Viver

Liderança no trabalho não é só mandar, revela um recrutador

Ocupar um cargo de chefia requer muito mais que delegar tarefas. Existem cinco aspetos essenciais de liderança que os empregadores procuram.

Foto: Pexels
17 de outubro de 2023 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar

Apresentar-se como um líder, tanto no CV como numa entrevista, pode ajudá-lo a conseguir o emprego que procura, ou até mesmo a subir de cargo. Andrew Fennell, antigo recrutador em Londres e fundador da StandOut CV, explica num artigo da Forbes americana, que a comunicação é a qualidade mais importante a ter.

Como seres humanos, esta é a base da nossa atividade, precisamos de comunicar para manter as nossas relações com os outros e no trabalho, isto não fica para trás. Esta qualidade engloba várias competências-chave, incluindo a oralidade, a audição, a escrita e a comunicação visual, sendo por isso a qualidade mais importante de um bom líder. Se não houver uma boa relação entre as pessoas num trabalho, as coisas podem correr muito mal rapidamente, explica o especialista.

Com isto, entramos numa outra vertente importante – as competências interpessoais. Segundo Fennell, isto é "utilizado para formar e manter relações significativas no local de trabalho". Por outras palavras, é importante construirmos relações saudáveis com as pessoas do trabalho, mas também com os clientes e consumidores.

A resolução de problemas é o terceiro aspeto realçado, pois esta é uma habilidade essencial em grande parte das funções, mas quando se ocupa uma posição de liderança, torna-se ainda mais vital. Quando os líderes abordam problemas de forma segura e regular, é provável que as suas equipas depositem maior confiança neles e se sintam mais à vontade em procurá-los em momentos críticos.

Fennel indica ainda a capacidade de tomar decisões: é também uma particularidade importante a ter num líder. O ex-recrutador reforça ainda que "ser capaz de tomar decisões demonstra confiança e responsabilidade, bem como a capacidade de ponderar a informação fornecida e de agir, mesmo que isso signifique correr um risco calculado. Mas, mais do que isso, ser um líder não significa apenas tomar decisões, mas também apoiar.

O último aspeto referido no artigo é a delegação, ou seja, a capacidade que um líder tem em atribuir tarefas à sua equipa e colegas. Isto demonstra que reconhece a impossibilidade de fazer tudo sozinho e que apresenta também uma boa gestão do tempo, outra competência importante que os empregadores procurarão num bom candidato.

Saiba mais Empregador, Trabalho, Comunicação, Decisões, Delegação
Relacionadas

Uma seleção toda empoderada

O tempo das calculadoras já lá vai. Quem viu Portugal jogar as fases de apuramento para Mundiais e Europeus nos anos 90, sabe bem do que se trata: faltava sempre um golo, havia sempre um azar, calhava sempre mal um sorteio, um malandro de um árbitro. Hoje não é assim: Portugal tem, talvez, a mais poderosa seleção da Europa.

Elon Musk. A tentação do Super-homem

O patrão da Tesla, da SpaceX e do Twitter tanto é provocador como incontrolável. O autoproclamado demiurgo ainda não parou de experimentar novos limites.

Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.

Viver Isto Lembra-me Uma História: Os três grandes e o fim da época

Há muitas maneiras de contar o tempo quando as competições de futebol entram na reta final. Há quem conte os segundos até se sagrar efetivamente campeão. Há quem olhe para o calendário e só deseje que os meses passem para que chegue uma nova época. Cada adepto de cada clube tem os seus motivos - mas convém ir olhando para o passado, não como forma de passar o tempo, mas para que se evitem equívocos futuros.