O melhor bar do mundo fica em Chicago
O "dining bar" japonês Kumiko acaba de receber o prémio de melhor do mundo. Mas, se atravessar o Atlântico não está nos seus planos próximos, vá até Madrid e conheça o Devil's Cut, que foi reconhecido como a melhor abertura recente a nível internacional.

O Kumiko, um dining bar japonês situado no bairro West Loop de Chicago, acaba de ser distinguido com o prémio de Melhor Bar do Mundo, na 19ª edição dos Spirited Awards. O galardão foi entregue pela James Beard Foundation, uma das mais prestigiadas associações do setor da hospitalidade e gastronomia, durante a conferência Tales of the Cocktail, realizada em Nova Orleães. Mas não precisamos de ir tão longe para experimentar o que de melhor se faz no mundo dos cocktails porque aqui ao lado, em Madrid, o Devil’s Cut recebeu o prémio de Melhor Novo Bar Internacional.
O Kumiko foi fundado em 2018 por Julia Momosé, ex-mixologista do The Aviary, outro famoso bar de Chicago, e autora de The Way of the Cocktail, obra premiada que mergulha na filosofia de criação de cocktails com base nos micro-temporais japoneses – ao contrário dos ocidentais, os japoneses não dividem o ano em apenas quatro estações, mas em 24 sekki, subdivisões sazonais maiores, e 72 ko, micro-temporais ou microestações, que consistem em períodos de cerca de cinco dias cada, com nomes poéticos e baseados em observações da natureza. Também o nome do bar está diretamente ligado à cultura nipónica, sendo o nome de uma técnica tradicional japonesa de marcenaria, em que padrões intrincados são criados unindo pequenos pedaços de madeira, mas sem usar pregos ou cola.
Kumiko tem um ambiente minimalista e acolhedor, com interiores suaves em madeira clara, tijolo exposto e elementos de decoração que evocam um refúgio elegante no meio do West Loop. Oferece um menu estilo omakase – palavra japonesa que significa "deixo à sua escolha" ou "confio em si" e que, no contexto da gastronomia, significa uma experiência na qual o cliente entrega ao chef a responsabilidade de escolher e preparar os pratos ou, neste caso, os cocktails – combinando whisky japonês, shochu, sake e ingredientes locais.
Os clientes podem desfrutar de um menu à la carte com pratos sofisticados e centrados nos ingredientes, ou optar por um menu sazonal de degustação, que inclui quatro harmonizações distintas: cocktails leves, cocktails mexidos, bebidas sem álcool (spiritfree) e sake japonês. O Kumiko oferece também experiências de food pairing, com pratos como o katsu sando ou arroz com curry ao estilo kaiseki, que complementam os cocktails com elegância, criando uma experiência sincrética entre bebida e comida.
"Através do Kumiko," pode ler-se no site do bar, "Momosé procura ampliar a compreensão da culinária japonesa – revelando a sua riqueza emocional, desde a elegância delicada até aos sabores reconfortantes e fritos. É uma cozinha que é ao mesmo tempo artística e quotidiana, reservada e expressiva."
Cusco Bar assinala data especial com propostas que nos fazem viajar até ao Peru
O restaurante em Gaia prepara-se para celebrar o Dia da Independência com uma carta rica em história, alma, cor e sabor.
Santa Joana: o terraço que quer levar os clientes ao céu
Situado numa igreja abandonada, o Santa Joana preparou uma carta especial para a temporada de verão. Será caso para dizer: "é de bradar aos céus"?
O cocktail vencedor da Graham’s Blend Series presta homenagem aos Descobrimentos Portugueses
O suíço Roman Mutzner brilhou com ‘Trail of the Pine Trees’, que combina vinho do Porto branco Blend Nº5 com whisky single malt, vermute seco infusionado com tomilho, sumo de maçã, xarope de pinheiro e bitters de chocolate.
Novo chef, novos pratos e novos cocktails de autor. Há muito para descobrir no L’Égoïste
Miguel Pinto trouxe os sabores mediterrânicos ao restaurante do luxuoso Renaissance, cuja piscina infinita com vista sobre o Porto tem tudo para ser ponto de paragem obrigatória neste verão.
É um dos restaurantes mais emblemáticos de Lisboa, a “casa-mãe” do chef Vítor Sobral e um espaço incontornável na renovação da cozinha portuguesa. A Tasca da Esquina celebra 16 anos com novidades na carta e no horário.
O "dining bar" japonês Kumiko acaba de receber o prémio de melhor do mundo. Mas, se atravessar o Atlântico não está nos seus planos próximos, vá até Madrid e conheça o Devil's Cut, que foi reconhecido como a melhor abertura recente a nível internacional.
Foi o Santa Marta que apresentou esta proposta irreverente para refrescar os dias quentes na capital. Doce e salgado, é esta a união de sabores que caracterizam a sobremesa com azeite virgem.
Corvina marinada, carpaccio de courgette, tártaro de polvo... A nova carta de verão no espaço emblemático de José Avillez está recheada de sabores bem frescos. E nossos.