Prazeres / Artes

As histórias mais famosas sobre a guerra de Troia em livro

Uma obra sobre as fantásticas aventuras de Odisseu na altura do conflito bélico, ilustradas em mais de 190 páginas por alguns dos melhores artistas da era dourada da ilustração.

Foto: TASCHEN
04 de abril de 2023 | Ana Filipa Damião

O ser humano sempre se sentiu atraído pelo imaginário e desconhecido, pelos acontecimentos que não consegue explicar. E talvez seja por isso que a mitologia grega é uma das mais conhecidas no mundo, graças às suas histórias sobre magníficos deuses, quase indestrutíveis heróis e suas tragédias.

'Greek Myths: Tales of Troy and Odysseus' trata-se de uma coleção de contos sobre a guerra de Troia e de Odisseu, um dos nomes mais conhecidos da mitologia grega.
'Greek Myths: Tales of Troy and Odysseus' trata-se de uma coleção de contos sobre a guerra de Troia e de Odisseu, um dos nomes mais conhecidos da mitologia grega. Foto: TASCHEN

Greek Myths: Tales of Troy and Odysseus trata-se de uma coleção de contos sobre a guerra de Troia e suas personagens, compilados da obra alemã Sagen des klassischen Altertums de Gustav Schwab (1792-1850) e editado pela TASCHEN. Reúne ao todo 21 dos episódios mais famosos do conflito bélico e das aventuras de Odisseu (Ulisses em latim) - rei de Ítaca eternizado pelo poeta Homero em Ilíada e Odisseia -, até ao seu regresso a casa. Cada história é ilustrada por algumas das principais figuras da "idade do ouro" da ilustração (referente ao período entre, aproximadamente, 1880 e 1930), como Walter Crane, William Russell Flint, Newell Convers Wyeth e Virginia Frances Sterrett.

Cada história conta com ilustrações de artistas de renome do século XIX e XX.
Cada história conta com ilustrações de artistas de renome do século XIX e XX. Foto: TASCHEN
A obra tem como base os contos de Gustav Schwab (1792-1850).
A obra tem como base os contos de Gustav Schwab (1792-1850). Foto: TASCHEN

A obra contém ainda a árvore genealógica de deuses gregos, criada por Clifford Harper, uma introdução de Michael Siebler, que ajuda o leitor a imaginar os contos num contexto histórico, e um detalhado glossário das personagens mais importantes da mitologia em questão. Disponível a partir de 28 de abril, por €15, em TASCHEN.com.

A compilação contém também uma árvore genealógica dos deuses gregos e um glossário.
A compilação contém também uma árvore genealógica dos deuses gregos e um glossário. Foto: TASCHEN
Saiba mais Mitologia Grega, Guerra de Troia, Odisseu, Ulisses, TASCHEN, Gustav Schwab, Literatura, Ilustrações
Relacionadas

Rabo de Peixe, a segunda série portuguesa na Netflix

Com José Condessa, Helena Caldeira, Rodrigo Tomás, André Leitão e Kelly Bailey no elenco principal - quatro amigos que se envolvem numa aventura de tráfico de droga - a série foi filmada nesta zona da freguesia de Ribeira Grande, em São Miguel. Eis as primeiras imagens.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.