Prazeres / Sabores

Receita. Paleta de borrego do chef Rui Lima Santos

Um dos animais mais antigos na história com os estudiosos a datarem a domesticação a 9000 anos a.C. na região do Iraque, é o borrego, estrela desta receita. Em Portugal, faz parte das tradições e do receituário em várias versões.

Foto: D.R
23 de junho de 2023 | Augusto Freitas de Sousa

A confusão que normalmente se faz é simples de explicar: o carneiro é o macho da ovelha e os mais novos são cordeiros, anhos ou borregos. Esta receita de paleta (perna dianteira) de borrego degusta-se no escalabitano "Oh!Vargas".

Paleta de borrego

Rui Lima Santos, restaurante Oh!Vargas, Santarém

Para 2 pessoas

Tempo de preparação e confeção: 4 horas

Ingredientes:

  • 1 paleta de borrego
  • 1 cebola
  • 5 dentes de alho
  • 1 colher de chá de ‘pimentón de la Vera’
  • 100 ml de vinho branco
  • 200 ml de água
  • 2 talos de salsa
  • 1 talo de alecrim
  • 1 talo de tomilho
  • 50g de banha
  • 50 ml de azeite
  • Sal e pimenta 
Rui Lima Santos foi eleito na categoria de
Rui Lima Santos foi eleito na categoria de "Novo Talento" dos Prémios da AHRESP em 2022. Foto: D.R

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 150ºC. Num almofariz, fazer uma pasta com alho, pimentón de la Vera, salsa, alecrim e tomilho e juntar sal e pimenta a gosto. Regar a paleta de borrego com azeite e barrar com a pasta feita anteriormente. Laminar a cebola e colocar num tabuleiro de forno e, por cima, colocar a paleta, com a banha, o vinho branco e 200 ml de água. Tapar com folha de alumínio e levar ao forno durante três horas. Quando estiver pronto, retirar o papel de alumínio e subir o forno para 230ºC. Tostar no forno durante 10 minutos.

Por último, sirva a palete de borrego acompanhada de batatinha assada e grelos salteados.

Saiba mais Sabores, Gastronomia, Rui Lima Santos, Borrego, Santarém
Relacionadas

Terramay, comida para alimentar a alma

Na freguesia do Rosário, no Alandroal, mesmo em frente ao Guadiana, este projeto de agricultura regenerativa é a prova de que é possível aliar sustentabilidade e ativismo social com economia e empreendedorismo. Um conceito materializado no restaurante Raya, situado na praia fluvial das Azenhas d’El Rei, que no dia 5 de maio será também apresentado em Lisboa, no evento Soil to Soul.

INResonance. O evento que junta as vozes da alta gastronomia

Uma iniciativa da agência Lemon Zest, descreve-se como um catalisador de pensamento na área da gastronomia, mas não só. A primeira edição deste ciclo de jantares deu-se com o chef Pedro Sánches do estrelado Bága, na Andaluzia. Mais datas e nomes sonantes aproximam-se.

Restaurante. Esta Cenoura é Brava

Fine dining campestre parece um conceito difícil de digerir, mas só até nos sentarmos à mesa do Cenoura Brava, a nova morada a reter em Évora, com a chancela do Convento do Espinheiro.

Receita. Lagostim do rio pelo chef João Mourato

Este crustáceo de rio tem uma espécie própria no continente, “Astacus astacus”, conhecida por lagostim europeu e habita em rios e lagos na Europa. Em vários países, incluindo Portugal, é considerado uma iguaria.

Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.