Retratos de Helmut Newton e Alice Springs em retrospetiva
"Us and Them" é o título que assimila uma série de obras de arte ddos dois fotógrafos. Entre autorretratos e retratos de amigos e celebridades, captados através de ambas as lentes.

O livro recupera esta que é umahistória de amor fotográfica, de colaboração e parceria entre os fotógrafosHelmut e June Newton. Foipublicado pela primeira vez em 1998, em forma de livro e também através de exposições. Trata-se de uma espécie dediário fotgráficoque ambos foram completando ao longo da vida e longe dos olhares do público.

O livro, editado pela TASCHEN, estádividido em duas partes. A primeira, Nós, é composta porretratos pessoais de um e de outro, bem como por autorretratos feitos ao longo de várias décadas. Foram 55 anos de trabalho em parceria que revela o carinho e intimidade que colocavam em cada imagem que fotografavam.
A segunda,Eles, é feita de uma série de fotografias e retratos históricos, de personalidades dojet set,celebridades, importantesfiguras culturaise alguns dosrostos mais famosos do mundo. Falamos, por exemplo, deCatherine Deneuve,Anjelica Huston, David Hockney,Yves Saint Laurent,Thierry Mugler, Jane Birkin,Charlotte Rampling, entre outros. Os retratos feitos por Helmut e June Newton, em diferentes sessões, são apresentados lado a lado, de forma a que se perceba as duas facetas de uma mesma personalidade. Esta ligação entre ambos era inquestionável.

Recordemos que Helmut Newton(1920–2004) foi um dos fotógrafos mais influentes de sempre. Foi nadécada de 70que alcançou a fama, a trabalhar para revistas como aVogue francesa. Ele tinha o dom de transformar uma fotografia super bem planeada e cheia de detalhes em algo descontraído e simples.

JáJune Newton(1923–2021) trabalhou como fotógrafa sob o pseudónimo de Alice Springs na mesma época. Trabalhou também para publicações como aVanity Fair,Inetrview,ElleeVogue, tendo participado também de algumas exposições. Tem imagens inéditas da sua autoria de figuras comoCatherine Deneuve,Vivienne Westwood,Yves Saint LaurentouNicole Kidman.
O livro Us and Themtem192 páginase está disponível por15 eurosna página oficial daTachen.

Sotheby's exibe objetos pessoais de Freddie Mercury antes do grande leilão
São mais de 30 mil pertences do cantor, do piano onde escreveu 'Bohemian Rapsody' ao pente que usava para endireitar o famoso bigode. A exposição decorre em Londres até setembro, segue-se o leilão.
Livro da Taschen sobre Arnold Schwarnegger custa mais de mil euros
Trata-se de um Coffee Table Book sobre a vida do ator norte-americano, e acaba de ser lançado.
Quais são as cidades mais artísticas da Europa?
Numa avaliação com cinco categorias diferentes e 25 localidades, Lisboa apenas aparece numa delas: está em nono lugar nas "cidades com mais galerias de arte".
Exposição de Helmut Newton chegará à Corunha
"Helmut Newton - Fact & Fiction" é a terceira mostra visual apresentada pela Fundação Marta Ortega Pérez, depois de Peter Lindbergh e Steven Meisel - chega entre 18 de novembro de 2023 e 1 de maio de 2024.
Uma viagem pelo Japão do século XIX
"Hiroshige & Eisen. The Sixty-Nine Stations along the Kisokaido" serve-se das gravuras em madeira dos famosos artistas Hiroshige e Eisen para contar a história da rota ancestral, criada em 1600, que liga Edo – hoje Tóquio – a Quioto.
Livro. Os anos 80 pela objetiva de David Bailey
Nesta edição da Taschen, este famoso fotógrafo londrino é transformado em guia e intérprete dessa icónica, multicolorida e destrambelhada década que atrai tanto quanto confunde.
Há uma retrospetiva de Nicholas Nixon em Cascais
A obra do famoso fotógrafo norte-americano pode ser visitada no Centro Cultural de Cascais, mas só até ao próximo domingo. Entre muitas outras imagens icónicas, a exposição reúne, pela primeira vez, os 48 retratos da série "As Irmãs Brown".
O Governo anunciou que os monumentos históricos que estão sob alçada do Estado passam a ter acesso gratuito aos domingos e feriados.
A lista das listas, que desvenda as séries de maior sucesso na plataforma de streaming desde sempre. Surpreenda-se (ou não).
Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.
Se estiver por dentro do circuito das festas de Londres, é certo que conhecerá Dave Benett – um dos principais fotógrafos da capital britânica que já foi contratado por estrelas como Elton John. Benett conta agora como eram as saídas na década de 1990.