Prazeres

'Compass'. Ciclo de jantares inéditos no SÁLA arranca este sábado

A partir de 26 de fevereiro, o restaurante lisboeta é palco de diversas experiências gastronómicas de comer e chorar por mais. João Sá junta-se a chefs portugueses e internacionais num ciclo de jantares a que não pode faltar.

Foto: SÁLA
25 de fevereiro de 2022 | Ana Filipa Damião

O restaurante SÁLA, do chef João Sá, foi o local escolhido para um ciclo de experiências gastronómicas inéditas, a primeira já este fim de semana, no dia 26 de fevereiro. A bússola, compass em inglês, foi o objeto que inspirou a iniciativa, cujo objetivo passa por lançar pistas para o futuro da gastronomia em Portugal, numa fusão de espaços e tempos. Criar, desafiar e reinterpretar - é assim que o chef define o ciclo Compass. "Gosto de reinventar a cozinha portuguesa, de descontextualizar, de ser familiar e dissonante. Partimos desta ideia de multiculturalidade, de integração de influências de Norte a Sul, passando por África, Brasil, Goa, Japão, Ásia, América", explicou aos meios de comunicação.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Restaurante SÁLA de Joa~o Sa´ (@sala_de_joao_sa)

No dia 26, às 19h30, o jantar será a quatro mãos com a presença do nortenho João Oliveira, chef do restaurante Vista, vencedor de uma estrela Michelin, e o tema será "Trocar as voltas ao Norte e Sul. O que é a identidade?" O intuito é que cada chef reinterprete criações um do outro, numa verdadeira troca entre Norte e Sul. Os seis momentos têm um valor de €145 por pessoa (pairing de vinhos incluído). Já no próximo mês, a 18 de março, o convívio faz-se com o chef espanhol Edu Pérez, do restaurante Tohga, com o tema "O fogo na cozinha da Península Ibérica".

João Sá cozinha há quase duas décadas, mais precisamente desde os 14 anos, altura em que ingressou na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. Passou por restaurantes como a Bica do Sapato ou o 100 Maneiras. Em 2018, decidiu dar um novo passo e abriu as portas do SÁLA, onde a multiculturalidade tem lugar guardado à mesa.

Onde? Rua dos Bacalhoeiros, 103, Lisboa. Telefone: 218 873 045

Saiba mais SÁLA, João Sá, João Oliveira, gastronomia, Lisboa, jantar
Relacionadas

Vinhos únicos e exclusivos para provar calmamente

Uma novidade fresquíssima das Caves São Domingos e da Adega de Penalva da mesma casta, mas que os produtores escrevem de maneira diferente. Um tinto do Tejo que cresce num terroir muito especial, um branco da descendente da Ferreirinha e dois rosés da variedade bem portuguesa.

KUG Flores, um novo spot gastronómico no Porto

Em plena baixa portuense, numa das mais históricas e movimentadas ruas da cidade, acaba de abrir o Kug Flores. Com a cozinha está a cargo do chef Rui Paula, e há mais de 185 referências de vinho na carta.

Mais Lidas
Prazeres Entre festas e iates, como vive Jeff Bezos

O norte-americano tornou-se uma pessoa mais descontraída desde que deixou o cargo de CEO da Amazon e começou a namorar com Lauren Sánchez. As provas estão no Instagram de ambos, onde o casal exibe o seu estilo de vida multimilionário.