Prazeres / Sabores

Receita. “Polvo e arroz do mesmo”, do chef Vasco Coelho Santos

O molusco de oito braços é conhecido em inúmeras geografias com destaque para o Mediterrâneo e Ásia. No Porto, o arroz de polvo e os filetes são um dos pratos mais tradicionais da cidade.

Foto: DR
10 de novembro de 2023 | Augusto Freitas de Sousa

O polvo tem na mesma família as lulas, chocos, ostras, mexilhões ou caracóis. Na terra, no mar ou em água doce, os moluscos fazem parte da cozinha de todos os continentes. Em Portugal, além do arroz, seco ou caldoso, serve-se cozido ou grelhado, com puré ou batatas, como entrada, salada ou prato principal.

Polvo e Arroz do mesmo

Chef Vasco Coelho Santos, Euskalduna Studio, Porto

Para 4 pessoas

Tempo de preparação: 90 minutos

Ingredientes:

1 polvo da costa entre os 0,8 e 1 kg

4 dentes de alho

1 cebola roxa média

1 tomate maduro

3 limões

10g de malagueta

80ml azeite

15g salicórnia

100g farinha milho

100g sêmola

40g manteiga pimento

300g arroz Carolino

600g + 200g caldo cozedura polvo

300 ml óleo

50g manteiga

Chef Vasco Coelho Santos
Chef Vasco Coelho Santos Foto: DR

Modo de preparação:

Escaldar em água a ferver durante 10 seg. Retirar e coloque o polvo a cozer ao vapor. Cozer aproximadamente 50 minutos. Deixar arrefecer à temperatura ambiente. Dosear o polvo pelos tentáculos e panar na mistura de farinhas (sêmola + farinha) previamente misturadas.

Reservar o caldo da cozedura para confecionar o arroz.

Descascar a cebola e alho. Triturar juntamente com o tomate, sumo de limão e malagueta até ficar reduzido a uma pasta. Refogar essa pasta em azeite e, depois de bem caramelizado, juntar o arroz. Fritar o arroz durante um minuto em lume médio e acrescente o caldo (2,5x o peso do arroz que colocou), neste caso 750g. Cozer cerca de 13 minutos em lume brando.

Quando o arroz estiver a meio da cozedura, fritar o polvo, num tacho com óleo. Reservar um pouco mais de caldo de polvo para alguma retificação necessária.

Quando o arroz estiver no ponto, retirar do lume, acrescentar sumo de dois limões e uma colher de sopa de manteiga. Mexer bem e acrescentar as salicórnias picadas. Cortar o limão a mais em gomos.

Servir, a gosto, com os filetes de polvo.

Saiba mais Gatronomia, Chef Vasco Coelho Santos, Receita, Polvo
Relacionadas

Três vinhos já a pensar no Natal

Que melhor combinação pode existir que vinho e literatura? A pensar em momentos de prazer à lareira - e no presente que serve para vários amigos e familiares - a família Lima Mayer imaginou um pack que reúne um livro de Isabel Stilwell e três vinhos da casa. Esta e mais duas sugestões vinícolas.

Receita. Lagostim do rio pelo chef João Mourato

Este crustáceo de rio tem uma espécie própria no continente, “Astacus astacus”, conhecida por lagostim europeu e habita em rios e lagos na Europa. Em vários países, incluindo Portugal, é considerado uma iguaria.

Immerso: um refúgio a 45 minutos de Lisboa

A Must fez-se à estrada para passar meio dia no primeiro hotel de cinco estrelas da Ericeira. Entre tratamentos de spa e um almoço de inspiração atlântica, com consultoria do chef Alexandre Silva, a experiência é para repetir.

Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.