Prazeres / Sabores

Almoce como um rei no Palácio Chiado

Por apenas vinte euros, poderá ter uma experiência gastronómica digna da nobreza do século passado.

Foto: Palácio Chiado
24 de fevereiro de 2022 | Ana Filipa Damião

Em 2022, o Barão eleva a sua experiência gastronómica ao patamar seguinte. A partir de agora, poderá desfrutar da beleza interior do Palácio Chiado, em Lisboa, ao sabor do novo menu executivo do restaurante.

A imponência do edifício antigo, erguido em meados de 1781, faz deste o lugar ideal para sair da rotina e apreciar um bom almoço com os amigos ou colegas de trabalho. Tal como nos dias de hoje, o palacete era paragem obrigatória no século XVIII, onde a aristocracia se reunia para bailes e faustosos banquetes. Em 2014, o edifício foi totalmente restaurado, mantendo as pinturas e os vitrais originais. Catarina Cabral foi a responsável pela decoração, que apostou em peças intemporais e marcantes. O laranja torrado das paredes permanece em harmonia com o dourado do teto e a madeira quente da mobília, tal como acontece com veludo verde dos bancos com o mármore do chão.

Palácio Chiado
Palácio Chiado Foto: Palácio Chiado
Palácio Chiado
Palácio Chiado Foto: Palácio Chiado

O menu, que é quinzenal, está disponível durante o ano inteiro, das 12h30 às 15 horas. Até 4 de março, a experiência começa com um estaladiço de goiaba e queijo de cabra com nougat crocante caseiro, acompanhado de salada de alface. Se gosta de misturar sabores doces e amargos, vai adorar esta entrada. Para o prato principal, há sempre duas opções, uma de carne e outra de peixe (e vegetariana ou vegan também). As desta quinzena são hambúrguer de salmão com raviloli de ricotta e espinafres e vazia de novilho grelhada com legumes salteados e chips de batata doce. 

O menu executivo tem um valor de 20 euros e é composto por entrada, prato principal, bebida (copo de vinho branco ou tinto, cerveja Stella Artois, soft drinks ou limonada) e café. Sopa e sobremesa podem ser adicionadas por mais €2 e €4, respetivamente.  

Saiba mais gastronomia, Barão, Palácio Chiado, menu executivo, Lisboa, Baixa-Chiado
Relacionadas

Quinta dos Abibes, um terroir no coração da Bairrada

De alguma forma, Francisco Batel Marques, investigador e professor, regressou às suas origens como proprietário, vitivinicultor e engarrafador na Quinta dos Abibes. Os vinhos premiados surgem num triângulo entre a “Farmácia” de Coimbra, a casa de Aveiro e o vinho na Anadia.

KUG Flores, um novo spot gastronómico no Porto

Em plena baixa portuense, numa das mais históricas e movimentadas ruas da cidade, acaba de abrir o Kug Flores. Com a cozinha está a cargo do chef Rui Paula, e há mais de 185 referências de vinho na carta.

Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.