Prazeres / Sabores

Arrebita Alentejo. Petiscos low-cost e concertos gratuitos a sul

De 19 a 20 de novembro, o mercado municipal de Santiago do Cacém recebe chefs de todo o país como João Narigueta, Ana Moura, Filipe Ramalho e André Cruz. Experiências gastronómicas e animação musical não faltarão.

Foto: Gonçalo Vilaverde
14 de novembro de 2022 | Ana Filipa Damião

Após três edições de sucesso em Portimão e Idanha-a-Nova, o festival gastronómico Arrebita Portugal chega ao Alentejo. Nos dias 19 e 20 de novembro, Santiago do Cacém enche-se de energia natalícia com muita animação e iguarias de comer e chorar por mais. O certame, que tem lugar no mercado municipal, reúne mais de 23 chefs de todo o país, pasteleiros, padeiros, nomes consagrados pelo Guia Michelin, mas também novos talentos. À festa juntam-se ainda produtores e comerciantes da região.

O festival reúne mais de 23 chefs, de todo o país, pasteleiros, padeiros, nomes consagrados pelo Guia Michelin, e ainda novos talentos
O festival reúne mais de 23 chefs, de todo o país, pasteleiros, padeiros, nomes consagrados pelo Guia Michelin, e ainda novos talentos Foto: Gonçalo Vilaverde

No sábado, 19, o mercado pertence aos chefs João Narigueta (do restaurante Híbrido, em Évora), Francescco Ogliari (do Tua Madre, em Évora), Joaquim Saragga Leal e Diogo Águas (do Sem Nexo, um projeto experimental que vai a casa das pessoas) apenas para enumerar alguns, cujas ementas incluem grão com fiambre de javali, prato típico do século XVIII, almôndegas de coração de boigranada de línguas de bacalhau com enchidos alentejanos e uma
sobremesa de arroz carolino, pinhão e mel.

O Arrebita Alentejo acontece a 19 e 20 de novembro
O Arrebita Alentejo acontece a 19 e 20 de novembro Foto: Gonçalo Vilaverde

No domingo, 20, a chef Ana Moura (do Lamelas, em Porto Covo) traz-nos lulas com migas, grelos e patê de ovas de pescada, enquanto André Cruz (do Feitoria, em Lisboa) chega com um saboroso hambúrguer de porco biológico da região com pickles de cebola roxa. A doçaria estará nas mãos de Juliana Penteado e de Filipe Ramalho, com a sua icónica tarte de farinheira com castanhas e pêra bêbeda. Claro que os petiscos não ficam por aqui. Estão também confirmadas diversas sugestões vegetarianas, gins regionais, vinhos do Alentejo e cocktails.

Estão também confirmadas diversas sugestões vegetarianas, gins regionais, vinhos do Alentejo e cocktails
Estão também confirmadas diversas sugestões vegetarianas, gins regionais, vinhos do Alentejo e cocktails Foto: Gonçalo Vilaverde

E para os fãs de música…

Os concertos arrancam com o grupo Farra Fanfarra, cuja energia contagiante irá espalhar-se rapidamente por todo o festival. A noite de sábado termina com a dupla de DJ’s Fankamente, que toca regularmente no Lux Frágil, com um set diversificado, do jazz à música brasileira. Toty Sa’Med, artista angolano emergente, dará o evento por terminado. O Arrebita Portugal é uma iniciativa criada pela agência de comunicação Amuse Bouche durante a pandemia, em 2020, com o intuito de combater a grave crise que assolou a indústria da restauração.

Onde? Mercado Municipal de Santiago do Cacém. Quando? 19 e 20 de novembro. Bilhete: A entrada é gratuita e os pratos têm o preço único de €6. Mais informações aqui.
Saiba mais Arrebita Alentejo, Arrebita Portugal, Santiago do Cacém, Festival, Gastronomia, Concerto
Relacionadas

Vinhos para comemorar o fim de semana de São Martinho

Nesta altura a tradição manda acompanhar o vinho com castanhas. Seria a altura onde se provariam os vinhos novos feitos na última vindima, mas a enologia não se compadece com os costumes. Um champanhe ou um Porto para brindar e dois tintos do Douro e dois do Alentejo para equilibrar.

Ceviches, tiraditos e baos no centro de Lisboa

A Praça das Flores tem a vida e a efervescência da cidade concentradas num só sítio. Numa das suas esquinas encontramos o El Cebichero, uma agradável viagem gastronómica pela comida peruana.

Vinhos para preparar o final do outono

Num período em que as vinhas ganham cores antes de perderem as folhas, um abafado para aquecer a alma e o corpo, dois tintos a norte e um clássico a sul, uma parceria franco-portuguesa e um vinho “do outro mundo”.

Receita. Omoleta de camarão à Lucky Cat por Gordon Ramsay

Simples mas saborosa, esta receita foi inspirada por uma viagem que Gordon Ramsay fez ao Laos, país no sudoeste asiático. Para se desfrutar verdadeiramente da experiência gastronómica, a omoleta deve ser servida com sitcky rice e uma salada verde, aconselha o chef no seu novo livro 'Ramsay em 10 Minutos', da Porto Editora.

Mais Lidas