O encontro do minimalismo francês com a tradição japonesa do "sashiko"
A Veja une-se ao coletivo japonês Sashiko Gals para criar uma edição limitada do modelo Panenka, reinventado com a arte centenária do bordado "sashiko". Com apenas dez pares cosidos à mão, esta colaboração celebra o encontro entre entre as duas tradições, unindo design contemporâneo e sustentabilidade.

A fusão entre tradição e inovação tem dado origem a colaborações que transcendem o simples conceito de moda. Um exemplo disso é a recente parceria entre a marca francesa de calçado, Veja, e o coletivo japonês Sashiko Gals, que resultou numa edição limitada do modelo Panenka, transformado pela arte milenar do bordado sashiko.
Esta colaboração ultrapassa a mera estética, representando a união entre a funcionalidade do design contemporâneo e a herança cultural de uma técnica artesanal profundamente enraizada no Japão. Com apenas dez pares disponíveis, cada um deles cosido à mão, esta edição especial destaca o valor do trabalho manual e da sustentabilidade num mundo cada vez mais dominado pela produção em massa.
A técnica de bordado sashiko remonta ao período Edo (1603-1868) e nasceu da necessidade. Inicialmente, era uma forma de reforçar e reparar tecidos, prolongando a vida útil das peças de roupa numa época em que os recursos eram escassos. Com o tempo, esta prática transformou-se numa arte decorativa, com padrões geométricos que não só garantiam maior resistência aos tecidos, como também conferiam uma estética única e profundamente ligada à cultura japonesa.

As Sashiko Gals, coletivo de mulheres com idades entre os 40 e os 80 anos, emergiram no norte do Japão na sequência do terramoto de 2011, um evento devastador que reconfigurou comunidades inteiras. Através do sashiko, estas mulheres encontraram uma forma de preservar a tradição, ao mesmo tempo que fortaleciam laços comunitários e reconstruíam vidas através do artesanato.
O modelo Panenka, lançado recentemente, destaca-se pelo design simples e pela inspiração no calçado de futebol clássico. A silhueta minimalista é uma tela perfeita para receber os pormenores meticulosos do sashiko, no qual cada ponto e cada linha contam uma história. Nesta edição limitada, cada par de sapatilhas é um exemplar original, carregando consigo a riqueza de um legado cultural.
A escolha de um lançamento exclusivo na Dover Street Market Ginza, em Tóquio, nos dias 28 e 29 de março de 2025, reforça a ligação desta coleção ao Japão e ao seu público. Além disso, realça o caráter exclusivo do projeto, em que a arte tradicional e a moda contemporânea se cruzam num equilíbrio raro e sofisticado.
Veja. Como uns ténis minimalistas ergueram um império
É atualmente uma das marcas de calçado desportivo mais populares no mundo, mas também uma empresa que faz da ética ambiental e social uma das suas principais bandeiras, como explicou à Must o fundador Sebástian Kopp.
Mango Home inaugura a primeira loja física
A Mango dá um novo passo na sua estratégia de expansão com a abertura da primeira loja física dedicada exclusivamente à linha Mango Home. O espaço será inaugurado em abril na Avenida Diagonal, em Barcelona, um dos epicentros do design e da decoração na cidade.
Hackett London celebra a tradição com Carlos Sainz e Carlos Sainz Jr
A marca britânica apresenta a campanha de primavera/verão 2025 com a dupla de renome no mundo do automobilismo. Esta colaboração é uma homenagem aos laços geracionais, e simultaneamente à tradição e à modernidade.
Casacos de camurça: o clássico intemporal que voltou a ser tendência
Versátil, sofisticado e sempre estiloso, o casaco de camurça é uma peça que atravessa gerações sem perder relevância. Este ano, regressou às ruas em força e vai ser parte essencial do guarda-roupa esta primavera.
Uma viagem pelo Japão do século XIX
"Hiroshige & Eisen. The Sixty-Nine Stations along the Kisokaido" serve-se das gravuras em madeira dos famosos artistas Hiroshige e Eisen para contar a história da rota ancestral, criada em 1600, que liga Edo – hoje Tóquio – a Quioto.
Rosa. 20 peças que surpreendem na nova estação
Controversa na medida certa, a tonalidade mais doce da paleta cromática quebra ideias pré-concebidas ao pintar todas as peças, e vestir todos os estilos, com máxima atitude. Em look total, ou em apontamentos, a liberdade é tendência.
Livro. O perfil mais completo do mestre de “A Grande Onda”
Hokusai é um dos maiores artistas plásticos japoneses de todos os tempos. Ao longo de sua longa carreira, produziu mais de 30.000 obras e influenciou artistas europeus como Van Gogh, Monet e Gauguin. Esta edição da Taschen, com as suas 722 páginas, é o mais completo livro alguma vez publicado sobre a sua carreira.
“La Bateau”. Quando Jacquemus dá nova vida ao clássico da Timberland
O amarelo banana nunca foi tão sofisticado. A nova colaboração entre a marca norte-americana e a parisiense, funde herança e irreverência num modelo icónico reinventado para os dias de sol.
Os 10 melhores looks masculinos da Met Gala 2025
Este ano, o tapete vermelho virou o foco para a moda masculina, enchendo-se de peças sob medida em homenagem à cultura afro-americana. Estes foram alguns dos looks dos homens presentes.
Estas são algumas das imagens que ficaram para a história da moda pelo seu conteúdo pouco consensual.
Alguns designers associaram-se a grandes marcas de desporto como a Sacai com a Nike, Junya Watanabe com a New Balance e os designers Craig Green e Wales Bonner com a Adidas. Outros lançaram os seus próprios modelos que nem por isso são menos cool.
Em sets de filmes, na praia, de férias em destinos idílicos, Jane Birkin, Joan Collins, Ava Gardner ou Claudia Cardinale estão entre as mulheres mais emblemáticas e bonitas de sempre, aqui em pleno verão.
Gabriel-Kane Day-Lewis é músico e modelo e vive entre Nova Iorque e Paris. Um ícone de estilo, aos 25 está a perseguir uma carreira em nome próprio, e Hollywood já lhe piscou o olho.