Prazeres / Artes

Viúva Lamego x Miguel Saraiva. Uma coleção de azulejos que joga com luz e sombra

A procura por dimensão e profundidade foi conseguida através de formas geométricas, numa linha inspirada nas décadas de 50 e 60.

A carregar o vídeo ...
20 de abril de 2023 | Inês Aparício

Círculos, triângulos, quadrados. Dentro e fora. Alto e baixo. Luz e sombra. Poderíamos resumir assim a inspiração da nova coleção de azulejos da emblemática Viúva Lamego, pensada em conjunto com Miguel Saraiva. Composta por três modelos diferentes, em duas cores - branco e verde -, a linha cruza a experiência e técnica da fábrica-atelier centenária e a perspetiva artística do arquiteto, num conjunto de peças dinâmicas e uma dimensionalidade única.

Para esta coleção de azulejos, disponíveis em dois tamanhos (14x14 e 10x10), Miguel Saraiva foi buscar inspiração ao modernismo, em especial nas décadas de 1950 e 1960, uma altura próspera para o azulejo enquanto elemento decorativo de interiores. Para lhe dar vida, começou por escavar a chacota, criando movimento, e, depois, adicionou formas geométricas com a mesma proporção, de modo a trazer harmonia às peças.

As noções de dimensão e profundidade eram também relevantes para o arquiteto. "Era importante para mim que, quando fosse feito o processo de vidragem, as zonas côncavas dos círculos, dos triângulos e dos quadrados absorvessem mais cor, dando, de certa forma, uma profundidade maior aos azulejos", declara, em comunicado.

Esta é mais uma união entre a Viúva Lamego e nomes sonantes do cenário artístico, nacional e internacional, particularmente Siza Vieira, Joana Vasconcelos e, mais recentemente, Manuel Aires Mateus, em 2020. 

Já com quase 175 anos de história, a marca está presente na Design Week de Milão com quatro painéis de azulejos decorativos, desenvolvidos em parceria com as artistas Henriette Arcelin, Bela Silva e o arquiteto Miguel Saraiva, até 23 de abril.

Saiba mais Viúva Lamego, Arte, Azulejaria, Arquitetura, Design, Tradição, Miguel Saraiva
Relacionadas
Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.

Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.