Prazeres / Sabores

Chef Ana Moura lança uma série de jantares em dueto

Um elogio à gastronomia e aos vinhos, esta iniciativa arranca com Anna Jørgensen, da herdade Cortes de Cima, como primeira convidada.

Foto: DR
28 de setembro de 2023 | Bruna Fonseca / Com Rita Silva Avelar

O nome desta série é um deleite por si só – "Duetos no LAMELAS". Com o objetivo de mostrar a sua cozinha alentejana, na qual usa alimentos típicos, ao mesmo tempo que renova as regras da cozinha tradicional, Ana Moura abriu o Lamelas, em Porto Covo, em maio de 2021. Mas agora é tempo de reabrir as portas para receber outros convidados.

Duetos no Lamelas arranca a 29 de setembro, com duração até ao início de dezembro, tendo como primeira convidada a responsável pela restruturação da Cortes de Cima, Anna Jørgensen, filha do casal Jorgensen - ele dinamarquês, ela americana. 

Anna Jørgensen, será a primeira convidada do
Anna Jørgensen, será a primeira convidada do "Duetos no Lamelas" Foto: DR

Com apenas 38 anos e a chefiar o seu próprio restaurante, Ana Moura, tenta seguir à risca o receituário tradicional alentejano. "O importante é que cada prato remeta para casa, para a memória dos sabores que nos são familiares", afirma, em comunicado à imprensa. "Sempre gostei de receber e estes Duetos são uma oportunidade de convidar amigos com os quais me identifico. Vão ser 6 jantares, cada um deles com uma abordagem diferente."

O primeiro jantar acontece às 20h de sexta-feira. Nele, inclui-se: pão, manteiga de cor, toucinho frito; sardinha, tomate, pimentos assados; almece com abrótea curada, tártaro de abrótea, abrótea com pil pil; fricassé de mexilhão e robalo; arroz de sapateira; jantarinho de Grão com Cação; e migas doces. O pairing é feito com os vinhos Cortes de Cima: Cortes de Cima Branco, Cortes de Cima Tinto, Salino Branco e Salino Tinto. Termina com café e medronho. Os jantares custam €60 por pessoa (incluindo bebidas).

Eis os próximos:

13 outubroDavid Jesus, do restaurante vegetariano Seiva. Menu: peixe e vegetariano.

27 outubroLuís Mota Capitão da Herdade do Cebolal junta-se a Ana Moura para apresentação de novos vinhos.

10 novembroMarta Figueiredo, do Estrela da Bica ruma ao Alentejo, onde se junta a Ana Moura para menu onde os mini pratinhos são as estrelas.

24 novembroJacinta Sobral d’A Serenada vai ser a convidada desde quinto dueto. A ideia é casar os petiscos de Ana Moura com os vinhos d’A Serenada.

8 dezembro - Miguel Peres do Pigmeu encerra este ciclo de duetos. E o tema só poderia ser um: o porco.

Saiba mais Gastronomia, Diversão, Lamelas, Restaurante, Porto Covo, Chef Ana Moura, Cortes de Cima Tinto, LAMELAS, Duetos, Anna Jørgensen
Relacionadas

Proteger o planeta através da comida

Numa iniciativa que vai já na sétima edição, a associação de hóteis e restaurantes Relais & Châteaux juntou-se ao movimento Slow Food para promover a importância dos queijos, vinhos e outros produtos fermentados para a proteção da biodiversidade e da cultura gastronómica.

Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.