Chef Ana Moura lança uma série de jantares em dueto
Um elogio à gastronomia e aos vinhos, esta iniciativa arranca com Anna Jørgensen, da herdade Cortes de Cima, como primeira convidada.

O nome desta série é um deleite por si só – "Duetos no LAMELAS". Com o objetivo de mostrar a sua cozinha alentejana, na qual usa alimentos típicos, ao mesmo tempo que renova as regras da cozinha tradicional, Ana Moura abriu o Lamelas, em Porto Covo, em maio de 2021. Mas agora é tempo de reabrir as portas para receber outros convidados.
Duetos no Lamelas arranca a 29 de setembro, com duração até ao início de dezembro, tendo como primeira convidada a responsável pela restruturação da Cortes de Cima, Anna Jørgensen, filha do casal Jorgensen - ele dinamarquês, ela americana.

Com apenas 38 anos e a chefiar o seu próprio restaurante, Ana Moura, tenta seguir à risca o receituário tradicional alentejano. "O importante é que cada prato remeta para casa, para a memória dos sabores que nos são familiares", afirma, em comunicado à imprensa. "Sempre gostei de receber e estes Duetos são uma oportunidade de convidar amigos com os quais me identifico. Vão ser 6 jantares, cada um deles com uma abordagem diferente."
O primeiro jantar acontece às 20h de sexta-feira. Nele, inclui-se: pão, manteiga de cor, toucinho frito; sardinha, tomate, pimentos assados; almece com abrótea curada, tártaro de abrótea, abrótea com pil pil; fricassé de mexilhão e robalo; arroz de sapateira; jantarinho de Grão com Cação; e migas doces. O pairing é feito com os vinhos Cortes de Cima: Cortes de Cima Branco, Cortes de Cima Tinto, Salino Branco e Salino Tinto. Termina com café e medronho. Os jantares custam €60 por pessoa (incluindo bebidas).
Eis os próximos:
13 outubro – David Jesus, do restaurante vegetariano Seiva. Menu: peixe e vegetariano.
27 outubro – Luís Mota Capitão da Herdade do Cebolal junta-se a Ana Moura para apresentação de novos vinhos.
10 novembro – Marta Figueiredo, do Estrela da Bica ruma ao Alentejo, onde se junta a Ana Moura para menu onde os mini pratinhos são as estrelas.
24 novembro – Jacinta Sobral d’A Serenada vai ser a convidada desde quinto dueto. A ideia é casar os petiscos de Ana Moura com os vinhos d’A Serenada.
8 dezembro - Miguel Peres do Pigmeu encerra este ciclo de duetos. E o tema só poderia ser um: o porco.
O chef Alexandre Silva está "on fire" na Ericeira
Já sabíamos que o chef é Loco por cozinhar no fogo, mas isto suplanta todas as expectativas. E há um lugar reservado para si.
Receita. Salada de quinoa do chef Miguel Teixeira
A quinoa, de origem andina, tem a notável idade de três a quatro mil anos na sua versão para consumo humano. Neste prato do chef português ganha um novo papel de destaque numa proposta ligeira.
Proteger o planeta através da comida
Numa iniciativa que vai já na sétima edição, a associação de hóteis e restaurantes Relais & Châteaux juntou-se ao movimento Slow Food para promover a importância dos queijos, vinhos e outros produtos fermentados para a proteção da biodiversidade e da cultura gastronómica.
Receita. Tagliatelle de lulas do chef Cyril Devilliers
O molusco come-se sobretudo no litoral, nos pratos mais diversos. Esta versão italiana faz sentido nas cartas portuguesas.
Receita. “Venham mais cinco”, do chef Pedro de Sousa
A plantação da beringela ou badinjanâ (termo árabe) tem 1500 anos na Índia apesar de haver também registo do cultivo na China. Há muitas formas de a cozinhar.
O reconhecido chef inglês tem reinterpretado alguns dos pratos portugueses mais tradicionais. Depois do desastre da reinterpretação do pequeno almoço, chega agora a versão da bifana.
Estudos indicam que, quando consumida com moderação — à medida do que acontece com o vinho —, a cerveja poderá ser tão benéfica para a saúde quanto é o néctar de Baco.
A 8ª edição do Concurso de Vinhos de Portugal escolheu os vencedores entre 1400 candidaturas. A região mais medalhada foi o Douro, seguindo-se as regiões do Dão e Alentejo.
O restaurante de street food SOI acrescentou à sua ementa um prato que acredita ser pornograficamente bom.