Tasca da Esquina faz 16 anos e estreia novos sabores — sem esquecer os clássicos
É um dos restaurantes mais emblemáticos de Lisboa, a “casa-mãe” do chef Vítor Sobral e um espaço incontornável na renovação da cozinha portuguesa. A Tasca da Esquina celebra 16 anos com novidades na carta e no horário.

A Tasca da Esquina abriu portas em 2009, numa altura em que o conceito de "tasca moderna" ainda mal se ouvia. Foi pioneira e rapidamente conquistou um lugar de destaque na cena gastronómica lisboeta. O projeto nasceu com o selo de qualidade de chefs como Luís Espadana, Hugo Nascimento e, claro, Vítor Sobral — um dos nomes mais acarinhados da cozinha portuguesa. De lá para cá tem sabido manter-se fiel à a essa tradição, reinterpretando a cozinha portuguesa com criatividade e uma técnica apurada.
A identidade da Tasca sente-se também na escolha dos ingredientes: produtos nacionais, maioritariamente biológicos e de origem sustentável. A base é a dieta mediterrânica, mas sempre com um toque bem português.

Para celebrar os 16 anos, a casa estreia agora uma carta com pratos novos, como as lâminas de atum - cheias de umami -, um peito de frango biológico frito, surpreendentemente suave ou uma salada quente de polvo, todos nas entradas. Nos principais, surgem novidades como a presa de porco preto com amêijoas à Bulhão Pato - uma fusão de clássicos -, a perna de borrego assada – que infelizmente nos pareceu com mais sal do que tempero - ou o tomahawk de bovino. E nas sobremesas, há agora um toucinho-do-céu com amendoim — um doce português com um toque de originalidade.
Mas os clássicos não saíram da carta. As lascas de bacalhau, as lulas salteadas, o pica-pau da Tasca ou o bacalhau à Brás continuam firmes. Tal como os doces que atravessam quase duas décadas: pudim de Abade de Priscos, creme queimado, mousse de chocolate ou pão-de-ló tradicional. Pratos sustentados na intemporalidade da gastronomia portuguesa — e no gosto dos clientes, muitos deles fiéis desde o primeiro dia.

"O aniversário da Tasca é especial porque representa um percurso coerente na valorização da nossa cozinha", comenta o chef. "Ao mesmo tempo que introduzimos novos pratos, fazemos questão de manter aqueles que fazem parte da nossa identidade, porque é um orgulho ver clientes que nos acompanham há tantos anos, tanto em Lisboa como em São Paulo", conclui, referindo-se ao espaço irmão que abriu do outro lado do Atlântico — e que, recentemente, foi distinguido com o prémio de melhor restaurante português naquela cidade.
Outra das novidades é o horário. A Tasca da Esquina passa agora a abrir todos os dias da semana — inclusive segundas e domingos. De portas abertas das 12h30 às 15h00 para almoços, e das 19h00 às 22h30 para jantares.

O restaurante é a casa-mãe do grupo criado por Vítor Sobral, que, além do sucesso no Brasil, conta ainda com a Taberna da Esquina, em Lisboa — mais virada para os petiscos —, e com a novíssima Carvoaria, no Príncipe Real. Aqui, peixes, carnes e vegetais são preparados na brasa em mais uma homenagem à tradição culinária do nosso país.
A influência do chef "das esquinas" na gastronomia portuguesa tem sido incontornável ao longo das últimas décadas. Foi agraciado com o Grande Prémio da Academia Portuguesa de Gastronomia e com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. E não há restaurante melhor para conhecer a sua cozinha do que esta Tasca, no cruzamento da Ferreira Borges com a Domingos Sequeira, em pleno Campo de Ourique.
Na Tasca da Memória “come-se à grande e à portuguesa”
O Porto tem uma nova morada gastronómica, onde os pratos tradicionais recebem um toque mais sofisticado, por vezes até surpreendente. E, mesmo quando falham, nunca pecam por falta de generosidade.
Na Ajuda, há um hotel boutique cujo restaurante é um deleite. Eis a Tasca da Memória
O chef italiano com estrela Michelin Vittorio Colleoni estreia-se em Portugal e recebe-nos no restaurante do hotel Wine & Books Lisboa, do qual assumiu não só a nova carta como a reinvenção da típica tasca portuguesa.
Pratos de chef em casa? Esta nova app só entrega restaurantes de topo
Já imaginou finalizar o seu próprio prato, com indicações do chef, em sua casa? É esta a proposta da Volup, um serviço de entregas premium que reúne restaurantes como O Frade, Tasca da Esquina, Eleven e Kanazawa.
É um dos restaurantes mais emblemáticos de Lisboa, a “casa-mãe” do chef Vítor Sobral e um espaço incontornável na renovação da cozinha portuguesa. A Tasca da Esquina celebra 16 anos com novidades na carta e no horário.
O chef Vítor Adão decidiu celebrar o verão abrindo as portas do jardim do seu Plano a quem procura uma versão mais leve, fresca e descontraída do restaurante. O menu é um festim elegante e subtil, harmonizado a preceito para saborear a estação estival.
O The Dining Room, um salão acolhedor e elegante que reúne a cozinha tradicional britânica e portuguesa, é um dos destaques deste espaço multifacetado, cuja abertura assinala a chegada da Symington ao Porto.
O chef italiano com estrela Michelin Vittorio Colleoni estreia-se em Portugal e recebe-nos no restaurante do hotel Wine & Books Lisboa, do qual assumiu não só a nova carta como a reinvenção da típica tasca portuguesa.