Receita. Lulinhas à Gremolata do chef Nelson Soares
A gremolata é frequentemente associada ao “osso buco” italiano utilizada para realçar o sabor e intensidade.
O nome italiano também pode ser escrito gremolada e deriva do dialeto milanês gremolà que significa granulado ou arenoso. Típico da comida mediterrânica, do molho fazem parte apenas três componentes: alho, salsa e limão.
Chef Nelson Soares, restaurante Sult, Cascais
Entrada para 2 pessoas
Tempo de preparação e confeção: 30 minutos
Ingredientes:
300g de lulas pequenas
30g cebola roxa
1 dente de alho
30g de salsa
30ml de azeite extra virgem
1 colher de chá de raspas de limão
Sal e pimenta a gosto
30ml de vinho branco de boa qualidade
Preparação:
Limpe as lulas e corte em pedaços grandes de dois a três dedos de largura. Corte a cebola roxa, o alho e a salsa e tempere com azeite, sal, pimenta e as raspas de limão, assim estará pronta a gremolata. Utilize metade para temperar as lulas e reserve a outra metade.
Numa frigideira bem quente grelhe as lulas no máximo um minuto, regue com o vinho branco e aguarde mais alguns segundos até que o álcool evapore. Ao servir, temperar com o restante da gremolata e um toque de flor de sal.
Nota: Alguns tomates assados ou confitados podem ser adicionados à frigideira e salteados junto com a lula. Uma boa focaccia acompanha muito bem esta entrada.
Receita. Lagostim do rio pelo chef João Mourato
Este crustáceo de rio tem uma espécie própria no continente, “Astacus astacus”, conhecida por lagostim europeu e habita em rios e lagos na Europa. Em vários países, incluindo Portugal, é considerado uma iguaria.
Receita. Henrique Sá Pessoa ensina a fazer Lángos
No mais recente episódio de 'Comtradição Pelo Mundo', o chef ensina a preparar um snack muito popular na Hungria, à base de pão frito.
Receita. Polvo assado da costa algarvia e batata-doce com tomatada rústica do chef Natanael Silva
A batata doce tem conquistado espaço na gastronomia. A espécie em particular recebeu Denominação de Origem Protegida (DOP) na Madeira e Indicação Geográfica Protegida (IGP) em Aljezur, no continente.
Dois grandes brancos, duas regiões, uma família. Entre Mirabilis e Grande Villae, qual escolher?
Mirabilis e Grande Villae têm ambos nomes em latim, mas revelam o que de melhor se faz no Douro e no Dão, entre vinhas centenárias e de Encruzado.
Ervideira e Artisani lançam gelado com sabor a ao vinho Invisível
No primeiro dia de verão, as duas empresas familiares portuguesas uniram forças para lançar o sabor mais fresco e inovador da estação: o gelado de pêra invisível. Este novo produto é inspirado no bestseller da Ervideira.
Receita: Spaghetti com Lingueirões e Bottarga do chef Nelson Soares
Cada vez mais usadas pelos chefs na cozinha, as ovas de peixe são uma iguaria que tornam os pratos mais refinados.
Mais exclusivo (e mais caro) que uma Birkin, o conjunto de duas garrafas de celebração do 2º centenário da Macallan viaja ao passado e abre as portas do futuro.
No dia 21 de setembro, sábado, pondo em causa as técnicas convencionais, o festival levanta um dos temas do momento, entre vinho, comida, convívio, talks e música, na Herdade das Servas, em Estremoz, no Alentejo.
Os 1.000 euros por cada garrafa de Júpiter deixam-no no patamar dos vinhos portugueses mais caros. As uvas vêm das talhas da Herdade do Rocim.
Entre 19 e 20 de outubro o festival chega ao Museu do Côa, para dar oportunidade de experimentar iguariais confeccionadas em fogo por chefs, nesta zona do País.