Cusco Bar assinala data especial com propostas que nos fazem viajar até ao Peru
O restaurante em Gaia prepara-se para celebrar o Dia da Independência com uma carta rica em história, alma, cor e sabor.

Três dias de comida e música tradicionais que nos fazem conhecer, ou revisitar, a cultura andina: é esta a proposta do Cusco Bar para comemorar o "Día del Perú". Com uma vista privilegiada sobre a Ponte Luís I, que une as margens de Vila Nova de Gaia ao Porto, o Cusco Bar encontra-se no recente espaço de restauração, no piso superior do Hilton Porto Gaia. Abriu portas em agosto do ano passado e soma adeptos que vêm à descoberta da cozinha com selo peruano.

Liderado pela chef Ana Costa, o restaurante dará início às festividades no dia 26 de julho com um jantar que contará com a presença da chef peruana Valeria Olivari. Idealizada pelas duas chefs, esta refeição promete ser uma verdadeira carta de amor à gastronomia nacional.

Apesar da longa distância, esta experiência gastronómica faz-nos viajar através do paladar. "Celebrar o Día del Perú no Cusco Bar é mais do que uma homenagem à cozinha peruana - é uma oportunidade de mostrar como a gastronomia pode ser um ponto de encontro entre culturas.", refere a chef Ana Costa em comunicado.

A causa vermelha de polpa de cangrejo e abacates assados, o ceviche quente de corvina, manteiga de alho e creme de aji amarelo e o tiradito de lírio, leite de tigre de hibisco e morango com pickle de pepino grelhado são algumas das propostas que para celebrar a data. Nos doces, os picarones em mel de Vinho do Porto e gelado de queijo de cabra ou o clássico bolo três leches são algumas das sugestões apresentadas.
As celebrações encerram no dia 28 de julho, data que assinala o Dia da Independência do Peru e que contará com um Sunset & DJ set de inspiração andina. Ritmos latinos acompanhados por cocktails típicos como o pisco sour, a mula do Peru e a leche de tigre trazem um pouco da tradição peruana ao nosso país.
O menu exclusivo vai estar disponível no Cusco Bar nos dias 26, 27 e 28 de julho. O restaurante fica no Hilton Porto Gaia e abre ao público a partir das 17h, encerrando portas à 01h.
Terrace: onde a cozinha mediterrânica e oriental se fundem
Com uma ode à sazonalidade, aos produtos locais, sem deixar a sustentabilidade de parte, o restaurante lisboeta revela a sua nova carta.
Festival Arrebita leva gastronomia nacional ao Norte
O Arrebita regressa para mais uma edição que apresenta um menu provocador com cunho português. A entrada é gratuita.
Ciclo de jantares vínicos para comemorar noites de verão
O Octant Praia Verde estreia um novo conceito que tem como objetivo juntar o melhor do mundo dos vinhos, com a quietude e tranquilidade típicas de Castro Marim.
Santa Joana: o terraço que quer levar os clientes ao céu
Situado numa igreja abandonada, o Santa Joana preparou uma carta especial para a temporada de verão. Será caso para dizer: "é de bradar aos céus"?
Matriarca. Uma casa de família em que a boa comida e o bom vinho são protagonistas
O The Dining Room, um salão acolhedor e elegante que reúne a cozinha tradicional britânica e portuguesa, é um dos destaques deste espaço multifacetado, cuja abertura assinala a chegada da Symington ao Porto.
Zunzum: a nova carta de verão é para comer com as mãos
Marlene Vieira preparou propostas frescas e vibrantes para a época mais quente do ano, sempre com a portugalidade no centro de tudo. Há espetada de novilho, choco frito e sericaia com ameixa d'Elvas.
Fitapreta. Fine dining num Alentejo imemorial
A Cozinha do Paço, restaurante gastronómico da herdade Fitapreta, no Paço do Morgado de Oliveira, em Évora, é o ponto de encontro para gastronomia, vinhos e calma alentejana. Um jantar a quatro mãos que harmoniza a comida madeirense com a culinária de Trás-os-Montes.
Vinhos ao ritmo da natureza num Alentejo verdadeiro
O sul belo e autêntico, a vinha cuidada e a sustentabilidade levada a peito são os ingredientes mágicos da Tapada de Coelheiros, em Arraiolos. Quer viver experiências reais com vinho, natureza quase selvagem e muitos animais? Chegou à Tapada de Coelheiros.
O melhor bar do mundo fica em Chicago
O "dining bar" japonês Kumiko acaba de receber o prémio de melhor do mundo. Mas, se atravessar o Atlântico não está nos seus planos próximos, vá até Madrid e conheça o Devil's Cut, que foi reconhecido como a melhor abertura recente a nível internacional.
O reconhecido chef inglês tem reinterpretado alguns dos pratos portugueses mais tradicionais. Depois do desastre da reinterpretação do pequeno almoço, chega agora a versão da bifana.
Estudos indicam que, quando consumida com moderação — à medida do que acontece com o vinho —, a cerveja poderá ser tão benéfica para a saúde quanto é o néctar de Baco.
A 8ª edição do Concurso de Vinhos de Portugal escolheu os vencedores entre 1400 candidaturas. A região mais medalhada foi o Douro, seguindo-se as regiões do Dão e Alentejo.
O restaurante de street food SOI acrescentou à sua ementa um prato que acredita ser pornograficamente bom.