Prazeres / Artes

Retratos de Helmut Newton e Alice Springs em retrospetiva

"Us and Them" é o título que assimila uma série de obras de arte ddos dois fotógrafos. Entre autorretratos e retratos de amigos e celebridades, captados através de ambas as lentes.

Foto: Taschen
23 de agosto de 2023 | Ângela Mata
O livro recupera esta que é uma história de amor fotográfica, de colaboração e parceria entre os fotógrafos Helmut e June Newton. Foi publicado pela primeira vez em 1998, em forma de livro e também através de exposições. Trata-se de uma espécie de diário fotgráfico que ambos foram completando ao longo da vida e longe dos olhares do público.  
A atriz francesa Catherine Deneuve
A atriz francesa Catherine Deneuve Foto: Taschen
O livro, editado pela TASCHEN, está dividido em duas partes. A primeira, Nósé composta por retratos pessoais de um e de outro, bem como por autorretratos feitos ao longo de várias décadas. Foram 55 anos de trabalho em parceria que revela o carinho e intimidade que colocavam em cada imagem que fotografavam.

A segunda, Eles, é feita de uma série de fotografias e retratos históricos, de personalidades do jet set, celebridades, importantes figuras culturais e alguns dos rostos mais famosos do mundo. Falamos, por exemplo, de Catherine Deneuve, Anjelica Huston, David Hockney, Yves Saint Laurent, Thierry Mugler, Jane Birkin, Charlotte Rampling, entre outros. Os retratos feitos por Helmut e June Newton, em diferentes sessões, são apresentados lado a lado, de forma a que se perceba as duas facetas de uma mesma personalidade. Esta ligação entre ambos era inquestionável.
Yves Saint Laurent e Pierre Bergé em dois momentos diferentes da vida
Yves Saint Laurent e Pierre Bergé em dois momentos diferentes da vida Foto: Taschen
Recordemos que Helmut Newton (1920–2004) foi um dos fotógrafos mais influentes de sempre. Foi na década de 70 que alcançou a fama, a trabalhar para revistas como a Vogue francesa. Ele tinha o dom de transformar uma fotografia super bem planeada e cheia de detalhes em algo descontraído e simples.
Brigitte Nielsen
Brigitte Nielsen Foto: Taschen
June Newton (1923–2021) trabalhou como fotógrafa sob o pseudónimo de Alice Springs na mesma época. Trabalhou também para publicações como a Vanity Fair, Inetrview, Elle e Vogue, tendo participado também de algumas exposições. Tem imagens inéditas da sua autoria de figuras como Catherine Deneuve, Vivienne Westwood, Yves Saint Laurent ou Nicole Kidman.

O livro Us and Them tem 192 páginas e está disponível por 15 euros na página oficial da Tachen.

A capa do livro que conta 55 anos de história.
A capa do livro que conta 55 anos de história. Foto: Taschen
Saiba mais Lifestyle, Livros, Taschen, Helmut Newton, Alice Springs, Fotografia, Retratos, História, Moda, Cinema, Artes
Relacionadas

Exposição de Helmut Newton chegará à Corunha

"Helmut Newton - Fact & Fiction" é a terceira mostra visual apresentada pela Fundação Marta Ortega Pérez, depois de Peter Lindbergh e Steven Meisel - chega entre 18 de novembro de 2023 e 1 de maio de 2024.

Uma viagem pelo Japão do século XIX

"Hiroshige & Eisen. The Sixty-Nine Stations along the Kisokaido" serve-se das gravuras em madeira dos famosos artistas Hiroshige e Eisen para contar a história da rota ancestral, criada em 1600, que liga Edo – hoje Tóquio – a Quioto.

Mais Lidas