Sabores / Prazeres

Receita. Paleta de borrego do chef Rui Lima Santos

Um dos animais mais antigos na história com os estudiosos a datarem a domesticação a 9000 anos a.C. na região do Iraque, é o borrego, estrela desta receita. Em Portugal, faz parte das tradições e do receituário em várias versões.

Foto: D.R
23 de junho de 2023 | Augusto Freitas de Sousa

A confusão que normalmente se faz é simples de explicar: o carneiro é o macho da ovelha e os mais novos são cordeiros, anhos ou borregos. Esta receita de paleta (perna dianteira) de borrego degusta-se no escalabitano "Oh!Vargas".

Paleta de borrego

Rui Lima Santos, restaurante Oh!Vargas, Santarém

Para 2 pessoas

Tempo de preparação e confeção: 4 horas

Ingredientes:

  • 1 paleta de borrego
  • 1 cebola
  • 5 dentes de alho
  • 1 colher de chá de ‘pimentón de la Vera’
  • 100 ml de vinho branco
  • 200 ml de água
  • 2 talos de salsa
  • 1 talo de alecrim
  • 1 talo de tomilho
  • 50g de banha
  • 50 ml de azeite
  • Sal e pimenta 

Rui Lima Santos foi eleito na categoria de "Novo Talento" dos Prémios da AHRESP em 2022.
Rui Lima Santos foi eleito na categoria de "Novo Talento" dos Prémios da AHRESP em 2022. Foto: D.R

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 150ºC. Num almofariz, fazer uma pasta com alho, pimentón de la Vera, salsa, alecrim e tomilho e juntar sal e pimenta a gosto. Regar a paleta de borrego com azeite e barrar com a pasta feita anteriormente. Laminar a cebola e colocar num tabuleiro de forno e, por cima, colocar a paleta, com a banha, o vinho branco e 200 ml de água. Tapar com folha de alumínio e levar ao forno durante três horas. Quando estiver pronto, retirar o papel de alumínio e subir o forno para 230ºC. Tostar no forno durante 10 minutos.

Por último, sirva a palete de borrego acompanhada de batatinha assada e grelos salteados.

Saiba mais Sabores , Gastronomia , Rui Lima Santos , Borrego , Santarém
Relacionadas

Terramay, comida para alimentar a alma

Na freguesia do Rosário, no Alandroal, mesmo em frente ao Guadiana, este projeto de agricultura regenerativa é a prova de que é possível aliar sustentabilidade e ativismo social com economia e empreendedorismo. Um conceito materializado no restaurante Raya, situado na praia fluvial das Azenhas d’El Rei, que no dia 5 de maio será também apresentado em Lisboa, no evento Soil to Soul.

INResonance. O evento que junta as vozes da alta gastronomia

Uma iniciativa da agência Lemon Zest, descreve-se como um catalisador de pensamento na área da gastronomia, mas não só. A primeira edição deste ciclo de jantares deu-se com o chef Pedro Sánches do estrelado Bága, na Andaluzia. Mais datas e nomes sonantes aproximam-se.

Restaurante. Esta Cenoura é Brava

Fine dining campestre parece um conceito difícil de digerir, mas só até nos sentarmos à mesa do Cenoura Brava, a nova morada a reter em Évora, com a chancela do Convento do Espinheiro.

Receita. Lagostim do rio pelo chef João Mourato

Este crustáceo de rio tem uma espécie própria no continente, “Astacus astacus”, conhecida por lagostim europeu e habita em rios e lagos na Europa. Em vários países, incluindo Portugal, é considerado uma iguaria.

Chef Alexandre Silva vai dar um curso sobre fogo

Na sua inaugurada escola, a "Escola de Fogo – Cozinha Viva", o chef vai ensinar a todos os que queiram aprender, a partir dos 14 anos e com ou sem experiência profissional, a cozinhar com recurso a fogo.

Mais Lidas