Viver

Jet Lag: como combatê-lo? Ex-hospedeiros de bordo aconselham

A sensação de fadiga, dificuldade em dormir e a desorietação podem tornar uma viagem impossível de se aproveitar, mas com algumas indicações o jet lag pode tornar-se superável.

Foto: Pexels
17 de outubro de 2023 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar

Distrimia circadiana, também conhecido por jet lag, é um distúrbio temporário do sono, que acontece quando o relógio interno do corpo não está em sincronia com os sinais horários do destino para onde se viaja. Simplificando, é o cansanço que sentimos quando viajamos para um local distante do país de origem.

Mas nem todas as viagens têm de ser cansativas, existem truques e sugestões partilhadas, num artigo de Condé Nast Traveler, por antigos e atuais hospedeiros para ajudarem a resolver mais rapidamente o problema.

"Fique acordado durante a viagem", é este o primeiro concelho de Bobby Laurie, jornalista e ex-hospedeira. Este método ajuda a sentir-se cansado para que assim que chegar ao destino, a cama seja a primeira paragem. Se chegar mais cedo, Laurie sugere uma sesta, não esquecendo o despertador.

A segunda indicação passa pela alimentação: café e banana. A bebida cafeinada é a opção número um para muitos hospedeiros no combate ao sono, mas se não é amante da bebida, Phil Rodriguez, um antigo assistente de bordo que se tornou funcionário de uma companhia aérea, sugere a fruta cheia de potássio, "está repleta de vitaminas e açúcares naturais que lhe darão um impulso de despertar em poucos minutos. Vai durar horas e não vai fazer com que tenha um colapso tão grande como com a cafeína".

O exercício físico, resposta para muitos dos problemas, é a terceira recomendação. Michella Marquez, hospedeira californiana, afirma que o exercício é uma boa opção para ajudar o corpo a adaptar-se à luz do dia e ao mesmo tempo a cansá-lo. Sair à rua ou até mesmo utilizar o ginásio do hotel é uma boa opção para se manter acordado/a.

Para manter uma sensação de coerência, muitos dos hospedeiros brincam ao "faz-de-conta" com os seus fusos horários, declara Barger. O que é que isto significa? Vivem consoante o horário do país de origem. Isto é uma boa opção para quem não tem o luxo de se adaptar ao país em que se encontra. Uma dica que muitos utilizam: não trocar as horas dos relógios. Ajuda a manter a rotina.  

A última indicação que Barger dá: se nada resulta, encontre um apoio moral forte. A ex-hospedeira recomenda não sobrecarregar o programa dos primeiros dias da viagem, tentando evitar compromissos mais sérios para esse período temporal, não correndo de estragar os planos desejados.

Saiba mais Jet Lag, Avião, Hospedeira, Viajar, Distrimia circadiana
Relacionadas

Portugueses no top 3 dos povos mais aventureiros

Na hora de escolherem os seus destinos de férias, 73% dos portugueses preferem aventuras, desafios e fugir da sua zona de conforto. Mais aventureiros, só os americanos e os espanhóis. São algumas das conclusões dum estudo da eDreams.

O que é considerado um objeto pessoal num voo?

Embarcar numa viagem cheia pode ser um desafio logístico, especialmente quando se trata de encontrar espaço para todas as bagagens a bordo. Nesse cenário, os objetos pessoais tornam-se peças fundamentais do quebra-cabeça "o que cabe onde".

Mais Lidas