“Alexandre Silva convida” está de regresso com dupla de renome
É já no próximo mês que o chef do restaurante LOCO volta à cozinha do Immerso para protagonizar novamente esta iniciativa, onde convida nomes marcantes da gastronomia nacional para jantares a quatro mãos.

É já no próximo mês de junho que a iniciativa "Alexandre Silva convida" regressa e em dose dupla. E porque a chegada do calor nada mais chama do que encontros e boa comida, o chef Alexandre Silva volta a trazer até à cozinha do hotel Immerso dois nomes, muito conhecidos na cozinha portuguesa, para duas noites onde o melhor da criatividade e da gastronomia nacional vão ser o centro do prato. A iniciativa já trouxe chefs como Rodrigo Castelo, Carlos Teixeira e Vasco Coelho Santos à Ericeira, e para fazer da comida uma celebração memorável.

A primeira noite tem data marcada para 4 de junho e terá o chef Pedro Pena Bastos como convidado, num jantar que terá lugar no Emme, restaurante do hotel. O objetivo será tirar o melhor partido dos produtos da época e do melhor que se pode encontrar na horta do Immerso. Assim, o menu será dividido em oito momentos, com propostas como Tamboril com cantarelos, lombarda e molho goês e Borrego com couve-flor tostada, jus e couve-de-bruxelas, os dois momentos principais do jantar, além de uma variada seleção de snacks e entradas pensadas pela dupla. Para finalizar, não poderiam faltar as sobremesas, um Gelado de leite e pão com alperce e cidreira, e uma combinação criativa de Morangos com requeijão.

Logo duas semanas depois, o restaurante volta a abrir portas ao segundo convidado. A 17 de junho, chega a vez do chef Kiko Martins marcar presença no palco do Emme on Fire, com um jantar no exterior. A proposta baseia-se num fine dining no fogo, onde os convidados poderão usufruir do fire pit do anfiteatro e da vista para o mar, permitindo que todos possam assistir à preparação dos pratos num ambiente a céu aberto. O menu ainda está a ser revisto pela equipa, pelo que não há ainda informações dos pratos para este jantar.

Alexandre Silva é principalmente conhecido pela sua participação no programa Top Chef, que venceu em 2021. Formou-se em cozinha/pastelaria em Lisboa e em Gastronomia Molecular, no Instituto Superior de Agronomia. Foi com o projeto Bocca que, entre 2007 a 2012, começou a mostrar o seu verdadeiro talento e algumas das suas ideias. Esse espírito criativo levou-o até ao Alentejo, onde inaugurou o Alentejo Marmóris Hotel & Spa como chef-executivo. Regressa mais tarde a Lisboa para abrir o seu primeiro negócio, o espaço "Alexandre Silva no Mercado", no Mercado da Ribeira. Daí até ser chef-executivo do restaurante LOCO, o passo deu-se sozinho. Agora, volta a ser convidado para ir até ao Immerso, hotel de 5 estrelas, e trazer dois amigos para cozinhar com ele jantares a quatro mãos.

A primeira noite terá um valor de €120 por pessoa, com bebidas incluídas. Já a segunda, conta com um preço de €85 por pessoa, mas sem bebidas. Ambos os jantares terão início às 19h30 e as reservas já podem ser solicitadas através do email reservas@immerso.pt.
Um serão bem passado no Palácio do Governador
É neste luxuoso boutique hotel em Lisboa, reconstruído no local da casa do antigo governador da Torre de Belém, que fica o Po Tat. Um restaurante com um nome inusitado que celebra o espírito dos navegadores com uma culinária de inspiração portuguesa e pan-asiática.
Feitoria é o melhor restaurante português nos Top Restaurants Europe
O Feitoria Restaurante & Wine Bar, do chef André Cruz, subiu hoje 28 posições no ranking de melhores restaurantes europeus e conquista a 129ª posição na lista de 2025. É agora considerado um dos melhores restaurantes do país e reforça a gastronomia portuguesa pelo mundo fora.
“12 Chefs 12 Meses” de volta ao Kampo
O restaurante do chef Júlio Pereira volta a dar vida à iniciativa que junta uma dúzia de protagonistas da gastronomia nacional e internacional. O primeiro convidado especial é o chef polaco Grzegorz Lapanowski, já a 31 de maio. O almoço a quatro mãos vai por o terroir madeirense no centro do prato.
Restart. O novo restaurante do grupo Vila Foz é também uma galeria de arte com varanda sobre o Douro
Arnaldo Azevedo assina o menu do espaço de restauração da Maison Bleue, boutique hotel em que a arte contemporânea é protagonista.
MOGA Caparica. Cinco dias de música na praia
Já começou a quinta edição do MOGA Caparica, um festival que nasceu em Essaouira, em Marrocos, e é inspirado pela cultura boémia, o Atlântico e o estilo de vida descontraído e orientado para o surf, unindo os apreciadores de música eletrónica.
A cozinha madeirense junta-se em Évora para um almoço a 4 mãos
Os chefs Afonso Dantas e Octávio Freitas unem-se uma vez mais numa experiência gastronómica a 15 de junho. “Da horta à mesa, do rio ao mar” traz para A Cozinha do Paço o melhor da terra, harmonizado com vinhos de referência.
Penha Longa Resort: o verão num mosteiro de luxo
A apenas 30 minutos de Lisboa, o Resort de cinco estrelas convida a escapar à rotina e a viver experiências para toda a família. Inserido no Parque Natural de Sintra-Cascais e integrado num mosteiro do século XIV, o Penha Longa tem propostas que vão das massagens e provas de vinho ao golfe e aos almoços à beira da piscina.
Casa do Lago by SOI, um pop-up inspirado na cozinha asiática
De junho a setembro, nos jardins do Hotel Pestana Palace Lisboa, poderá provar alguns dos melhores sabores das grandes metrópoles do oriente, em colaboração com o SOI Asian Street Food. Num ambiente que mistura gastronomia com música, esta é a opção para aproveitar neste verão.
Novo chef, novos pratos e novos cocktails de autor. Há muito para descobrir no L’Égoïste
Miguel Pinto trouxe os sabores mediterrânicos ao restaurante do luxuoso Renaissance, cuja piscina infinita com vista sobre o Porto tem tudo para ser ponto de paragem obrigatória neste verão.
Duzentas gramas de carne dry aged, com pelo menos 60 dias de maturação, cheddar inglês e melaço de bacon são os ingredientes que dão forma à receita vencedora do Holy Sandwich Shop.
Situado numa igreja abandonada, o Santa Joana preparou uma carta especial para a temporada de verão. Será caso para dizer: "é de bradar aos céus"?
Um colheita tardia de Favaios calha bem à sobremesa e não só. O rosé do Alentejo ou o “verde” de Portugal Ramos, e ainda os dois tintos do Alentejo e do Douro, completam o ramalhete.
A Quinta Nova está cheia de novidades, incluindo as novas colheitas dos Referência P28/P21 e P29/P21, este último eleito o Melhor Vinho pela ViniPortugal.