Prazeres / Sabores

Receita. Como fazer o prego tradicional do chef José Avillez?

A história do “prego” parece vir da Praia das Maças e de uma tasca gerida por Manuel Dias Prego que começou a servir carne dentro do pão. O petisco rapidamente se generalizou pelo país.

Foto: DR
12 de dezembro de 2023 | Augusto Freitas de Sousa

Os relatos dão conta que no início do século XX Manuel Prego geria um negócio de "comes e bebes" na então Vila Nova da Praia das Maçãs, freguesia de Colares no concelho de Sintra. O taberneiro resolveu assar e fritar bifes de vitela e servia-os em pão cozido em fornos da região.

Prego tradicional

Chef José Avillez

Para 4 pessoas

Tempo de preparação e confeção: 90 minutos

Ingredientes:

400 g de lombo de novilho

4 pães de água

1 colher de sopa de manteiga

100 ml de molho de carne

2 dentes de alho pelados, sem gérmen e laminados

Mostarda q. b.

Azeite virgem extra q. b.

Flor de sal q. b.

Sal marinho q. b.

Molho de carne:

300 g de aparas de lombo, vazia ou alcatra

3 dentes de alho pelado, sem gérmen e picado

Meia cebola média picada

Meio alho-francês picado

2 colheres de sopa de manteiga + 1 noz para ligar

1 ramo de tomilho

Azeite virgem extra q. b.

1 litro de água

Sal marinho q. b.

Preparação:

Comece por preparar o molho de carne. Primeiro, em lume médio, num tacho médio, com um fio de azeite, caramelize as aparas de carne cortadas em cubos pequenos. De seguida, junte os aromáticos (o alho, a cebola, o alho-francês e o ramo de tomilho), e deixe caramelizar um pouco mais. Adicione a manteiga, deixe caramelizar mais um minuto e coe o líquido com um passador de rede. Cubra os ingredientes com água e deixe levantar fervura, em lume brando, durante 45 minutos. Retire do lume e deixe repousar 30 minutos. Entretanto, pré-aqueça o forno a 160 ºC.

Para terminar o molho de carne, coe-o com um passador de rede. De seguida, leve o caldo novamente a lume médio para reduzir. Retifique o tempero com sal, ligue com uma noz de manteiga e reserve quente.

Saiba mais Gastronomia, Receita, Prego, Chef José Avillez, Manuel Dias Prego, Petisco, Cozinhar
Relacionadas

8 vinhos Pinot Noir em prova na "1ª Sommelier Series"

Uma experiência no restaurante Sála que combina vinhos cuidadosamente selecionados, provenientes de regiões vinícolas prestigiadas, com um jantar pensado pelo chef João Sá. Limitado a oito pessoas, o evento está marcado para 16 de dezembro.

Canalha da boa. Entrevista ao chef João Rodrigues no restaurante do momento

O Canalha é o novo restaurante mais lisboeta de Lisboa, onde brilha a qualidade e frescura dos produtos nacionais e a simples arte de bem receber, e onde apetece prolongar a conversa à mesa. Foi o que fizemos para saber das coisas boas do chef João Rodrigues, que resgata os nossos melhores produtores e o cheiro a Portugal autêntico.

Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.