MOGA Caparica. Cinco dias de música na praia
Já começou a quinta edição do MOGA Caparica, um festival que nasceu em Essaouira, em Marrocos, e é inspirado pela cultura boémia, o Atlântico e o estilo de vida descontraído e orientado para o surf, unindo os apreciadores de música eletrónica.

Esta amostra de verão abrasador não podia ter chegado em melhor altura. Em vez de começar já a tirar a ventoinha da arrecadação, que tal ir buscar o fato de banho e a toalha de praia e preparar-se para um fim-de-semana na Caparica? É que já começou – e dura até domingo, dia 1 de junho – a quinta edição do MOGA, o festival que junta música, praia, sol, gastronomia e cultura. Nunca ouviu falar? É natural, o MOGA nasceu em Essaouira, em Marrocos, em 2016, e é aquilo a que se chama um "festival boutique", quer isto dizer que é um evento que junta muita gente, mas não demasiada. Para este ano, são esperadas 28 mil pessoas. E lembre-se que, entre um evento e outro, pode ir até à praia dar um mergulho – que é um luxo que a maior parte dos festivais de verão não oferece. Além disso, no ano passado, o MOGA Caparica foi considerado o Melhor Festival do Sul da Europa nos Heavent Festival Awards-Paris. Está a parecer cada vez mais tentador, não está?

Então, vamos ao programa. As atividades do MOGA dividem-se em OFF e IN. No programa OFF, há uma série de eventos culturais, gastronómicos, desportivos, talks e diversas festas, a maioria de entrada livre e que, como diz, em comunicado, Mathieu Corosine, co-fundador do MOGA "são uma forma de dar a conhecer o destino, em colaboração com espaços noturnos em toda a Caparica, destacando e dando a conhecer artistas locais e talentos emergentes." E, como há visitantes de mais de 50 nacionalidades, dar a conhecer a Caparica é mesmo um aspeto essencial. Cada edição do MOGA é estruturada com base nas características específicas da região e com apelo global, sempre com espaço para a exploração artística e intelectual, e fusão cultural.
A grande novidade deste ano do programa OFF são as sessões de cinema ao ar livre, com capacidade para 100 pessoas, e que terão lugar no Alma Caparica, na Praia Nova. Estas sessões são organizadas em colaboração com o Marrakech Short Film Festival, já que os filmes apresentados são uma seleção de nove curtas da última edição deste festival. Para além de cinema, há também festas e sunsets na praia, apresentações intimistas, sessões de yoga, surf, concertos de música e palestras.

Já no programa IN, a música (em especial a eletrónica) é a grande rainha destas noites quentes. O IN acontece no recinto da Praia da Morena, que – ao contrário do OFF, que começou logo no dia 28 – abre as portas ao MOGA dia 30 de maio às 16h e vai até 1 de junho, com uma experiência que promete ser inesquecível. Entre os artistas internacionais e nacionais, dos mais conhecidos aos emergentes, o vai ser possível ver e ouvir Blond:ish, DJ Harvey, DJ Tennis, Jamie Jones, Luciano, Richy Ahmed, Shimza, Megatronic, Seth Troxler, Rui Vargas e ainda coletividades como Bloop, Collect, Boavista and Succo Agency, Cadenza, Life & Death, Yoyaku e Reload.
E porque o último dia do festival calha a ser também o Dia Mundial da Criança, há também um conjunto de atividades a pensar nos mais pequenos. O MOGA Kids começa assim às 9h de domingo com aulas de surf, yoga e surf skate, seguidas de uma festa para famílias, ao ar livre, no Parque da Cidade.

O MOGA é um festival boutique dedicado à música eletrónica e inspirado pela cultura boémia, o Atlântico e o estilo de vida descontraído e orientado para o surf. A singularidade do festival reside no facto de unir festivaleiros de todo o mundo em torno da dança, música, arte e bem-estar, mas também em valores como a partilha, a abertura, o intercâmbio e a interculturalidade. Uma espécie de tribo nómada – a MOGA Tribe – que tende a seguir o festival para onde ele vai. E, em julho, o MOGA vai para Cádis – a sua primeira edição em Espanha.
Os bilhetes estão à venda no site do MOGA, onde há passes de um, dois e três dias, incluindo opções VIP.
“Alexandre Silva convida” está de regresso com dupla de renome
É já no próximo mês que o chef do restaurante LOCO volta à cozinha do Immerso para protagonizar novamente esta iniciativa, onde convida nomes marcantes da gastronomia nacional para jantares a quatro mãos.
Village Underground recebe festival de música e vinho
No fim de semana de 7 e 8 de junho, a quarta edição do evento Grapes & Grooves abre portas. Para além de uma seleção de vinhos de pequenos produtores portugueses, o festival traz-nos música, comida e outras experiências que nos levam a entrar no verão com o pé direito.
Mainova: um espaço onde a criatividade se faz acompanhar por um copo de vinho
A marca de vinhos e azeites acaba de abrir portas à sua nova pop-up, em Campo de Ourique, para trazer o Alto Alentejo até à capital. O objetivo é dar a conhecer, provar e adquirir toda a gama de produtos da marca, juntamente com algumas experiências surpresa.
MED 2025: Loulé volta a ser o palco onde o mundo se encontra
Entre os dias 25 e 29 de junho, o centro histórico de Loulé transforma-se, uma vez mais, no epicentro da diversidade cultural e musical com a realização da XXI edição do Festival MED. Num cenário que alia o património da cidade à música do mundo, o festival regressa com cinco dias repletos de sons, cores, sabores e experiências únicas, afirmando-se como um dos eventos culturais mais marcantes do verão português.
Exposição. Quando os infernos de Ana Torrie e de Paula Rego se cruzam
A célebre frase de Jean-Paul Sartre dá título à exposição desta artista plástica. Um conjunto de obras que remete para os conflitos internos que se geram a partir do olhar e julgamento dos outros, e que integra o ciclo de exposições temporárias da Casa das Histórias Paula Rego. Para visitar até dia 16 de outubro.
Marta Ortega, herdeira do grupo Inditex, adquiriu um apartamento na luxuosa residência Villa Paris, no centro de Madrid, com vista para a Praça Villa de París, o Supremo Tribunal e a Igreja de Santa Bárbara. É um perfeito exemplo de luxo no imobiliário espanhol.
Com uma fortuna de mais de 350 milhões de euros, o jogador de futebol americano casado com a supermodelo brasileira Gisele Bündchen acumulou uma série de investimentos imobiliários.
De Portugal a França, estas moradias e villas de luxo supremo combinam o melhor de dois mundos: a elegância dos interiores com irresistíveis zonas ao ar livre.
De banhos de sol a mergulhos na piscina; de grutas mágicas a passeios por Marte. Punta Umbría, Aracena e Minas de Rio Tinto, na Andaluzia, são um verdadeiro paraíso do mundo dos resorts. Fomos lá e voltamos para contar a história.