Prazeres / Sabores

Uma experiência gastronómica entre o tradicional e o moderno

Como forma de trazer os sabores locais aos seus hospedes, os Octant Hotels pretendem proporcionar uma viagem pelos saberes e sabores locais, num ambiente familiar e acolhedor em que as refeições serão confecionadas por cozinheiras locais.

Foto: DR
13 de outubro de 2023 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar

Conhecidos pela sua singularidade, os Octant Hotels - uma cadeira de hotéis de norte a sul de Portugal - procuram explorar o local, a cultura, a comida e as pessoas da sua envolvente, com a nova iniciativa "Como em Casa". Através da iniciativa, pretende-se dar a conhecer os sabores locais de uma forma inovadora, pelas mãos das cozinheiras da aldeia e do chef de cada um dos hotéis. Este evento acontecerá uma vez por mês entre novembro e maio de 2024.

No dia 4 de novembro, na cozinha do Octant Évora, duas experientes cozinheiras, vindas da aldeia da de Nossa Senhora de Machede, juntam-se ao chef Tiago Sales, responsável pela carta do hotel, para criar um almoço tipicamente alentejano. Este almoço será uma recriação do ambiente das cozinhas da D. Ermelinda Alvorado e da D. Isabel Sapata, onde o carinho e amor pela culinária são dedicados aos familiares e amigos. 

D. Isabel Sapata na iniciativa
D. Isabel Sapata na iniciativa "Como em Casa" Foto: DR

O menu contará com pratos típicos da região, como os tradicionais petiscos de pezinhos de porco e bacalhau frito. A sopa, como em casa, terá uma presença assídua à mesa e os pratos principais consistem no ensopado de borrego e no Cação Frito, bem à moda do Alentejo. Para terminar, com a companhia do chef Tiago Sales, da D. Ermelinda e da D. Isabel, os clientes poderão aproveitar do arroz doce polvilhado com canela, pudim de ovos e bêbados (doce à base de farinha, com vinho branco, e muito apreciado nesta região do Alentejo).

Após a partida em Évora, a experiência "Como em Casa" acontecerá no Octant Praia Verde nos dias 8 e 9 de dezembro. Para mais informações sobre as datas e os locais, poderá consultar o site do Octant Hotels.

Saiba mais Alentejo, Évora, Octant Hotels, Chef Tiago Sales, Comida
Relacionadas

Um jantar vínico inspirado nas Rotas de Navegação

O Grand Hotel Açores Atlântico prepara-se para brindar à quinta edição do seu requintado jantar vínico, marcado para o dia 3 de novembro. Neste evento, que se inspira nas antigas rotas marítimas, o foco recai sobre as notáveis travessias que uniram os Açores ao Reino Unido no Oceano Atlântico, recriando um período de prosperidade agrícola nas ilhas: o Ciclo da Laranja.

Fomos à marisqueira mais fancy da cidade

A Real Nunes Marisqueira reabriu numa nova morada, com uma decoração assombrosa de elegante e um cardápio que fará água na boca até aos menos apreciadores de crustáceos.

Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.