Prazeres / Sabores

Será este o melhor champanhe do ano?

O Rare Millésime 2008 é, segundo um grupo de especialistas, uma garrafa para beber e recordar.

Foto: DR
27 de dezembro de 2023 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar

É o líquido dourado mais apetecível na época das festas e não é difícil perceber porquê. Com uma complexidade aromática e um equilíbrio notáveis, o bom champanhe quer-se fresco, equilibrado e autêntico. 

Os juízes do Champagne & Sparkling Wine World Championships concordam e é por isso que desempenham um papel crucial na avaliação de vinhos espumantes de todo o mundo. Esta prestigiada competição, que já vai na 12ª edição anual, reúne especialistas internacionais que, após duas semanas de avaliação no início do ano, revelam os resultados para 2023.

O título de "Campeão Mundial Supremo" foi concedido à colheita de 2008 do Millésime Rare Champagne da Piper-Heidsieck. Este reconhecimento não se refere a uma garrafa convencional, mas sim a um formato magnum, conferindo-lhe características de envelhecimento superiores devido ao seu tamanho de 1,5 litros. O gargalo mais estreito minimiza a presença de ar, reduzindo a aeração e a oxidação. 

O Millésime é conhecido pelo aroma distintivo que revela notas típicas de pera e maçapão, mas a colheita de 2008 adiciona uma concentração de elementos primaveris frescos, como flor de laranjeira, juntamente com um toque cítrico picante que permanece presente no paladar. Vendido a $209 (€189,77) por garrafa, que tem o dobro da quantidade padrão, este champanhe destaca-se pela complexidade e estrutura fora do comum.

Saiba mais Gastronomia, Champagne, Rare Millésime 2008, Piper-Heidsieck, Celebração, Eleito, Melhor do ano
Relacionadas

4 vinhos que são autênticas experiências

Final do ano com algumas podas a decorrer numa altura em que o frio dita as horas de trabalho. Dois tintos que ditam uma experiência, um que tem dado que falar e um porto duriense declarado vintage.

8 vinhos Pinot Noir em prova na "1ª Sommelier Series"

Uma experiência no restaurante Sála que combina vinhos cuidadosamente selecionados, provenientes de regiões vinícolas prestigiadas, com um jantar pensado pelo chef João Sá. Limitado a oito pessoas, o evento está marcado para 16 de dezembro.

Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.