As companhias aéreas e os aeroportos mais pontuais de 2024
Acaba de ser divulgado o ranking anual das companhias aéreas e aeroportos com os melhores registos de pontualidade. Spoiler alert: nem a TAP nem o aeroporto Humberto Delgado aparecem na lista. Mas há duas companhias europeias.

Qualquer pessoa com mais de 20 anos dirá que a golden age das viagens aéreas já passou. Antigamente, podíamos ir despedir-nos da família e dos amigos na porta de embarque. Podíamos ficar ali, junto àquelas paredes envidraçadas, a ver os aviões aterrar e descolar. Não era preciso tirar os sapatos no controlo – qual controlo? –, tão-pouco era preciso decantar os produtos de beleza para uma dúzia de micro-frasquinhos de viagem, e certamente que não era preciso beber meio litro de água de pontapé, antes de passar pelo raio-x, para depois voltar a encher a garrafa numa bica logo de seguida. E isto, atente-se, é quando tudo corre bem. Quando tudo corre mal, o voo que estamos a tentar apanhar pode ser cancelado, atrasar, e fazer-nos perder o voo de ligação que nos levaria ao destino. Viajar de avião pode ser das melhores coisas da vida ou um verdadeiro pesadelo.
A boa notícia é que acabou de ser divulgada a lista das companhias aéreas mais pontuais em 2024, portanto, este ano, se tiver de viajar, poderá fazer escolhas mais informadas. A má é que só há duas companhias europeias na lista. Spoiler alert: a TAP não é uma delas.
A Cirium, uma empresa britânica especializada em análises de dados para a indústria da aviação, compilou o seu ranking anual das companhias aéreas e aeroportos com os melhores registos de pontualidade. Convém referir que, para efeitos deste ranking, "pontual" significa um voo que parte ou chega ao destino com um atraso máximo de 14 minutos e 59 segundos. Com base neste parâmetro, as três companhias aéreas mais pontuais em 2024 foram a Aeromexico, a Saudia e a Delta Air Lines. Destas três, apenas a Delta Air Lines voa para Lisboa, portanto, não deixa de ser digno de nota que tenha conseguido manter-se no terceiro lugar apesar dos costumeiros atrasos no aeroporto Humberto Delgado.
Mais abaixo na lista surge a LATAM Airlines – uma multinacional com sede no Chile a operar, maioritariamente, na América Latina –, a Qatar Airlines, a brasileira Azul Airlines, a colombiana Avianca, a espanhola Iberia, Scandinavian Airlines – sueca, norueguesa e dinamarquesa – e, por último, em 10º lugar, a norte americana United Airlines.
Já no que toca a aeroportos, os mais pontuais em 2024 foram os seguintes: em primeiro lugar, Riyadh King Khalid, na Arábia Saudita; seguido de Lima Jorge Chávez, no Peru; Benito Juárez, no México; Salt Lake City, nos Estados Unidos da América; Santiago Arturo Merino Benítez, no Chile; Minneapolis-Saint Paul, Washington Dulles e Detroit Metropolitan Wayne County, os três nos Estados Unidos da América; Oslo Gardermoen, na Noruega; e, por último, no 10º lugar Doha Hamad, no Qatar.
Se precisa de sugestões para as férias de 2025, não vá mais longe.
A regra de 90 segundos que pode salvar vidas a bordo de um avião
A propósito do incidente aéreo com a Japan Airlines, ao qual sobreviveram todas as pessoas, recordamos uma regra de ouro que pode e deve ser aplicada, e que envolve tanto a responsabilidade da tripulação como dos passageiros.
Do dia à hora, qual é a melhor altura para viajar?
Planear uma viagem envolve muito mais do que escolher o destino ideal. O momento em que se opta por viajar – seja a hora do dia, o dia da semana ou até o mês do ano – pode influenciar significativamente a experiência.
10 trilhos para curar a ressaca do ano novo
Nada como uma boa caminhada ao ar livre para compensar os excessos de dezembro. Opções não faltam, até porque muitas vezes a natureza está mesmo ao virar da esquina, como se comprova nestes trilhos, todos apenas a uma hora (ou menos) de distância de Lisboa e do Porto.
O que é considerado um objeto pessoal num voo?
Embarcar numa viagem cheia pode ser um desafio logístico, especialmente quando se trata de encontrar espaço para todas as bagagens a bordo. Nesse cenário, os objetos pessoais tornam-se peças fundamentais do quebra-cabeça "o que cabe onde".
Square 2025. Um festival para redescobrir o Atlântico através da música e da cultura
Entre 29 de janeiro e 1 de fevereiro, o Square 2025 transforma Braga e cidades vizinhas numa celebração vibrante de música e diálogo cultural. Artistas, pensadores e público encontram-se num festival que une tradições e inovação à escala atlântica.
Jet Lag: como combatê-lo? Ex-hospedeiros de bordo aconselham
A sensação de fadiga, dificuldade em dormir e a desorietação podem tornar uma viagem impossível de se aproveitar, mas com algumas indicações o jet lag pode tornar-se superável.
Estes foram os 10 aeroportos mais movimentados de 2024
Milhões de pessoas viajam pelo mundo anualmente e alguns aeroportos tornaram-se o centro deste movimento. Eis o que dizem as estatísticas.
Conhecido pelas suas incríveis cenas de ação em filmes clássicos de Hollywood, Bruce Lee tornou-se numa “lenda” das artes marciais e dos grandes ecrãs.
Um estudo de uma empresa inglesa descobriu que a opção "aceder ao microfone" pode estar a fazer com que lhe apareçam anúncios publicitários aparentemente personalizados.
Sete copos, sete símbolos de fortuna. A coleção da nova marca do Grupo Vista Alegre transforma cada café num ritual de sorte.
Este concurso europeu teve início em 2011 e tem como objetivo promover a consciencialização para a preservação do património natural. Este ano, a famosa testemunha arbórea dos amores contrariados de Pedro e Inês fui suplantada apenas por uma faia polaca.