Prazeres / Sabores

5 vinhos especiais que combinam com as festas

Dois brancos com curtimenta, dois tintos de sonho e um Porto muito antigo vão trazer uma alegria muito especial às festas.

Foto: DR
22 de dezembro de 2023 | Bruno Lobo

Quinta de Chocapalha Arinto Antigo 2020

O tradicional bacalhau de Natal vai melhor com brancos, e especialmente bem com Arinto, sobretudo com alguma idade e estágio em madeira. Na Quinta da Chocapalha, além de tratarem muito bem o Arinto, lançaram um vinho que parece perfeito para a altura, proveniente de uma vinha com mais de 30 anos de idade e que passou perto de 24 meses de estágio em barricas antigas e em contacto com as borras finas. O resultado foi um branco dourado, complexo, equilibrado e persistente na boca. Um excelente branco.

Arinto Antigo 2020
Arinto Antigo 2020 Foto: DR

Série Ímpar Curtimenta

Dizem que "três foi a conta que Deus fez", mas parece que Luís Sottomayor seguiu-lhe os passos ao produzir este branco especial a partir de uvas colhidas em três quintas da Sogrape no Douro, cada uma localizada numa das três sub-regiões. Mais, trata-se de um vinho de três colheitas distintas e que conta com três castas – Alvarinho, Arinto e Viosinho – fermentadas separadamente em três barricas de carvalho. A Série Ímpar oferece-nos sempre vinhos originais, praticamente irrepetíveis, e este ano não foi diferente, com este branco muito encorpado e extraído, que passou também por um processo de curtimenta (ou seja, o estágio em contacto com as películas e grainhas). Excelente intensidade e acidez, vai acompanhar na perfeição um bacalhau à lagareiro.

Série Ímpar
Série Ímpar Foto: DR

Mirabilis Tinto 2021

Já pensaram que o polvo, para se proteger, lança tinta? Tinta, não branca, por isso sigam o conselho do pobre animal e na hora de harmonizar escolham um bom tinto.  Este Mirabilis, da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, dispensa apresentações. É um dos grandes do Douro e este ano está especialmente afinado, resultado de um ano mais fresco. É sem dúvida um tinto poderoso, elegante e complexo na mesma medida, com frescura e uma acidez quase mentolada. Os taninos são sedosos e é muito gastronómico.

Mirabilis Tinto
Mirabilis Tinto Foto: DR

Reserva Especial 2014

O Reserva Especial, como sabemos, está numa posição ingrata. Por um lado, fica a deceção de não ter sido classificado de Barca Velha. Por outro, o prazer de poder beber um vinho que, para todos os efeitos, podia perfeitamente ter atingido esse estatuto de supra sumo, por um terço do valor. O que, se pensarmos bem, é uma vantagem para nós, consumidores… Este 2014 marca-nos sobretudo pela elegância, fruto também de ter sido um ano temperado, pela acidez viva e pelos taninos firmes, com um final enorme. O mais recente exemplar desta grande saga do Douro, à mesa, vai sublimar o melhor que o cabrito nos pode oferecer.

Reserva Especial
Reserva Especial Foto: DR

D’Alva Tawny 50 anos

Esta categoria dos Portos Tawny com 50 anos ainda é muito recente (antes o máximo eram 40), mas já nos começam a chegar exemplos do que podemos ganhar, como é o caso deste D’Alva, resultado da herança da histórica casa C. da Silva, fiel depositária de vinhos muito velhos. Cor âmbar e aromas muito ricos a frutas (ameixas e figos secos), amêndoas torradas, e especiarias. Intenso, é um vinho do Porto para ser apreciado com bons queijos ou sozinho, em alternativa às sobremesas mais doces.

D’Alva Tawny
D’Alva Tawny Foto: DR
Saiba mais Vinhos, Sabores, Gastronomia, Tinto, Branco, Porto, Natal, Festas
Relacionadas

4 vinhos que são autênticas experiências

Final do ano com algumas podas a decorrer numa altura em que o frio dita as horas de trabalho. Dois tintos que ditam uma experiência, um que tem dado que falar e um porto duriense declarado vintage.

8 vinhos Pinot Noir em prova na "1ª Sommelier Series"

Uma experiência no restaurante Sála que combina vinhos cuidadosamente selecionados, provenientes de regiões vinícolas prestigiadas, com um jantar pensado pelo chef João Sá. Limitado a oito pessoas, o evento está marcado para 16 de dezembro.

Um beachclub numa versão de inverno

Se há lá sensação melhor que encarar o mar durante o frio, num dia de sol, a comer o peixe do dia acabado de pescar. No inverno, todos os caminhos vão dar ao JNcQUOI Beach Club. Porque não?

Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.