Prazeres / Sabores

Receita original. Sus Ibericus, pela mão de José Avillez

Na nova rubrica da MUST, convidamos um chef a divulgar uma receita única, pensada para ser feita em casa por todos nós. José Avillez inaugura-a com esta receita de porco alentejano, batata frita, farofa e feijão preto.

Foto: José Avillez
28 de abril de 2023 | Augusto Freitas de Sousa

Desde o Império Romano que o porco alentejano (não confundir com porco preto) era apreciado e prestigiado. Os porcos da raça alentejana, classificada pelo Estado Português como tendo a possibilidade de obterem o selo de Denominação de Origem Protegida (DOP), são conhecidos pela sua alimentação que tem por base produtos como a bolota, lande, cereais e erva, entre outros, relacionados com o ecossistema mediterrânico. A Associação de Criadores de Porco Alentejano diz que "o porco está para a bolota e para o montado, como o camelo está para a água e para o deserto".

Porco alentejano, batata frita, farofa e feijão preto, por José Avillez

Para 4 pessoas

Tempo de preparação: 30 minutos + 6 horas de marinada

Tempo de confeção: 2 horas

Ingredientes:

1 cachaço de porco preto

300 g de feijão-preto demolhado de um dia para o outro e cozido (reserve a água da cozedura)

50 g de bacon em cubos

50 g de cebola picada

5 g de alho picado

1 folha de louro

Azeite virgem q. b.

Sal marinho q. b

Pimenta-preta moída no momento q. b.

Para a marinada do porco:

50 ml de vinho branco

50 g de massa de pimentão vermelho

3 dentes de alho pelados e sem gérmen

100 ml de azeite virgem extra

Tomilho q. b.

10 g de sal marinho

Para a farofa:

250 g de farinha de mandioca

25 ml de azeite

25 g de manteiga

3 dentes de alho pelados e sem gérmen, picados

20 g de coentros

Para as batatas fritas:

1 kg de batata agria

Óleo de amendoim q. b. para fritar

Flor de sal q. b.

Preparação:

De véspera, triture todos os ingredientes da marinada com a ajuda de uma varinha mágica ou de um robot de cozinha na velocidade média. De seguida, barre o cachaço com a pasta da marinada e deixe marinar durante 6 horas.

Comece por pré-aquecer o forno a 180 ºC. Numa frigideira antiaderente com um fio de azeite, em lume alto, marque bem todos os lados do cachaço. De seguida, num tabuleiro de forno, leve-o a assar a 180 ºC, durante 1 hora. Retire do forno e deixe repousar durante 30 minutos.

Entretanto, em lume médio, num tacho médio com um fio de azeite, refogue o bacon em cubos. Depois, adicione a cebola picada e deixe-a dourar um pouco. Junte o feijão cozido, um pouco da água da cozedura e o louro. Deixe levantar fervura e apurar durante 10 minutos.

Para preparar a farofa, comece por dourar o alho picado no azeite e na manteiga, em lume médio, numa frigideira antiaderente. De seguida, adicione a farinha de mandioca, mexendo, de vez em quando. Quando a farinha estiver bem torrada, adicione os coentros e retifique o tempero com sal e pimenta-preta.

Para preparar as batatas fritas, comece por descascá-las e cortá-las em palitos ou chips. Seque bem as batatas e, depois, frite-as em óleo abundante a 180 ºC, até ficarem crocantes. Retire-as do óleo com uma escumadeira, coloque-as sobre papel absorvente e retifique o tempero com flor de sal.

Finalmente corte o cachaço em fatias grossas e marque-as numa frigideira antiaderente bem quente com um fio de azeite. Sirva o cachaço de porco alentejano com o feijão preto, a farofa e as batatas fritas.
Saiba mais Sabores, Gastronomia, Receita, José Avillez, Porco alentejano, batata frita, farofa e feijão preto
Relacionadas

INResonance. O evento que junta as vozes da alta gastronomia

Uma iniciativa da agência Lemon Zest, descreve-se como um catalisador de pensamento na área da gastronomia, mas não só. A primeira edição deste ciclo de jantares deu-se com o chef Pedro Sánches do estrelado Bága, na Andaluzia. Mais datas e nomes sonantes aproximam-se.

Um festival gastronómico em Porto Santo

À procura de uma escapada perfeita para o fim de semana prolongado que aí vem? A ilha do Porto Santo junta os prazeres da praia à boa gastronomia e recebe, até ao próximo domingo, o Festival Rota do Atum.

Receita. Lagostim do rio pelo chef João Mourato

Este crustáceo de rio tem uma espécie própria no continente, “Astacus astacus”, conhecida por lagostim europeu e habita em rios e lagos na Europa. Em vários países, incluindo Portugal, é considerado uma iguaria.

Casa Nossa. A casa de Sofia Ulrich e José Avillez não é só deles

Uma casa para alugar junto ao Alqueva, no Alentejo, com 10 suites, uma sala de estar, uma biblioteca, um bar, uma garrafeira com espaço para prova de vinhos, uma divisão de cinema e espetáculos e, ainda, uma sala de jantar onde em cima da mesa vão estar pratos assinados pelo chef.

Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.