Uma experiência gastronómica entre o tradicional e o moderno
Como forma de trazer os sabores locais aos seus hospedes, os Octant Hotels pretendem proporcionar uma viagem pelos saberes e sabores locais, num ambiente familiar e acolhedor em que as refeições serão confecionadas por cozinheiras locais.

Conhecidos pela sua singularidade, os Octant Hotels - uma cadeira de hotéis de norte a sul de Portugal - procuram explorar o local, a cultura, a comida e as pessoas da sua envolvente, com a nova iniciativa "Como em Casa". Através da iniciativa, pretende-se dar a conhecer os sabores locais de uma forma inovadora, pelas mãos das cozinheiras da aldeia e do chef de cada um dos hotéis. Este evento acontecerá uma vez por mês entre novembro e maio de 2024.
No dia 4 de novembro, na cozinha do Octant Évora, duas experientes cozinheiras, vindas da aldeia da de Nossa Senhora de Machede, juntam-se ao chef Tiago Sales, responsável pela carta do hotel, para criar um almoço tipicamente alentejano. Este almoço será uma recriação do ambiente das cozinhas da D. Ermelinda Alvorado e da D. Isabel Sapata, onde o carinho e amor pela culinária são dedicados aos familiares e amigos.

O menu contará com pratos típicos da região, como os tradicionais petiscos de pezinhos de porco e bacalhau frito. A sopa, como em casa, terá uma presença assídua à mesa e os pratos principais consistem no ensopado de borrego e no Cação Frito, bem à moda do Alentejo. Para terminar, com a companhia do chef Tiago Sales, da D. Ermelinda e da D. Isabel, os clientes poderão aproveitar do arroz doce polvilhado com canela, pudim de ovos e bêbados (doce à base de farinha, com vinho branco, e muito apreciado nesta região do Alentejo).
Após a partida em Évora, a experiência "Como em Casa" acontecerá no Octant Praia Verde nos dias 8 e 9 de dezembro. Para mais informações sobre as datas e os locais, poderá consultar o site do Octant Hotels.
Gin sem álcool e cocktails de alfazema: os mocktails são tão bons como a versão "regada"?
Quatro novos cocktails do bar do Crowne Plaza Porto provam-nos que vale a pena rendermo-nos às versões sem álcool daquela que é uma das bebidas preferidas do verão.
Receita. Tagliatelle de lulas do chef Cyril Devilliers
O molusco come-se sobretudo no litoral, nos pratos mais diversos. Esta versão italiana faz sentido nas cartas portuguesas.
4 vinhos e as suas histórias: Dois tintos do Douro, um branco velho alentejano e um verde que aposta no terroir
Setembro ainda é o mês das vindimas. Por exemplo, na região dos vinhos verdes, a colheita estende-se até ao final do mês e, por vezes, até outubro. Em destaque, um verde, um duriense tradicional, um tinto de altitude e um branco de vinhas velhas.
Fomos à marisqueira mais fancy da cidade
A Real Nunes Marisqueira reabriu numa nova morada, com uma decoração assombrosa de elegante e um cardápio que fará água na boca até aos menos apreciadores de crustáceos.
Um jantar vínico inspirado nas Rotas de Navegação
O Grand Hotel Açores Atlântico prepara-se para brindar à quinta edição do seu requintado jantar vínico, marcado para o dia 3 de novembro. Neste evento, que se inspira nas antigas rotas marítimas, o foco recai sobre as notáveis travessias que uniram os Açores ao Reino Unido no Oceano Atlântico, recriando um período de prosperidade agrícola nas ilhas: o Ciclo da Laranja.
4 vinhos e as suas histórias: Dois brancos, um tinto e um rosé todos com "a marca" de Património da Humanidade
Chegou a hora da vinha descansar depois de meses a produzir. Em destaque, dois brancos com propósitos diferentes nas suas quintas, um tinto que é uma nova aposta e um rosé arrebatado às vinhas velhas durienses.
O reconhecido chef inglês tem reinterpretado alguns dos pratos portugueses mais tradicionais. Depois do desastre da reinterpretação do pequeno almoço, chega agora a versão da bifana.
Estudos indicam que, quando consumida com moderação — à medida do que acontece com o vinho —, a cerveja poderá ser tão benéfica para a saúde quanto é o néctar de Baco.
A 8ª edição do Concurso de Vinhos de Portugal escolheu os vencedores entre 1400 candidaturas. A região mais medalhada foi o Douro, seguindo-se as regiões do Dão e Alentejo.
O restaurante de street food SOI acrescentou à sua ementa um prato que acredita ser pornograficamente bom.