Prazeres / Sabores

Essência do Vinho regressa a Lisboa com mais de 4 mil vinhos à prova

De 4 a 6 de novembro, o Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, recebe a 24ª edição da Essência do Vinho, uma celebração que reúne apreciadores e especialistas em Portugal.

Foto: Getty Images
03 de novembro de 2023 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar

São mais de 4 mil vinhos disponíveis para degustação já este sábado e domingo, em Lisboa. A Essência do vinho está de volta para mais uma edição, oportunidade única para os visitantes explorarem uma verdadeira tapeçaria de sabores e tradições, que variam desde o encanto das castas autóctones de Portugal até à sofisticação dos vinhos internacionais.vinho, estrela indiscutível desta iniciativa, desempenha um papel central ao unir entusiastas, especialistas e produtores de todo o mundo em torno da sua apreciação. 

O evento, organizado pela Revista de Vinhos desde 1999. A iniciativa explora a diversidade das regiões vinícolas de Portugal, desde vinhos com caráter de granito e altitude da Beira Interior até aos vinhos atlânticos de Lisboa, sem esquecer exemplares do Tejo, Alentejo, e muito mais. Os visitantes terão a oportunidade de degustar vinhos emblemáticos, colheitas antigas e lançamentos recentes, abrangendo as regiões do país. Além dos vinhos nacionais, o evento também destaca vinhos biodinâmicos de França, Áustria, Alemanha e Espanha.

Foto: DR

A programação diversificada inclui mais de 20 ações paralelas, com provas comentadas pelos especialistas da Revista de Vinhos e da revista brasileira Gula. É de destacar ainda a seção Mundo Natural, uma abordagem de intervenção mínima, onde se apresentam produtores que adotam práticas biodinâmicas.

O Essência do Vinho não é apenas para especialistas, é uma celebração aberta a entusiastas e público em geral. Nos dias 4 e 5 de novembro, o evento estará aberto ao público das 15h às 21h, enquanto o dia 6 de novembro será reservado exclusivamente para profissionais do setor, das 11h às 18h. Os bilhetes estão disponíveis por €20 no site.

 

 

Saiba mais Vinho, Evento, Lisboa, Especialistas, Essência do Vinho
Relacionadas

Ritz e Guerlain servem chá "Orchidée Impériale”

Novo Chá da Tarde temático no Ritz Four Seasons junta o melhor que a cozinha do hotel tem para oferecer com a linha de skincare mais sumptuosa da Guerlain. Uma iniciativa inspirada nas orquídeas que decoram o lounge do hotel, e que decorre até ao fim de novembro.

Um jantar vínico inspirado nas Rotas de Navegação

O Grand Hotel Açores Atlântico prepara-se para brindar à quinta edição do seu requintado jantar vínico, marcado para o dia 3 de novembro. Neste evento, que se inspira nas antigas rotas marítimas, o foco recai sobre as notáveis travessias que uniram os Açores ao Reino Unido no Oceano Atlântico, recriando um período de prosperidade agrícola nas ilhas: o Ciclo da Laranja.

Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.