Prazeres / Sabores

Vinho em garrafão para fazer um brilharete

A Vieira de Sousa recuperou o velho garrafão de 5 litros. Só que em vez da zurrapa habitual traz um belíssimo Reserva Especial 2011 do Douro. A pensar nas festas.

Foto: Gonçalo Villaverde
10 de novembro de 2023 | Bruno Lobo

2011 foi um ano lendário no Douro. Teve a maior a maior declaração vintage de sempre no vinho do Porto, foi ano de Barca Velha e até a influente crítica de vinhos Jancis Robinson terá declarado que era "impossível pensar em qualquer outra região do mundo, que tenha produzido melhores vinhos do que o Douro nesse ano". Na Vieira de Sousa, no entanto, esperava-lhes uma surpresa.

"Algumas barricas saíam fora da caixa", conta Luísa Vieira de Sousa, a enóloga da família. "O vinho estava anormalmente concentrado e não se enquadrava na oferta da casa", explica, acrescentando que era ao mesmo tempo um problema e uma oportunidade, uma vez que "o vinho, com mais algum tempo de estágio, tinha potencial para virar uma maravilha".

Vieira de Sousa Reserva Tinto 2011. Edição Especial Garrafão 5L
Vieira de Sousa Reserva Tinto 2011. Edição Especial Garrafão 5L Foto: Gonçalo Villaverde

As uvas vieram da velha Quinta da Água Alta, em Gouvinhas, na margem direita do rio Douro, onde, aliás, nascem muitos dos melhores Vinhos do Porto da VdS. É uma das mais antigas das cinco quintas desta empesa familiar, cuja origem remonta já ao século XIX, e a José Silvério Vieira de Sousa, o tetravô de Luísa e de Maria Vieira de Sousa, as duas irmãs que se ocupam agora do negócio.

A ideia do garrafão também partiu de Luísa, que "há já algum tempo queria fazer experiências com formatos maiores, mas estamos sempre em rutura de stock, pelo que esta era a oportunidade perfeita". A ideia do garrafão passa também por "manter algo que é tão tradicionalmente português, e que se estava a perder". Além disso, como se sabe, o vinho tem potencial para evoluir melhor em formatos maiores. Assim, depois de "um pouco mais de um ano de estágio em barricas novas de carvalho francês", o vinho foi então engarrafado e passou os últimos dez anos a estagiar e evoluir até "chegar ao perfil ideal" que Luísa imaginou.

Maria Vieira de Sousa (esquerda) e Luísa Vieira de Sousa (direita)
Maria Vieira de Sousa (esquerda) e Luísa Vieira de Sousa (direita) Foto: Gonçalo Villaverde

Trata-se de um blend de Touriga Nacional e Touriga Francesa, com enorme predominância desta última, uma das castas mais típicas, antigas e bem-adaptadas ao Douro, mas que encontramos quase sempre em lote. É um vinho de aromas vincados a fruta vermelha, e com taninos muito bem integrados. Perdeu aquele lado mais rude que apresentava, amaciou e desenvolveu complexidade. Embora tenha ainda alguma capacidade de envelhecimento, diríamos que está no auge e no ponto ideal de consumo.

Ao longo da década, as provas para testar a evolução do vinho foram feitas de uma forma muito pouco científica, mas bastante mais agradável: "à volta de uma mesa em reuniões familiares, e festas com amigos. Foi sempre essa a ideia por detrás do projeto", explica por sua vez Maria Viera de Sousa, a outra face da dupla, antes de concluir: "E com cinco litros é bom que seja para partilhar". Tem sido este o vinho de eleição para os natais e aniversários em família, ou para os encontros mais especiais entre amigos, o que ditou a que chegássemos a 2023 com apenas 150 garrafões. "Por sorte ninguém se casou", brinca Maria Alves de Sousa "ou não teríamos vinho para fazer esta Edição Especial"

Foto: Gonçalo Villaverde

Foi num desses almoços que surgiu a ideia deste garrafão especial, com uma base em cortiça e um look premium totalmente em linha com o vinho. Dos 150 garrafões, 50 são destinados ao internacional, mas 100 ficam por cá, e chegam ao mercado com um preço de 245 euros, o que, feitas as contas, é um valor muito aceitável para o brilharete que se arriscam a fazer. Vieira de Sousa Reserva Tinto 2011. Edição Especial Garrafão 5L – brevemente à mesa, numa festa perto de si.

Saiba mais Vinho, Porto, Garrafão, Quinta da Água Alta, Família
Relacionadas

Três vinhos já a pensar no Natal

Que melhor combinação pode existir que vinho e literatura? A pensar em momentos de prazer à lareira - e no presente que serve para vários amigos e familiares - a família Lima Mayer imaginou um pack que reúne um livro de Isabel Stilwell e três vinhos da casa. Esta e mais duas sugestões vinícolas.

Um jantar vínico inspirado nas Rotas de Navegação

O Grand Hotel Açores Atlântico prepara-se para brindar à quinta edição do seu requintado jantar vínico, marcado para o dia 3 de novembro. Neste evento, que se inspira nas antigas rotas marítimas, o foco recai sobre as notáveis travessias que uniram os Açores ao Reino Unido no Oceano Atlântico, recriando um período de prosperidade agrícola nas ilhas: o Ciclo da Laranja.

Ir a Vidago e trocar a famosa água pelo... vinho

No dia 2 de dezembro o Hotel Vidago Palace receberá a primeira edição do Trás-os-Montes Wine Experience, um evento dedicado aos amantes do vinho, que contará com um jantar e uma prova exclusiva.

Ramen com estrela Michelin por €9,16? Existe

Situado no coração de Tóquio fica o restaurante Ginza Hachigou do Chef Yasushi Matsumura. Com seis lugares ao balcão, apenas 70 pessoas, por dia, têm a oportunidade de provar este prato típico japonês.

Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.