentejano
- 2 limões
- 1 cebola
Chef João Mourato.

Preparação:
Cozinhar as gemas de ovos em vácuo durante 50 minutos a 64 ºC. ou, em alternativa, em banho-maria até mudar a consistência. Cozinhar os lagostins em água a ferver com sal, uma cebola e um pouco de coentros durante um minuto e, de seguida, descascar. Numa frigideira colocar azeite, alho e, assim que o alho alourar, colocar o vinho branco, deixar evaporar o álcool, adicionar os lagostins, retificar o sal, colocar sumo de limão a gosto e terminar com coentros picados.
No empratamento, colocar as gemas (ficam com a aparência de um creme) no fundo do prato, os lagostins por cima, a paia do toucinho e finalizar com raspa de limão, croutons de pão e umas folhas de coentro para decorar.
Receita. Paleta de borrego do chef Rui Lima Santos
Um dos animais mais antigos na história com os estudiosos a datarem a domesticação a 9000 anos a.C. na região do Iraque, é o borrego, estrela desta receita. Em Portugal, faz parte das tradições e do receituário em várias versões.
Receita original. Três em um com o toque de Miguel Castro e Silva
O aipo é daqueles vegetais típicos do Mediterrânio e Norte de África, apesar de se poder encontrar no Cáucaso e Himalaias. Dizem os especialistas que reduz a pressão arterial, previne infeções, é bom para o sistema imunológico e desintoxica o corpo.
Receita. Salada de quinoa do chef Miguel Teixeira
A quinoa, de origem andina, tem a notável idade de três a quatro mil anos na sua versão para consumo humano. Neste prato do chef português ganha um novo papel de destaque numa proposta ligeira.
Receita original. Sus Ibericus, pela mão de José Avillez
Na nova rubrica da MUST, convidamos um chef a divulgar uma receita única, pensada para ser feita em casa por todos nós. José Avillez inaugura-a com esta receita de porco alentejano, batata frita, farofa e feijão preto.
Origens marca cena gastronómica em Évora. Entrevista com os proprietários
Eugénia e Gonçalo Queiroz abriram o restaurante há sete anos. A presença de pratos de autor rompeu com o panorama gastronómico da cidade e foram os próprios clientes que insistiram na ideia. Vidas de um casal atarefado.
O chef Alexandre Silva está "on fire" na Ericeira
Já sabíamos que o chef é Loco por cozinhar no fogo, mas isto suplanta todas as expectativas. E há um lugar reservado para si.
Receita. “Polvo e arroz do mesmo”, do chef Vasco Coelho Santos
O molusco de oito braços é conhecido em inúmeras geografias com destaque para o Mediterrâneo e Ásia. No Porto, o arroz de polvo e os filetes são um dos pratos mais tradicionais da cidade.
Receita. Lulinhas à Gremolata do chef Nelson Soares
A gremolata é frequentemente associada ao “osso buco” italiano utilizada para realçar o sabor e intensidade.
Receita: Mil Folhas de Legumes do chef Milton Ferreira
As vantagens dos legumes reúnem unanimidade e despertam seguidores mais ou menos entusiastas. Um ingrediente incontornável.
Receita: filetes de bacalhau de cura tradicional, migas de feijoca com couve portuguesa do chef Manuel Figueira
Feijoca é um tipo de feijão graúdo, que na Beira Interior assume um papel relevante. Diz-se que quando cultivada em terras altas é mais aveludada.
O reconhecido chef inglês tem reinterpretado alguns dos pratos portugueses mais tradicionais. Depois do desastre da reinterpretação do pequeno almoço, chega agora a versão da bifana.
Estudos indicam que, quando consumida com moderação — à medida do que acontece com o vinho —, a cerveja poderá ser tão benéfica para a saúde quanto é o néctar de Baco.
A 8ª edição do Concurso de Vinhos de Portugal escolheu os vencedores entre 1400 candidaturas. A região mais medalhada foi o Douro, seguindo-se as regiões do Dão e Alentejo.
O restaurante de street food SOI acrescentou à sua ementa um prato que acredita ser pornograficamente bom.