Prazeres / Artes

Fotografias mais icónicas de Annie Leibovitz celebradas num livro XXL de edição limitada

Editada pela alemã Taschen, esta obra traz um olhar abrangente sobre a carreira da fotógrafa, numa versão perfeita para decorar a mesa de centro da sala.

Foto: Taschen
20 de abril de 2023 | Inês Aparício

Há quem defenda que uma casa sem livros é como um avião sem asa ou uma fogueira sem brasa (cantaria Adriana Calcanhotto). Por isso, há quem encha paredes com literatura de todo o tipo, dando mais vida ao lar. Mas existe também quem, além de estantes repletas de obras, exponha - literalmente - livros no centro das suas salas, como decoração, trazendo mais personalidade e arrojo ao espaço. E há boas notícias para essas pessoas: a Taschen, editora alemã que publica, principalmente, obras sobre Arte, criou uma edição limitada do livro XXL com imagens da fotógrafa Annie Leibovitz.

São apenas 2000 exemplares, em quatro versões diferentes, cujas capas trazem alguns dos retratos mais icónicos da artista. Keith Haring, Whoopi Goldberg, Patti Smith e David Byrne são os rostos que surgem na fronte desta Art Edition, que vem acompanhada por um print numerado, emoldurado e assinado pela fotógrafa. Enquanto a edição de Keith Haring tem 1000 cópias, o de Whoopi tem apenas 450 e os outros dois têm 275 cada.

Art Edition com Whoopi Goldberg, na capa.
Art Edition com Whoopi Goldberg, na capa.

Annie Leibovitz é considerada um dos nomes mais sonantes da indústria, tendo passado por revistas como a Rolling Stone, Vanity Fair e Vogue. As suas fotografias são facilmente reconhecidas por todo o mundo, em especial o retrato de Yoko Ono e John Lennon abraçados no chão, captada poucas horas antes do cantor dos Beatles ter falecido, em 1980, também parte da Art Edition.

Art Edition com Keith Haring, na capa.
Art Edition com Keith Haring, na capa.

O livro, que pesa casualmente cerca de 26kg e que demorou vários anos a ser desenvolvido, pode ser adquirido no site da Taschen.

Saiba mais Livro, Literatura, Fotografia, Annie Leibovitz, John Lennon, Taschen
Relacionadas

Rabo de Peixe, a segunda série portuguesa na Netflix

Com José Condessa, Helena Caldeira, Rodrigo Tomás, André Leitão e Kelly Bailey no elenco principal - quatro amigos que se envolvem numa aventura de tráfico de droga - a série foi filmada nesta zona da freguesia de Ribeira Grande, em São Miguel. Eis as primeiras imagens.

"Now and Then": a nova (e última) música dos Beatles

Paul McCartney e Ringo Starr, os dois únicos Beatles ainda vivos, acabam de lançar aquela que será a última canção da banda. Tem música e letra de John Lennon e participações de todos os outros elementos, incluindo George Harrison.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.