Prazeres / Artes

A “Viagem”. Uma exposição de cerâmica e tapeçaria

Com a curadoria de Felipa Almeida, "Viagem" convida cinco artistas nacionais e internacionais a criar as suas peças em colaboração com a Manufactura das Tapeçarias de Portalegre.

Foto: DR
21 de março de 2023

Foi através de um convite feito pela Manufactura das Tapeçarias de Portalegre a Felipa Almeida, que a curadora pensou a sua mais recente exposição: "Viagem". Trata-se de uma exibição de tapeçaria e cerâmica que vai ficar patente até 1 de junho no espaço da Galeria Tapeçarias de Portalegre, em Lisboa, na qual é explorada a beleza, riqueza e variedade nos materiais, cores, artistas, épocas e linguagens nestes dois tipos de artes manuais.

A exposição 
A exposição "Viagem" conta com a assinatura de Felipa Almeida. Foto: DR

Felipa Almeida, que se formou em História de Arte, em Estudos Curatoriais, e História de Design, com uma passagem por Antropologia, colaborou com cinco artesãos da cerâmica - Aramy Machry, Oficina Marques, Henriette Arcelin, Maria Paz e Maud Théphany, todos de diferentes gerações, percursos e nacionalidades. Cada um deles criou uma peça de cerâmica diferente das restantes, inspiradas em alguns mestres da arte da tapeçaria, como Carlos Botelho, Cruzeiro Seixas, Emília Nadal e Menez. Claro que, a criatividade e o talento foram fatores essenciais neste projeto. 

Peça exposta na Galeria Tapeçarias de Portalegre, em Lisboa.
Peça exposta na Galeria Tapeçarias de Portalegre, em Lisboa. Foto: DR

Assim, coube a Aramy Machry partir de Ponta da Culatra para a sua peça,
enquanto a Oficina Marques criou um painel inspirado em Sol Doirado, de Carlos Botelho. Henriette Arcelin fez um painel de azulejos na Viúva Lamego celebrando a tapeçaria Estudo para um Auto-retrato, do mestre Cruzeiro Seixas. Maria Paz inspirou-se na tapeçaria de Menez, e Maud Théphany na de Emília Nadal.

"Viagem" conta com a colaboração de vários artesãos. Foto: Felipa Almeida

Onde? Galeria Tapeçarias de Portalegre, Rua Academia das Ciências, Lisboa. Quando? De 22 de março a 1 de junho às terças e quintas, das 14h às 19h30 (horário de funcionamento da galeria), ou em qualquer outro dia da semana, apenas por marcação. 

Saiba mais Arte, Exposição, Artesanato, Tapeçaria, Cerâmica, Felipa Almeida, Lisboa, Alentejo
Relacionadas

Tó Trips: “A música torna-me mais equilibrado”

O músico lisboeta está de volta em nome próprio com Popular Jaguar, um “álbum terapêutico e autobiográfico”, como revela nesta entrevista à Must, no qual viaja pelas várias geografias da sua música. Em paralelo, lançou também o livro Ínfimas Coisas, com fotografias, textos e memórias das muitas viagens que tem feito.

Mais Lidas