Receita: filetes de bacalhau de cura tradicional, migas de feijoca com couve portuguesa do chef Manuel Figueira
Feijoca é um tipo de feijão graúdo, que na Beira Interior assume um papel relevante. Diz-se que quando cultivada em terras altas é mais aveludada.
Por cá o feijão era conhecido após a presença árabe, mas a generalização só aconteceu após as viagens portuguesas para as Américas. Diz-se que no século VII o Papa Clemente ofereceu um punhado de feijões a uma sobrinha referindo que pareciam pedras preciosas confiadas à terra.
Chef Manuel Figueira, restaurante da Casa de São Lourenço, Manteigas
Para 4 pessoas
Tempo de preparação e confeção: 30 min
Ingredientes:
Migas de Feijoca
100 gr cebola
30 gr alho
50 gr azeite
1 gr colorau
250 gr feijoca demolhada e cozida
250 gr pão de centeio
300 gr couve portuguesa
500 ml caldo de legumes ou frango
30 gr coentros frescos
2 gr vinagre
Filetes de Bacalhau
600 gr lombos de bacalhau
1 limão
1 alho
farinha q.b
2 ovos
Preparação:
Migas de feijoca com couve portuguesa:
Partir o pão em pedaços pequenos e cobrir com caldo até ensopar, reservar. Refogar cebola e alhos picados em azeite e, quando estiver dourada, juntar a couve portuguesa cortada finamente e caldo suficiente para cozer a couve. Juntar a feijoca e o colorau, espremer o pão, retirando o excesso de líquido e adicionar ao preparado da couve e feijoca, envolver tudo muito bem, quando bem ligado terminar com coentros frescos picados grosseiramente.
Filetes de bacalhau:
Cortar os lombos de bacalhau em tiras, temperar com alho picado e sumo de limão. Passar os filetes por farinha de seguida por ovo e fritar de imediato em óleo a 180º até estarem dourados.
Dica:
Pode acompanhar com maionese de alho e limão ou molho verde.
Receita. Lagostim do rio pelo chef João Mourato
Este crustáceo de rio tem uma espécie própria no continente, “Astacus astacus”, conhecida por lagostim europeu e habita em rios e lagos na Europa. Em vários países, incluindo Portugal, é considerado uma iguaria.
Receita para uma sopa de peixe perfeita
Ideal para as noites de verão, esta receita do novo 'Livro do Peixe' de Teresa Cameira desafia a clássica sopa de peixe, com travos de pimento e limão. A obra oferece uma escolha de pratos confecionados apenas com peixe da costa portuguesa.
Receita: Pargo e carabineiro corado com arroz cremoso de algas do Pico e salicórnias da ria do chef José Gala
O pargo, dos peixes mais saborosos, tem várias espécies e outros nomes nas diferentes latitudes. O legítimo será um dos mais conhecidos.
Hexagon, um grande vinho para beber agora, mas um excelente vinho para guardar
Há vinhos que são grandes hits para consumo imediato, e há vinhos que são autênticas sinfonias. É o caso deste Hexagon, elaborado com seis castas e uma complexidade que só encontra paralelo na sua harmonia. Um vinho feito para durar, mas que já se deixa beber muito bem…
Há vinhos que são grandes hits para consumo imediato, e há vinhos que são autênticas sinfonias. É o caso deste Hexagon, elaborado com seis castas e uma complexidade que só encontra paralelo na sua harmonia. Um vinho feito para durar, mas que já se deixa beber muito bem…
A Must teve acesso a uma das 12 receitas do novo livro "Pela Boca", do chef Henrique Sá Pessoa e do jornalista Fernando Alvim.
O italiano Don Alfonso 1890 abriu há cerca de nove meses no também novo Hotel Legacy Cascais. A família Iaccarino conta já com 135 anos de história e restaurantes espalhados pelo mundo, desde Macau, à Nova Zelândia, passando por Toronto e, claro, Itália.
A James Martin's acaba de lançar um whisky com 44 anos e composto apenas por blends de malte. Será o melhor James Martin’s de sempre, mas não custa barato...