Prazeres / Artes

75 Canções de Sérgio Godinho reunidas em livro

Partituras, letras e cifras que são praticamente "rascunhos" das canções da vida do artista português, e que agora podem ser entendidas ao pormenor.

Foto: Getty Images
19 de maio de 2023 | Ângela Mata
Em celebração de uma carreira cheia de boas músicas para tocar ou para cantar, a editora Assírio & Alvim lança 75 canções - partituras, letras, cifras de Sérgio Godinho. Aqui podemos encontrar variadíssimas composições que fazem parte de uma já longa e prolífica carreira do cantautor português, todas elas alinhadas por ordem alfabética e com transcrições musicais de João Cabrita.

Na introdução, Sérgio Godinho lembra que, na adolescência, foram livros como este que o levaram "a experimentar as primeiras (e rudimentares) formas de escrita" e, até hoje, mantém-os à mão, porque contêm "dicas importantes, neste ofício intermitente da feitura de canções".

"75 canções - partituras, letras, cifras" de Sérgio Godinho

"Imitamos, transformamos, inventamos, emperramos e solucionamos, mas nunca a partir do nada - há sempre, num ponto de partida, de percurso ou de chegada, o que nos foi sugerido por outros saberes. Com livro ou sem livro, com ou sem Internet", escreveu nele Sérgio Godinho.

O livro é de grande formato (tem 308 páginas) e é composto por várias fotografias de Sérgio Godinho, a preto e branco, em várias épocas e praticamente sempre em palco.

Entre as 75 canções escolhidas estão músicas sobejamente conhecidas do repertório do cantor, como A noite passada, O primeiro dia, Liberdade e Com um brilhozinho nos olhos. A primeira e a última canções deste livro são O acesso bloqueado e A vida sobresselente, ambas do álbum Mútuo Consentimento, de 2011.

Sérgio Godinho diz que este tipo de livros "são aves raras" no panorama português, e lembra que "é um livro dinâmico, como a música deve ser". De lembrar que já houve outras edições deste livro: começou por se chamar 55 Canções, editado em 2007, depois 60 Canções (2012). Já está disponível nas livrarias.

Saiba mais Celebridades, Diversão, Música, Livro, Literatura, Sérgio Godinho, Canções
Relacionadas
Mais Lidas
Artes David Hockney. A maior exposição de sempre

Com 87 anos, o famoso artista plástico britânico esteve pessoalmente envolvido na escolha das cerca de 400 obras e na forma como foram dispostas. Uma mostra histórica para ver na Fundação Louis Vuitton, em Paris, até 31 de agosto.

Artes Um Rolls-Royce na mesa de centro

Parte miniatura automóvel, parte obra de arte, parte pisa-papéis e parte puzzle, o Cameo é uma peça de decoração muito especial. A carroçaria é construída através do encaixe de duas secções – uma em carvalho maciço e outra em alumínio polido – que, em conjunto, recriam o icónico acabamento em dois tons da marca.