Viver

Inchaço a viajar de avião: o que fazer e como o evitar

Se sofre, ou já sofreu, desconforto devido ao inchaço durante o voo, existem alguns truques que pode seguir para facilitar a viagem.

Foto: Pexels
30 de outubro de 2023 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar

É normal sentir um certo desconforto a bordo do avião. Muitos de nós ficam ansiosos ou stressados durante a viagem e, como se isso não bastasse, notamos o cabelo com excesso de oleosidade, a pele ressequida e, claro, o inchaço durante e pós-voo.

Mas porquê é que ficamos inchados? De acordo com a Jo Woodhurst, responsável de nutrição da Ancient + Brave (uma marca de cosmética focada em colagénio), num artigo da Condé Nast Traveler, há duas causas principais. A primeira deve-se à produção de gases, ou seja, com a subida do avião a altitudes muito elevadas, diferente da que estamos acostumados na terra, o gás expande-se, causando o inchaço (podemos assistir ao mesmo fenómeno, no ar, quando abrimos uma embalagem e ela liberta mais ar ou até se encontra mais volumosa). A segunda deve-se à retenção de líquidos, provocada em parte pelo facto de nos encontrarmos sentados durante um elevado periodo de tempo, também não ajuda no caso.

No artigo do Condé Nast, Woodhurst desaconselha certos alimentos e bebidas antes de um voo, para evitar o inchaço, afirma: "Não é boa ideia comer alimentos com muita fibra, como feijões, leguminosas e especiarias, antes de viajar de avião, porque algumas pessoas têm problemas em digeri-los e provocam inchaço, mas depois de chegar ao destino deve ingerir muita fibra para evitar sofrer de prisão de ventre durante a viagem."

Por outro lado, aconselha beber muita água e comer refeições mais pequenas mas frequentes, em vez de refeições pesadas. Sugere também, a ingestão de probióticos para ajudar a reduzir o inchaço e outros sintomas que possam acusar desconforto, quer sob a forma de suplementos, quer a partir de fontes naturais. "No caso de inchaço devido à retenção de líquidos, os minerais como o magnésio podem ajudar", explica Jo Woodhurst. "Adoro tomar eletrólitos durante o voo para reforçar a hidratação celular e o equilíbrio dos fluidos, uma vez que voar pode desidratar muito o corpo. A hidratação é também crucial para uma boa digestão."

Saiba mais Viagem, Inchaço, Alimentação, Dicas
Relacionadas

Jameson Urban Routes está de volta

O icónico festival de música regressa a Lisboa em novembro, apresentando um alinhamento de artistas de renome tais como Orelha Negra, Glass Animals ou Karol Conká.

O que é considerado um objeto pessoal num voo?

Embarcar numa viagem cheia pode ser um desafio logístico, especialmente quando se trata de encontrar espaço para todas as bagagens a bordo. Nesse cenário, os objetos pessoais tornam-se peças fundamentais do quebra-cabeça "o que cabe onde".

Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.