Prazeres / Artes

Uma viagem pelo Japão do século XIX

"Hiroshige & Eisen. The Sixty-Nine Stations along the Kisokaido" serve-se das gravuras em madeira dos famosos artistas Hiroshige e Eisen para contar a história da rota ancestral, criada em 1600, que liga Edo – hoje Tóquio – a Quioto.

Foto: Taschen
16 de fevereiro de 2024 | Madalena Haderer

Para os amantes da cultura nipónica, chega um livro que promete trazer plácidos domingos de prazer e contemplação: Hiroshige & Eisen – The Sixty-Nine Stations along the Kisokaido. Esta edição, que a Taschen acaba de lançar, traz de volta a lendária série de Keisai Eisen e Utogawa Hiroshige, na representação que estes fizeram da rota histórica entre Edo – hoje Tóquio – e Quioto, mas, desta vez, num formato mais amigável, de tamanho regular e capa dura, com 512 páginas – por oposição à versão XXL, lançada em 2017, e digna de qualquer mesa de centro. O livro conta a história de uma viagem através de um trilho histórico que atravessa o coração do Japão, levando o leitor pela mão de dois famosos artistas de gravuras em madeira: Hiroshige e Eisen.

A edição em capa dura tem 512 páginas e custa 25 euros
A edição em capa dura tem 512 páginas e custa 25 euros Foto: Taschen

A rota tem o nome de Kisokaido e foi criada no início de 1600, pelo então governante do país, Tokugawa Ieyasu, que ordenou que fossem instalados postos de paragem ao longo do extenso e difícil percurso entre Edo e Quito. Em cada um destes locais foram abertas pousadas, lojas e restaurantes, para alojar e alimentar os extenuados viajantes. Em 1835, o famoso artista de gravuras em madeira, Keisai Eisen foi encarregado de criar uma série de obras para ilustrar e dar a conhecer a rota Kisokaido. Após produzir 24 gravuras, Eisen foi substituído por Utagawa Hiroshige, que completou a série de 70 gravuras em 1838.

Nas suas gravuras, Eisen opta por uma paleta mais contida
Nas suas gravuras, Eisen opta por uma paleta mais contida Foto: Taschen

Neste livro é possível admirar os estilos distintos dos dois artistas. Desde o movimentado posto de partida de Nihonbashi até a cidade do castelo de Iwamurata, Eisen opta por uma paleta mais contida, mas destaca-se na atenção ao detalhe, tanto nas representações de mulheres glamorosas, como em cenas rústicas, como a ferragem de um cavalo ou a debulha de arroz. Já Hiroshige demonstra a sua maestria em paisagem com cenas grandiosas e evocativas, seja nas margens pacíficas do rio Ota, ou num percurso ascendente, à luz da lua, entre Yawata e Mochizuki.

Hiroshige prefere paisagem com cenas grandiosas e evocativas
Hiroshige prefere paisagem com cenas grandiosas e evocativas Foto: Taschen

As gravuras vêm acompanhadas de textos de Andreas Marks, especialista e estudioso da arte japonesa e diretor do Centro Clark para Arte Japonesa no Instituto de Arte de Minneapolis, e de Rhiannon Paget, curadora de arte asiática no Museu de Arte John & Mable Ringling em Sarasota, na Flórida, que contam a história deste percurso ancestral ao mesmo tempo que falam sobre este tipo de arte japonesa e sobre a vida de cada um destes artistas.

Uma edição XXL deste livro, editada pela Taschen em 2017, custa 125 euros. Esta nova edição, em capa dura e com as suas 512 páginas, não compromete no conteúdo escrito, Mas as imagens são mais pequenas. Por outro lado, está disponível por 25 euros.

Saiba mais Artes, Livros, Taschen, Japão, "Hiroshige & Eisen. The Sixty-Nine Stations along the Kisokaidō", Tóquio, Quioto
Relacionadas

Uma viagem táctil pela Amazónia

A pensar em pessoas invisuais e com problemas de visão, editora Taschen acaba de lançar uma versão táctil do famoso livro de fotografia de Sebastião Salgado. “Amazônia” transforma-se assim em “Amazônia Touch”.

Os Club Makumba apresentam o novo disco e prometem fazer “uma grande festa”

Depois do sucesso do primeiro registo homónimo, materializado essencialmente ao vivo, o quarteto regressou em janeiro com 'Sulitânea Beat', um álbum no qual alargaram ainda mais o vasto território onde a sua música sem fronteiras se movimenta. Agora é tempo de voltar ao palco, “o habitat natural” da banda, como o baterista João Doce reconhece nesta entrevista.

A história do limão num livro que é também um objeto de desejo

Nobre limão que salva do escorbuto, tira nódoas e cheiros, aromatiza receitas, entra na composição de perfumes e até dá para fazer limonada. Uma nova edição da Taschen conta toda a história desde pequeno, mas poderoso fruto: "The Gourmand’s Lemon – A Collection of Stories and Recipes".

Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.

Mais Lidas
Artes As Bond girls mais sexy de sempre

De Ursula Andress a Denise Richards, passando por Halle Berry e Monica Bellucci, estas são as mulheres mais icónicas que passaram pelos 25 filmes de James Bond desde 1962.