‘Eclipse’: jantares a quatro mãos com estrelas Michelin
Entre maio e novembro, o chef Pedro Pinto vai juntar outros quatro chefs com estrelas Michelin no restaurante Solalua. A proposta? Oito noites onde cada prato é um verdadeiro eclipse celestial.

Quatro chefs, quatro estrelas Michelin e oito noites dedicadas à alta gastronomia. Esta é a proposta do chef Pedro Pinto para o evento "Eclipse", que terá lugar entre maio e novembro no seu novo restaurante, o Solalua, no Algarve. O conceito baseia-se na identidade do próprio espaço, inspirado na ideia de um alinhamento especial — tal como um eclipse celestial — para descrever a união entre dois chefs.
Natural de Ovar, Pedro Pinto é o chef executivo do Viceroy at Ombria Algarve, hotel de luxo para o qual trouxe a sua experiência depois de trabalhar com algumas das mais prestigiadas cozinhas da Europa, como o AbaC Barcelona e o Vila Joya. Agora, é com o Solalua que apresenta a sua cozinha. "O projeto Eclipse representa a essência do que queremos criar no Solalua: uma celebração da gastronomia portuguesa contemporânea onde a tradição encontra inovação. Cada jantar será uma verdadeira fusão de sabores, técnicas e visões culinárias, permitindo aos nossos hóspedes e clientes uma experiência gastronómica única onde a cozinha algarvia dialoga com diferentes interpretações da gastronomia nacional", explica Pedro Pinto.

O "Eclipse" terá início nas noites de 2 e 3 de maio, com a participação de Vasco Coelho Santos como chef convidado. Formado no Atelier de Cozinha Michel, construiu o seu percurso entre várias cozinhas internacionais até abrir o seu projeto próprio, o Euskalduna Studio no Porto, com o qual conquistou uma estrela Michelin em 2023. Conhecido pelos pratos onde une influências globais e ingredientes portugueses, hoje lidera um grupo de restauração com vários projetos, que inclui uma padaria e uma peixaria.
A segunda colaboração fica agendada para os dias 11 e 12 de julho e contará com Henrique Sá Pessoa, um dos nomes mais reconhecidos da cozinha portuguesa. Foi com o seu restaurante Alma, em Lisboa, que recebeu a sua primeira estrela Michelin, em 2016, e a segunda, em 2018. Paralelamente, o chef expandiu a sua presença para fora do país e conta igualmente com restaurantes em Miami, Londres, Macau e Amesterdão.
Nos dias 12 e 13 de setembro, o evento recebe Alexandre Silva, chef do restaurante Loco, também em Lisboa. Conhecido pelo seu trabalho de reinvenção da cozinha portuguesa, foi distinguido pela Academia Internacional de Gastronomia como Chef D’Avenir — Chef do Futuro — em 2021. Por último, mas não menos importante, o "Eclipse" terminará com Louise Bourrat, nos dias 7 e 8 de novembro. A chef luso-francesa, que está à frente da cozinha do Boubou`s, no Príncipe Real, foi vencedora do Top Chef França em 2022 e Chef Revelação 2024 nos Prémios Mesa Marcada. Atualmente, é uma das vozes da nova geração de chefs portugueses.

Cada jantar tem um preço de €225 por pessoa e será composto por um menu de degustação com 10 momentos, cinco deles com pratos preparados pelo chef Pedro Pinto, focados na gastronomia algarvia, e outras cinco criações assinadas pelo chef convidado. As reservas são limitadas a 25 convidados por noite. Estão disponíveis por telefone (289 078 300) ou através do e-mail (voa.info@viceroy.com).
Graham's lança primeiro Porto Tawny 80 anos. São €2.000 por garrafa
A edição especial histórica está limitada a 600 unidades. Foi elaborada originalmente por Charles Symington em tributo ao pai, Peter Symington, e chega em celebração dos 200 anos da casa.
Foi na casa onde nasceu que Nacho Manzano abriu um restaurante com três estrelas Michelin
O chef espanhol foi convidado para tomar conta dos restaurantes do hotel Tivoli Kopke, em Vila Nova de Gaia. Cresceu, viveu e trabalha numa pequena aldeia nas Astúrias.
SOI. Cada dentada, uma surpresa
No coração do Cais do Sodré, fomos levados numa viagem vibrante pelos sabores intensos da street food asiática, com a assinatura criativa do chef Maurício Vale. Inspirado nas ruas da Tailândia, cada prato é uma surpresa que mistura autenticidade, irreverência e memória.
Torel Palace volta a receber degustação de vinhos com petiscos e música ao vivo
Durante três dias, o vinho, a gastronomia e a cultura encontram-se na capital. O palacete lisboeta prepara-se para receber a 3.ª edição do Vinho da Casa, um evento que irá juntar alguns dos melhores vinhos e produtores portugueses, chefs estrelados e artistas musicais num ambiente único.
Delta Coffee House junta-se à tendência e lança bebida inspirada no chocolate do Dubai
A marca portuguesa juntou o café à mistura de chocolate com pistáchio que tomou conta das redes sociais. A experiência já pode ser encontrada pelos mais curiosos em Lisboa e no Porto.
No próximo domingo, o hotel de charme organiza um almoço especial para assinalar o Dia da Mãe. Num ambiente de charme e história, famílias poderão desfrutar de uma refeição pensada para assinalar a data de forma tranquila e memorável (sem se preocuparem com tachos).
A partir do próximo mês, o restaurante lisboeta Canalha regressa com um pop-up ao Sublime. O chef português - e criador do projeto - traz para a mesa uma carta que celebra os produtos nacionais e uma cozinha descomplicada, num ambiente onde a sofisticação e a tranquilidade se encontram no seu melhor.
Marcelo Araújo e Patrícia Berardi tinham o sonho de produzir grandes vinhos no Dão. E fizeram como na Borgonha, aproveitando pequenas diferenças de terroir para conseguir um resultado ora mais estruturado e intenso, ora mais elegante e fresco. Não há nada como ver um sonho realizado.
Numa noite marcada por sabores intensos e surpreendentes, descobrimos uma cozinha que se revela na simplicidade dos ingredientes e na ousadia das combinações. Cada prato foi uma experiência sensorial, feita de contrastes e autenticidade genuína.