Prazeres / Sabores

Prémios Mesa Marcada 2023: os vencedores

Já são conhecidos os grandes nomes da 15ª edição dos prémios gastronómicos. Alguns nomes já eram esperados, mas também houve lugar para surpresas, afinal, uma noite de galardões sem suspense é como amêijoas à Bulhão Pato, sem coentros.

Foto: DR
23 de janeiro de 2024 | Madalena Haderer

Há muito que os olhos de quem se interessa por gastronomia estão postos no chefe João Rodrigues. Este ano, o reconhecimento chegou em forma de placa com os seguintes dizeres: 1º Lugar Chefes. João Rodrigues, um dos vencedores da 15ª edição dos prémios Mesa Marcada, salta, assim, para o primeiro lugar do top 10 dos chefes preferidos. Este é, na verdade, um regresso: o chefe já tinha vencido seis vezes nesta categoria, quando chefiava o Feitoria. Mas 2023 foi um ano muito especial. Foi, talvez, o ano em que João Rodrigues foi mais ele próprio, com a abertura do restaurante Canalha – que também venceu o Prémio Especial Queijo São Jorge DOP Mesa Diária, que premeia o melhor restaurante de preço acessível –, e com a criação do projeto itinerante Residência, no decorrer do qual visitou 12 regiões do país, em 12 meses, celebrando a gastronomia e os produtos locais.

 Prado, liderado por António Galapito, é vencedor inédito nos restaurantes
Prado, liderado por António Galapito, é vencedor inédito nos restaurantes Foto: DR

Na edição deste ano, há um vencedor inédito nos restaurantes, com o Prado, em Lisboa, liderado por António Galapito, que já tinha estado próximo deste feito quando atingiu o segundo lugar, em 2020 e 2021. Já os vencedores do ano passado nas duas categorias de "Os 10 Preferidos", o Ocean, em Porches, no Algarve, e Vasco Coelho Santos, do Euskalduna, no Porto, conquistaram, respetivamente, o segundo lugar nos restaurantes e nos chefes. É de destacar a entrada no Top 10, para o 9º lugar, do restaurante Cozinha das Flores, de Nuno Mendes, que abriu no ano passado, no centro do Porto, e lhe valeu o Prémio Especial Sogrape Restaurante Novo do Ano.

A equipa do Cozinha das Flores recebeu o prémio com grande animação
A equipa do Cozinha das Flores recebeu o prémio com grande animação Foto: DR

Também em Portimão há um restaurante para manter debaixo de olho: o restaurante Vista, do Bela Vista Hotel, de João Oliveira, que venceu o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano, graças à subida de 12 lugares, que o fez alcançar o 8º lugar no ranking dos restaurantes, e ainda viu o seu responsável pela pastelaria, Fábio Quiraz, ganhar o Prémio Especial Roastelier by Nescafé Chefe de Pastelaria 2023.

Gil Fernandes, chefe revelação do ano: mais um para manter debaixo de olho
Gil Fernandes, chefe revelação do ano: mais um para manter debaixo de olho Foto: DR

De referir, ainda, dentro do Top 10 de Restaurantes, a subida de cinco posições, de 10º para 5º, do Essencial, de André Lança Cordeiro, que subiu também três posições na lista dos 10 Chefes Preferidos, ocupando agora o 9º lugar. Entre chefes em destaque, o Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano foi atribuído a Gil Fernandes, da Fortaleza do Guincho, que subiu 24 posições, alcançando o 16º lugar na votação geral.

Destaque também para dois "repetentes": a Comida Independente, de Rita Santos, em Lisboa, que voltou a ganhar o Prémio Especial Bom Sucesso Loja Gastronómica do Ano pela terceira vez consecutiva, assim como o festival Chefs on Fire, da Lohad, de Gonçalo Castel-Branco, que conquistou o Prémio Especial Nutrifresco Evento Gastronómico do Ano, tal como em 2022.

Um momento de alegria partilhado entre os chefes Gonçalo Castel-Branco e João Rodrigues
Um momento de alegria partilhado entre os chefes Gonçalo Castel-Branco e João Rodrigues Foto: DR

Como novidades, foram pela primeira vez atribuídos o Prémio Especial Don Julio Bar do Ano e o Prémio Especial Johnnie Walker Bar de Restaurante do Ano, respetivamente, os lisboetas Red Frog, de Paulo Gomes e Emanuel Minez, e o Rossio Gastrobar, no Hotel Altis Avenida, que tem como bartender Flavi Andrade.

Este ano, o Prémio Especial Miele Restaurante Clássico do Ano foi atribuído ao célebre Fialho, em Évora, hoje dirigido por Helena e Rui Fialho, filhos dos fundadores. O Prémio Especial NX Hotelaria Empresário de Restauração 2023 elegeu Paula Amorim/Miguel Guedes de Sousa, Amorim Luxury Group, responsáveis pelo universo JNcQUOI. O Prémio Especial Studioneves de Sustentabilidade coube ao restaurante Vale Abraão do Hotel Six Senses Douro Valley o prémio entre os "rurais" e ao restaurante Em Carne Viva, do Porto, o prémio entre os "urbanos".

Os grandes vencedores da noite
Os grandes vencedores da noite Foto: DR

A noite prémios Mesa Marcada – evento organizado por Miguel Pires e Duarte Calvão, que há 15 anos elege o ranking dos melhores restaurantes e chefes a trabalhar em Portugal – decorreu no Centro de Congressos do Estoril recebeu 450 convidados, um número recorde que assinala o aniversário redondo.

Saiba mais Gastronomia, Prémios, Restaurantes, Chefes, Mesa Marcada 2023, João Rodrigues, Canalha, Prado, Cozinha das Flores, Gil Fernandes
Relacionadas

Canalha da boa. Entrevista ao chef João Rodrigues no restaurante do momento

O Canalha é o novo restaurante mais lisboeta de Lisboa, onde brilha a qualidade e frescura dos produtos nacionais e a simples arte de bem receber, e onde apetece prolongar a conversa à mesa. Foi o que fizemos para saber das coisas boas do chef João Rodrigues, que resgata os nossos melhores produtores e o cheiro a Portugal autêntico.

Estrelas Michelin: os perdedores da noite

A primeira gala Michelin dedicada, em exclusivo, a Portugal deu a conhecer os restaurantes que ganharam estrelas, os que mantêm, mas também os que perderam. Saiba quais são e quais os motivos das derrotas.

JNcQUOI Frou Frou. Viagem até Hong Kong

É o novo restaurante do Grupo Amorim Luxury, com o chef Ku Yan Onn na cozinha e muitas surpresas intimistas ao longo do jantar, classificado como uma experiência imersiva. Comprovamos.

Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.